Institucional Consultoria Eletrônica

Dicionário Empresarial

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Através de pesquisas na internet reunimos 5530 termos e seus significados utilizados no mundo empresarial.

Mas mesmo assim, caso você não encontre o termo específico, sugira-nos que verificaremos a viabilidade, pesquisaremos e tão logo obtenhamos o significado publicaremos e lhe enviaremos um e-mail informando da disponibilidade do termo. Assim, você participa do crescimento do Dicionário Empresarial.

Pesquisa por termo:

Termo:

Não encontrou o termo que procurava? Você pode sugerir este termo, preenchendo o formulário a seguir. Entraremos em contato quando o termo estiver em nossa base de dados.

Termo sugerido: (Apenas um termo por cadastro)
Email:


Termo Significado
O.T.C. (OVER-THE-COUNTER MARKET) Termo estrangeiro que significa mercado de balcão. Principal mercado para títulos municipais e do Governo.
OAB Ordem dos Advogados do Brasil.
OACI Organização de Aviação Civil Internacional-agência da ONU.
ob observação.
OBAN Operação Bandeirante.
OBJETOS DE USO PESSOAL São mercadorias de uso pessoal, sem finalidades comerciais, que ingressam ao território aduaneiro.
Obras Consultadas É o conjunto total de obras que foram utilizadas na realização do trabalho. No corpo do Trabalho é feita a identificação das obras que foram mencionadas. Porém é certo que outras obras podem ter sido utilizadas para a realização das pesquisas e a feitura total do Trabalho. Essas obras que foram usadas e não citadas no decorrer do Trabalho, devem ser identificadas nas Obras Consultadas.
OBRIGAÇÃO TRIBUTÁRIA ADUANEIRA Obrigação que tem uma pessoa de pagar o montante dos direitos, impostos, taxas, tarifas, multas e outros gravames devidos por atos em operações aduaneiras.
OBRIGAÇÕES Termo contábil. São dívidas ou compromissos de qualquer espécie ou natureza assumidos perante terceiros, ou bens de terceiros que se encontram em nossa posse.
OBS Observação
OBSOLETE SECURITIES Termo estrangeiro que significa títulos, ações de uma companhia que saiu do mercado. - Títulos retirados do mercado ou já resgatados.
Obsolência Que caiu em desuso, antiquado, atrofiado.
OCB Organização das Cooperativas Brasileiras
OCDE Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico
OCERGS Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul.
OCM-PO Organização de Combate Marxista-Lenista-Política Operária.
ODD-LOT BROKER Termo estrangeiro que significa corretor especializado em lidar com número fracionário de ações (fração da quantidade mínima normal).
ODD-LOT DEALER(S) Termo estrangeiro que significa """Dealer"" especializado em lidar com grupos de ações fracionários, ou seja, inferior ao número mínimo normal."
ODD-LOT DIFFERENTIAL Termo estrangeiro que significa remuneração recebida pelo corretor por um lote fracionário (inferior ao mínimo normal).
ODD-LOT HOUSE Termo estrangeiro que significa firma de corretagem que se especializa em operar com número fracionário de ações.
ODD-LOT INDEX Termo estrangeiro que significa indice calculado com base no mercado de lotes fracionários.
ODD-LOT MARKET Termo estrangeiro que significa mercado de lotes fracionários.
ODD-LOT ORDER(S) Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda de um número fracionário de ações (normalmente menos de 100).
ODD-LOT(S) Termo estrangeiro que significa lote fracionário - quantidade de ações inferior ao mínimo negociável em bolsas de valores como lote individual - normalmente 100 ações.
ODM Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
OEA Organização os Estados Americanos.
of oferecem.
Oferta Colocação à disposição do mercado de bens ou serviços. Por extensão: volume de bens e serviços colocados assim à disposição da demanda.
Oferta Agregada Conhecida também por oferta de mercado ou oferta global, é a quantidade de bens ou serviços que o conjunto dos ofertantes produz e oferece no mercado, em determinado período de tempo e por determinado preço.
OFERTA DA PEDRA Ordem de compra ou venda registrada no quadro de ofertas do pregão, mediante especificação de quantidade e preço. Em condições iguais ou mais favoráveis ao ofertante, tem prioridade de fechamento sobre as demais operações.
