Faxinal do Soturno - RS - Cultura e lazer disponíveis na Quarta Colônia do RS
Publicado em
28/01/2004
às
15:00
Nove municípios da região central do Estado se unem em um roteiro turístico cheio de atrações
Para quem aprecia o ecoturismo, o turismo religioso e cultural, a Quarta Colônia do Rio Grande do Sul é uma excelente opção. Localizada entre os vales e encostas da região central do Estado, na Serra de São Martinho, o local é composto pelos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins.
Na região, os visitantes podem fazer trilhas ecológicas, cavalgadas, rapel, passeios de jipe, bem como conhecer o único mosteiro da América Latina de reclusão absoluta, o dos Monges Cartuxos, além de igrejas, capelas, grutas, museus e moinhos.
"Aqui, os visitantes poderão se envolver estreitamente com ambientes naturais, onde é possível desenvolver diversas atividades", destaca o secretário-executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), José Itaqui.
Ele informa que os municípios que integram a Quarta Colônia dispõem de pousadas em meio à mata, hotéis e campings. Também há variedade de restaurantes típicos, cantinas, pizzarias e cafés, além de diversos produtos coloniais. Atualmente são oferecidos aos turistas onze roteiros pela região, que duram de um a cinco dias.
Na área de 2.906,56 quilômetros quadrados da Colônia vivem cerca de 63 mil habitantes, representantes dos principais contingentes étnicos do Brasil, como alemães, portugueses, africanos e índios, mas com uma forte predominância de italianos. Atualmente, cerca de 74% da população da região reside no meio rural, e quase 70 mil hectares são ocupados por plantações de milho, feijão, fumo, batata, soja e arroz.
Com o propósito de desenvolver as atividades turísticas e fortalecer a região como um destino turístico importante no Estado, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no Rio Grande do Sul, em parceria com o Condesus e prefeituras municipais, está desenvolvendo o Projeto de Turismo Integrado da Quarta Colônia.
Segundo a coordenadora técnica do programa, Roséli Azi Nascimento, a primeira etapa baseou-se no levantamento e diagnóstico das potencialidades turísticas da região. Num segundo momento foram ministrados cursos de capacitação aos empreendedores e formatados alguns produtos.
A partir de agora, além de dar continuidade ao processo de capacitação, será desenvolvido um plano de marketing para a região. "Um terminal de comercialização, chamado de Casa da Quarta Colônia, servirá de referência para a venda de produtos agroecológicos e fornecimento de informações turísticas", explica Roséli.
A previsão é de que a Casa da Quarta Colônia seja construída no primeiro semestre deste ano. Informações sobre passeios à região podem ser obtidas através do telefone (55) 263 12 41.
Fonte: ASN.