OFERTA DE DIREITOS Oferta feita por uma empresa a seus acionistas, dando-lhes a oportunidade de comprar novas ações por um preço determinado, em geral abaixo do preço corrente no mercado e dentro de um prazo relativamente curto.
Oferta Monetária Conjunto de créditos formados pelas disponibilidades monetárias e quase monetárias.
OFERTA PÚBLICA Colocação junto ao público de um determinado número de ações de uma empresa. É uma das maneiras pela qual as poupanças do setor privado são canalizadas para o financiamento da formação de capital.
OFERTA PÚBLICA DE COMPRA Proposta de aquisição, por um determinado preço, de um lote específico de ações, em operação sujeita a interferência.
OFERTA PÚBLICA DE VENDA Proposta de colocação, junto ao público, de um determinado número de ações de uma empresa.
OFF ou Locução em off Em vídeo significa, Termo utilizado em televisão para definir uma locução sobre imagens.
OFF-BOARD Termo estrangeiro que significa negociação com ações não listadas no Mercado de Balcão. - Transação com títulos registrados não realizada numa Bolsa Nacional.
Off-line Não conectado à rede.
OFFER WANTED (O.W.) Termo estrangeiro que significa situação em que um comprador procura, afincadamente, um vendedor.
OFFERED AHEAD Termo estrangeiro que significa condição existente quando o vendedor descobre que há outras ofertas a preços menores que a sua e que tem preferência.
OFFERED DOWN Termo estrangeiro que significa ofertas a preços continuamente decrescentes.
OFFERING PRICE Termo estrangeiro que significa preço de oferta.
OFFLINE Desconectado, não está ligado à Internet.
Offshore Denominação dada às compras feitas pelo governo americano no exterior, no âmbito de sua política de ajuda internacional ( em inglês, literalmente: ao largo, ultramar) A expressão também designar as plataformas petrolíferas em alto-mar, termo se aplica às sociedades quando são implantadas fora do(s), país(es) de origem de seus dirigentes.
OGM Organismos geneticamente Modificados.
OGU Orçamento Geral da Nação. Lei aprovada pelo Congresso Nacional, que detalha todos os gastos que o Governo está autorizado a fazer durante o ano. É uma lei autorizativa. Ou seja, o Governo pode gastar até o limite determinado, mas não preciso gastar tudo o que está previsto. Por isso, é que o Governo pode, em caso de crise, fazer cortes nas despesas do OGU: dívida, custeio, investimentos, salários e Previdência.
Ohm Em vídeo significa, Unidade Elétrica de impedância. A impedância em caixas acústicas varia com a frequência e é usualmente expressada como uma figura nominal
OIT Organização Internacional do Trabalho.
OJSDC Orientação Jurisprudencial da SDC do TST
OJSDI 1 Orientação Jurisprudencial da SDI 1 do TST
OJSDI 2 Orientação Jurisprudencial da SDI 2 do TST
OLAS Organização Latino-Americana de Solidariedade.
OLIGOPÓLIO Grupo de empresas que detém o controle de determinado mercado, seja ele o fornecimento de um produto, serviço ou matéria-prima. Alguns economistas acreditam que esta prática é nociva porque, dominando um mercado, essas empresas limitariam custos de produção e ditariam o preço dos produtos para aumentar a margem de lucro. Mas, recentemente, há uma tendência em se defender o contrário. Com a formação de vários conglomerados concorrentes, seria possível garantir preço estável, inibindo a formação de cartéis
OLIGOPSÔNIO Grupo formado de pequenos compradores que têm condições de negociar em condições privilegiadas, definindo o preço vendido por seus fornecedores
OMBRO (em Análise de Investimento) Formação que surge, após um movimento de alta, no estudo de comportamento de uma ação feito pelo gráfico de barras.
Ombudsman É um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.
OMC Oganização Mundial do Comércio.
OMC (Organização Mundial do Comércio) Órgão internacional criado em 1995 para regulamentar o livre comércio entre os cerca de 140 países-membros. Enquanto isso não acontece, ela trata de administrar tratados bilaterais, estabelecer fóruns de negociação comercial, mediar disputas e monitorar políticas comerciais nacionais
OMCI Organização Marítima Consultiva Intergovernamental.
OMPS Organizações Militares Prestadoras de serviços.
OMS A Organização mundial da saúde (OMS) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Sua sede é em Genebra, na Suíça.
ON Orientações Normativas
ON BALANCE Termo estrangeiro que significa excesso sobre compras ou vendas anteriores. Se um investidor tiver vendido 2.000 ações de uma empresa e, logo a seguir, comprar 3.000 ações da mesma empresa, o excesso será de 1.000 ações.
On-line Termo que significa estar no sistema, estar conectado.
ONG organização Não Governamental
ONG - Organização Não Governamental Um dos vários termos usados para designar as entidades privadas e sem fins lucrativos que prestam algum serviço ou atividade de relevância social.
ONG 2 Sigla de Organização Não-Governamental. São formadas por pessoas que não fazem parte de qualquer governo. Em geral, não têm fins comerciais e tratam de asasuntos de interesse da humildade, tais como pobreza, preservação dp meio-ambiente, defesa de espécies em extinção etc.
ONGs Organizações Não Governamentais.
ONLINE Conectado à Internet o que permite comunicação e transmissão de dados em tempo real.
ONU Organização das Nações Unidas.
OOC Operações Oficiais de Credito.
OPAS Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil.
OPÇÃO Instrumento financeiro que confere a seu titular o direito de comprar ou vender uma ação-objeto a um preço determinado. Para o lançador da opção, ao direito do titular se opõe uma obrigação futura, caso esse direito seja exercido pelo titular.
Opção americana Opção que pode ser exercida em qualquer data a partir da emissão até o vencimento. Veja conceito de opção.
OPÇÃO COBERTA Quando há o depósito, junto a uma Bolsa de Valores, das ações-objeto de uma opção.
Opção de compra É um contrato vendido a um preço, que outorga a quem o possui o direito de comprar ao emissor da opção uma quantidade específica de determinado instrumento, durante período estabelecido. Se o valor do instrumento for superior ao preço indicado durante o período do contrato, o possuidor executará a opção.
OPÇÃO DE COMPRA OU DE VENDA DE AÇÕES É o direito outorgado ao titular da opção de, se desejar, comprar ou vender ao lançador, um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
OPÇÃO DE COMPRA SOBRE DISPONÍVEL Direito de comprar uma mercadoria, por um preço prefixado, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular (aquele que compra a opção) deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador (aquele que vende a opção) obriga-se a entregar a mercadoria pelo preço prefixado, se for exercido pelo titular, recebendo o valor do prêmio.
OPÇÃO DE COMPRA SOBRE FUTURO Direito de comprar um contrato futuro de uma determinada mercadoria por um preço prefixado, denominado preço de exercício, até uma determinada data de vencimento. Para adquirir esse direito, o titular deve desembolsar um valor, negociado em mercado, denominado prêmio. O lançador obriga-se a assumir uma posição vendedora no mercado futuro, pelo preço de exercício, até o vencimento, recebendo o valor do prêmio.
Opção de venda É um contrato vendido a um preço, que outorga a quem o possui o direito de vender ao emissor da opção uma quantidade específica de determinado instrumento, durante período estabelecido. Se o valor do instrumento for inferior ao preço indicado durante o período do contrato, o possuidor executará a opção. Cabe destacar que o valor de qualquer opção é previamente conhecido.
OPÇÃO DO VENDEDOR Venda de títulos na qual a data da entrega fica a critério do vendedor, dentro de certo limite de tempo.
Opção européia Opção que só sera exercida na data do vencimento. Veja conceito de opção.
OPEN CORPORATION Termo estrangeiro que significa sociedade anônima de capital aberto.
OPEN END Termo estrangeiro que significa liquidar parte ou totalidade de uma carteira, conservando apenas dinheiro à vista ou equivalente.
OPEN END FUND (MUTUAL FUND) Termo estrangeiro que significa fundo aberto (sinônimo de Fundo Mútuo de Investimento). O número de ações é ilimitado. As ações representam parte da carteira do fundo. São oferecidas novas ações do público e qualquer investidor pode vendê-las de volta ao fundo, a preço de mercado. O preço é fixado pelo valor líquido da carteira dividido pelo número de ações.
OPEN MARKET Designação genérica de qualquer mercado de livre acesso. No Brasil este termo é utilizado, restritamente para o conjunto de operações realizadas com títulos de emissão do governo, normalmente de curto prazo e utilizado como instrumento de política monetária. Através das operações de ""open market"" as autoridades monetárias procuram manter o controle dos meios de pagamento do sistema econômico. No caso brasileiro, estas operações serão realizadas por intermédio das Letras do Tesouro Nacional (LTN), extintas.
OPEN TRADE Termo estrangeiro que significa transação ainda não concluida.
OPEN-END INVESTMENT COMPANY Termo estrangeiro veja Investment Comapany. - Companhia de Fundo Mútuo de Investimento.
OPEN-ORDER Termo estrangeiro que significa ordem aberta. Ordem de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executada, cancelada ou modificada."
OPEN-SIDE MARKET Termo estrangeiro que significa mercado constituído por apenas uma oferta - de compra ou venda - firme.
OPENING PRICE Termo estrangeiro que significa preço de abertura.
OPERAÇÃO A FUTURO Compromissos assumidos em lotes padronizados para liquidação em vencimento predeterminado principalmente como substitutos temporários de operações de compra e venda efetivas a serem realizadas posteriormente. Embora exista a possibilidade de liquidação por vencimento mediante entrega dos valores respectivos, destinam-se, principalmente, a serem compensadas antes do vencimento, mediante operações iguais e de natureza inversa (compra e venda). O objetivo é reduzir com estas transações, resultados negativos eventualmente incorridos nos negócios finais. Podem, entretanto, ser usadas com objetivos de obter ganhos com as diferenças entre os preços de compra e venda a futuro.
OPERAÇÃO A TERMO Resulta de um contrato de compra e venda futura de ações que estabelece a obrigação, por parte do comprador e vendedor, de liquidarem a operação em determinado prazo de vencimento, compreendido entre 5 e 180 dias. Os prazos mais comuns são 30, 60, 90, 120, 150 e 180 dias.
OPERAÇÃO CAIXA Operação em que o investidor vende seus títulos à vista e os recompra a termo ou a futuro, com o objetivo único de obter e movimentar livremente o capital liberado. Vide Deporte.
OPERAÇÃO COM OPÇÕES DE COMPRA É o direito outorgado ao titular (comprador) da opção de compra de, se desejar, comprar do lançador (vendedor), exigindo que este lhe venda um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
OPERAÇÃO COM OPÇÕES DE VENDA É o direito outorgado ao titular (vendedor) da opção de venda de, se desejar, vender ao lançador (comprador), exigindo que este lhe compre um lote padrão de determinada ação, a um preço por ação previamente estipulado e até uma data prefixada.
OPERAÇÃO DAY-TRADE Conjugação de operações de compra e de venda no mercado futuro, realizadas em um mesmo dia, para um mesmo comitente, de uma mesma sociedade corretora, tendo como referências quantidades iguais de um mesmo título para o mesmo vencimento, resultando na imediata extinção da posição que seria gerada pela operação inicial.
OPERAÇÃO DE FINANCIAMENTO Consiste na compra à vista de um lote de ações e sua venda imediata em um dos mercados a prazo; a diferença entre os dois preços é a remuneração da aplicação pelo prazo do financiamento.
OPERADOR DE PREGÃO Representante de uma sociedade corretora que executa ordens de compra e venda de ações no Recinto de Negociações de uma Bolsa de Valores.
OPERADOR JÚNIOR Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar no mercado à vista; utiliza-se de um jaleco azul, para distingui-lo no Recinto de Negociações (pregão).
OPERADOR SENIOR Operador de uma sociedade corretora autorizado pela Bolsa de Valores a negociar em todos os mercados.
OPERADORA DE CABO Empresa responsável pela recepção, processamento e retransmissão dos sinais das tvs por assinatura.
OPT-IN Forma autorizada, e adequada, de se adquirir endereços de e-mail. Nesta, o proprietário do e-mail fornece o seu endereço, consentindo em receber comunicação referente a assuntos de seu interesse. diferentemente do que ocorre no chamado: Spam
OPTION Termo estrangeiro que significa "Direito de comprar (""call"") ou vender (""put"") um número específico de uma certa ação a preço combinado e em prazo determinado. O comprador espera que o preço da ação suba (se comprou um ""call"") ou caia (se comprou um ""put"") suficientemente de maneira a proporcionar o lucro superior ao custo do contrato e da respectiva comissão. Se o preço se mantém ou se movimenta na direção oposta, o custo da opção será inteiramente perdido."
OPTIONAL BOND Termo estrangeiro que significa título que pode ser resgatado antes da data do vencimento por opção da Cia. emitente.
OPTIONS, STOCK Termo estrangeiro que significa opção para compra de ações.
Orçamento Previsão limitadora das quantias monetárias que devem ser utilizadas como despesas e receitas, ao longo de um período determinado, por um indivíduo ou por uma sociedade.
Orçamento 2 Estimativa das receitas que se deve arrecadar em um exercício financeiro e fixação das despesas a serem realizadas pela administração pública no mesmo período. Organizado pelo poder executivo e submetido à aprovação de poder legislativo.
ORÇAMENTO DA UNIÃO Planejamento anual feito pelo governo federal para calcular as quantias que devem entrar e sair dos cofres públicos. É daí que saem recursos para financiar obras e pagar funcionários, por exemplo. Esta conta é sempre apresentada como projeto ao Congresso Nacional, onde pode ser aprovada na íntegra ou receber emendas (os deputados e senadores podem mudar o destino de verbas ou cortar gastos previstos). Depois de aprovado, segue para sanção do presidente da República e vira lei. O orçamento sempre tem validade para o ano seguinte de sua aprovação
Orçamento participativo Processo de discussão pública dos orçamentos, com caráter deliberativo, conduzido pelos governos municipais. Envolvem reuniões abertas à população e às entidades, visando o levantamento preliminar das demandas e a aprovação de prioridades de ação para o ano seguinte.
Orçamento3 Estimativa das receitas que se deve arrecadar em um exercício financeiro e fixação das despesas a serem realizadas pela administração pública no mesmo período. Organizado pelo poder executivo e submetido à aprovação de poder legislativo.
ORDEM Instrução dada por um cliente à sociedade corretora para a execução de uma compra ou uma venda de ações.
ORDEM A MERCADO É aquela que deve ser executada ao preço médio do mercado, no momento em que for recebida no Recinto de Negociações.
ORDEM CASADA É aquela composta por uma ordem de venda de determinado valor mobiliário e de compra de outro, que pode ser efetivada a medida que ambas as transações puderem ser executadas, podendo o comitente especificar qual das operações deseja que seja executada em primeiro lugar.
ORDEM DE FINANCIAMENTO Constituída por uma ordem de compra (ou venda) de um valor mobiliário em um tipo de mercado e uma outra concomitante de venda (ou compra) de igual valor mobiliário no mesmo ou em outro mercado, com prazos de vencimento distintos.
ORDEM EM ABERTO É a ordem que permanece válida até ser executada ou cancelada.
ORDEM IMEDIATA É aquela que deve ser executada o mais rapidamente possível, a partir do instante em que for recebida no Recinto de Negociações, ao melhor preço que for possível obter no momento de sua execução.
ORDEM LIMITADA É realizada quando o investidor especifica um preço máximo para a compra de ações ou um preço mínimo para a venda; assim, o operador da sociedade corretora deverá executar a ordem dentro do limite dado pelo cliente.
ORDEM LIVRE É aquela que especifica somente a quantidade e as características dos valores mobiliários a serem comprados ou vendidos, conferindo ao executante, a faculdade de efetivá-la, dentro de seu prazo de validade, no momento e ao preço que lhe parecerem os mais convenientes.
ORDEM PARA O DIA É a ordem que, se não executada no dia para o qual é emitida, fica automaticamente cancelada.
ORDEM STOP É uma ordem de mercado em que o preço stop é atingido.
ORDEM VÁLIDA ATÉ O CANCELAMENTO Ordem específica que permanece válida até que o cliente a cancele.
ORDEM VÁLIDA POR PRAZO DETERMINADO É a ordem que deverá ser executada dentro do período especificado pelo comitente, findo o qual fica automaticamente cancelada.
ORDEM VÁLIDA POR PRAZO INDETERMINADO Ordem válida até sua execução ou cancelamento.
ORDENS ESPECIAIS São as ordens com características diferentes das especificadas acima, cuja definição e operacionalização poderá ser regulamentada pelas Bolsas de Valores mediante prévia aprovação da CVM.
ORDER G.T.C. (GOOD 'TILL CANCELED) Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda que vigora até ser cancelado, mudado ou executado.
ORDER STOP, LIMIT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda que especifica um limite no preço que o vendedor está disposto a aceitar.
ORDER STOP, LOSS Termo estrangeiro que significa pedidos de venda que o corretor deve executar caso o preço de uma ação caia abaixo de um determinado nível.
ORDER, CONTINGENT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda de uma ação por um certo preço, desde que outra operação seja realizada.
ORDER, DAY Termo estrangeiro que significa ordem de compra ou venda de uma ação a um preço determinado, válida apenas até o fechamento do dia em que foi expedida.
ORDER, IMMEDIATE Termo estrangeiro que significa pedido de execução imediata.
ORDER, LIMIT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda a preço específico.
ORDER, MARKET Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda sem preço específico
ORDER, MATCHED Termo estrangeiro que significa pedidos de compra ou venda reunidos pelo corretor de forma a que o preço de abertura seja igual, ou quase, ao preço do fechamento imediatamente anterior.
ORDER, ODD-LOT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda de um número fracionário de ações.
ORDER, OPEN Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda a um preço determinado que vigora até ser executado, cancelado ou modificado.
ORDER, ROUND LOT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda de ações: 100 ou múltiplos de 100.
ORDER, SCALE Termo estrangeiro que significa fórmula pela qual se realizam compras ou vendas adicionais na mesma ação a intervalos fixos, obtendo o custo médio do investimento.
ORDER, SPLIT Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda que é dividido em várias partes e executado em períodos diferentes.
ORDER, STOP Termo estrangeiro que significa pedido de compra ou venda que se torna automaticamente efetivo quando o mercado atingir o preço estabelecido.
ORDINARY SHARES Termo estrangeiro que significa ações ordinárias.
Organicismo Doutrina elaborada por Schaeffle e Rodbertus, que compara o sistema econômico a um ser vivo. Ato pelo qual uma terceira pessoa, distinta do sacado, do sacador e dos endossantes, garante o pagamento de um título na data de seu vencimento.
Organismos Multilaterais Organizações internacionais formadas por diversos governos nacionais com a finalidade de promover determinado objetivo comum aos países membros, a exemplo de Onu, Unesco, Unicef, FMI, Bird, Opas e OMS.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE ALFÂNDEGAS (OMA) Denominação atual do Conselho de Cooperação Aduaneira.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC) Organismo internacional criado em 1994 pelo Acordo de Marrakech, incumbido das normas que regem o comércio entre seus países-membros. Seu principal objetivo é ajudar os produtores de bens e serviços, os exportadores e os importadores em suas atividades.
Organização Não-Governamental (ONG) Genericamente, define qualquer organização sem fins lucrativos não estatal; a denominação passou a ser usada nos anos 80 para designar as entidades que, nascidas dos vários movimentos sociais da década anterior, atuavam com tendências ideológicas diversas, como o marxismo e o cristianismo, e passaram a contar com estreita cooperação de entidades não-governamentais internacionais.
Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP Forma jurídica definida pela Lei 9790/99; são organizações sem fins lucrativos que se destacam pelo interesse público de suas atividades e objetivos; somente são qualificadas como OSCIPs as organizações que têm por objetivo social, pelo menos uma das finalidades previstas no artigo 3º da Lei 9790/99 e que prestem serviços gratuitos; podem celebrar Termos de Parceria com o setor público.
Organizações Sociais Figura jurídica criada pela Lei 9637/98, define organizações criadas a partir da transferência de atividades exercidas pelo Estado para a esfera pública não-estatal (publicização) e que obtêm autorização legislativa para celebrar contrato de gestão com o Poder Executivo; são dirigidas por conselho curador com participação minoritária de membros do governo.
ORIGEM (Regime de) Normas específicas para determinar o país no qual as mercadorias foram produzidas ou elaboradas, cumprindo determinados requisitos, condição indispensável para beneficiar-se das preferências outorgadas no acordo de que se trate. O regime abrange tanto as disposições referentes aos critérios de qualificação para que os produtos sejam considerados originários quanto os procedimentos para a declaração, certificação e comprovação da origem (ver país de origem) .
Origens e aplicações de recursos Demonstração contábil destinada a espelhar as fontes de recursos e as destinações destes operadas durante o exercício ou um período de tempo determinado.
ORM Organização Rômulo Maiorana- Belem- PA.
ORTN Obrigações Reajustáveis do Tesouro Nacional
OS Ordem de Serviço
OS - Organização Social Qualificação concedida pelo Poder Executivo com o objetivo de fomentar e incentivar entidades privadas sem fins lucrativos nas áreas de ensino, pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, meio ambiente, cultura e saúde. À Organização Social também poderão ser transferidas atividades relacionadas às áreas de atuação acima mencionadas e que antes eram desempenhadas pelo próprio Poder Público (ver também PNP - Programa Nacional de Publicização). Instituída pela Lei nº 9.637/99.
OSCILAÇÃO Sequência de preços máximos e mínimos atingidos por uma determinada ação, em um período de tempo estudado.
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Otimização Processo que visa o melhor curso de ação entre um conjunto de alternativas.
OUT Outubro
OUT OF LINE Termo estrangeiro que significa fora de cotação (preços muito altos ou muito baixos).
OUT OF THE WINDOW (Gíria) Termo estrangeiro que significa nova emissão de ações ou títulos rapidamente absorvida pelo mercado.
OUTDOOR Modalidade de publicidade exterior na qual a mensagem é impressa em folhas de papel, coladas sobre chapas metálicas, emolduradas por madeira pintada. Usualmente com 32 folhas .
Output Saída; produto; resultado. Termo técnico usado em análise de sistemas. Em planejamento educacional, os produtos ou resultados esperados de um sistema qualquer são os objetivos de aprendizagem ("objective").
Output2 Em vídeo significa. saída de informações ou sinais. Oposto ao input.
Outras receitas correntes do governo Receitas não tributárias, como aluguéis de prédios públicos, taxas, multas etc...
OUTSIDER OUTSIDER "Denominação dada àquele que não tem acesso às informações privilegiadas, em oposição ao ""insider"".
Outsourcing Trata-se de contratar uma entidade exterior à empresa para executar serviços não estratégicos (que não produzem valor acrescentado para os clientes), em vez de os produzir internamente. A grande vantagem reside na redução de custos que tal opção implica. Talvez ainda seja mais importante o fato de o outsourcing libertar mais tempo os executivos para se dedicarem mais às core competence (competências estratégicas) da empresa. O conceito nasceu na área das tecnologias de informação. Tem maior potencial de aplicação em indústrias dinâmicas, em que as pressões para cortes nos custos são mais intensas, nomeadamente nos grupos empresariais que pretendem seguir uma estratégia de integração vertical das suas atividades.
OUTSTANDING SECURITIES Termo estrangeiro que significa ações emitidas e em mãos do público.
OUTSTANDING SHARES Termo estrangeiro que significa ações emitidas, em mãos do público.
OVERBOUGHT Termo estrangeiro que significa condição do mercado depois de compras agressivas por especuladores e que elevaram os preços das ações a níveis exagerados.
Overhead Um custo adicional em processamento ou armazenamento que, como conseqüência, piora o desempenho de um programa ou de um dispositivo de processamento. Usado normalmente para se referir a custos acicionais indesejáveis, que deveriam ou poderiam ser evitados.
OVERNIGHT Operações de troca de dinheiro por um dia, para resgate no primeiro dia útil seguinte. No mercado é comum usar a abreviação over para este tipo de operação.
Oversampling Em vídeo significa, Sobre-amostragem, ou amostragem repetiva, utilizada na leitura digital de CDs, laserdiscs e DVDs.
OVERSOLD Termo estrangeiro que significa vendas excessivas que provocam quedas de preços abaixo dos níveis justificáveis.
OVERTRADING Termo estrangeiro que significa pagar um título sensivelmente acima do valor do mercado para afetar o nível de preços de uma outra.

Não encontrou o termo que procurava? Você pode sugerir este termo, preenchendo o formulário a seguir. Entraremos em contato quando o termo estiver em nossa base de dados.

Termo sugerido: (Apenas um termo por cadastro)
Email:
Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050