Consultoria Eletrônica
Área:
Seção:
-
MINISTRO DE CONFISSÃO RELIGIOSA - CONCEITOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO
Publicado em
11/05/2016
às
15:00
O
Ministério do Trabalho e Emprego - MTE disponibiliza a Classificação Brasileira
de Ocupações - CBO. A CBO é o documento que reconhece, nomeia e codifica
os títulos e descreve as características das ocupações no Brasil.
De acordo com a CBO, o Ministério do Trabalho
considera Ministro de Confissão Religiosa aqueles que realizam liturgias,
celebrações, cultos e ritos; dirigem e administram comunidades; formam pessoas
segundo preceitos religiosos das diferentes tradições; orientam pessoas;
realizam ação social junto à comunidade; pesquisam a doutrina religiosa;
transmitem ensinamentos religiosos; praticam vida contemplativa e meditativa;
preservam a tradição e, para isso, é essencial o exercício contínuo de
competências pessoais específicas.
Na CBO, os Ministros de Confissão Religiosa estão
enquadrados no Grupo 2631, podendo ter os seguintes títulos e respectivos
subgrupos:
2631-05 - Ministro de culto religioso
Abade, Abadessa, Administrador apostólico,
Administrador paroquial, Agaipi, Agbagigan, Agente de pastoral, Agonjaí,
Alabê, Alapini, Alayan, Ancião, Apóstolo, Arcebispo, Arcipreste, Axogum,
Babakekerê, Babalawô, Babalorixá, Babalossain, Babaojé, Babá de umbanda,
Bikkhu, Bikkuni, Bispo, Bispo auxiliar, Bispo coadjutor, Bispo emérito,
Cambono , Capelão, Cardeal, Catequista, Clérigo, Confessor, Cura, Curimbeiro,
Cônega, Cônego, Dabôce, Dada voduno, Daiosho, Deré, Dirigente espiritual de
umbanda, Diácono, Diácono permanente, Dom, Doné, Doté, Dáia, Egbonmi, Ekêdi,
Episcopiza, Evangelista, Frade, Frei, Freira, Gaiaku, Gheshe, Gãtó, Humbono,
Hunjaí, Huntó, Instrutor de curimba, Instrutor leigo de meditação budista,
Irmã, Irmão, Iyakekerê, Iyalorixá, Iyamorô, Iyawo, Izadioncoé, Kambondo pokó,
Kantoku (diretor de missão), Kunhã-karaí, Kyôshi (mestre), Lama budista
tibetano, Madre superiora, Madrinha de umbanda, Mameto ndenge, Mameto nkisi,
Mejitó, Metropolita, Meôncia, Ministro da eucaristia, Ministro das ezéquias,
Monge, Monge budista, Monge oficial responsável por templo budista (Jushoku),
Monsenhor, Mosoyoyó, Muzenza, Muézin, Nhanderú arandú, Nisosan, Nochê, Noviço
, Oboosan, Olorixá, Osho, Padre, Padrinho de umbanda, Pagé, Pastor
evangélico, Pegigan, Pontífice, Pope, Prelado, Presbítero, Primaz, Prior,
Prioressa, Pároco, Rabino, Reitor, Religiosa, Religioso leigo, Reverendo,
Rimban (reitor de templo provincial), Roshi, Sacerdote, Sacerdotisa,
Seminarista, Sheikh, Sokan, Superintendente de culto religioso, Superior de
culto religioso, Superior geral, Superiora de culto religioso, Swami, Sóchó
(superior de missão), Tata kisaba, Tata nkisi, Tateto ndenge, Testemunha
qualificada do matrimônio, Toy hunji, Toy vodunnon, Upasaka, Upasika,
Vigário, Voduno ( ministro de culto religioso), Vodunsi (ministro de culto
religioso), Vodunsi poncilê (ministro de culto religioso), Xeramõe (ministro
de culto religioso), Xondaria (ministro de culto religioso), Xondáro
(ministro de culto religioso), Ywyrájá (ministro de culto religioso)
|
|
2631-10 - Missionário
Bikku - bikkhuni, Jushoku, Kaikyôshi, Lama
tibetano, Missionário leigo , Missionário religioso , Missionário sacerdote,
Obreiro bíblico , Pastor, Pastor evangelista, Swami (missionário), Sóchó,
Zenji (missionário)
|
|
2631-15 - Teólogo
Agbá, Bokonô, Consagrado , Conselheiro
correicional eclesiástico, Conselheiro do tribunal eclesiástico, Cádi,
Especialista em história da tradição, doutrina e textos sagrados, Exegeta,
Imã, Juiz do tribunal eclesiástico, Leigo consagrado , Mufti, Obá, Teóloga, Álim
|
|
Condições gerais de exercício
|
|
Os profissionais podem desenvolver suas
atividades como consagrados ou leigos, de forma profissional ou voluntária,
em templos, igrejas, sinagogas, mosteiros, casas de santo e terreiros,
aldeias indígenas, casas de culto etc. Também estão presentes em
universidades e escolas, centros de pesquisa, sociedades beneficentes e
associações religiosas, organizações não-governamentais, instituições
públicas e privadas. Uma parte de suas práticas tem caráter subjetivo e pessoal
e é desenvolvida individualmente, como a oração e as atividades meditativas e
contemplativas ; outra parte se dá em grupo, como a realização de
celebrações, cultos etc. Nos últimos anos, em várias tradições, tem havido um
movimento na direção da profissionalização dessas ocupações, para que possam
se dedicar exclusivamente às tarefas religiosas em suas comunidades. Nesses
casos, os profissionais são por elas mantidos.
GACS - Atividades
A - REALIZAR LITURGIAS,
CELEBRAÇÕES, CULTOS E RITOS
A.1 - Iniciar neófitos na
tradição religiosa
|
A.2 - Ordenar ministros
religiosos
|
A.3 - Realizar investidura de
líderes religiosos
|
A.4 - Celebrar eucaristia e
serviços memoriais
|
A.5 - Realizar oferendas e
sacrifícios (animais)
|
A.6 - Celebrar casamentos
|
A.7 - Ministrar batismos e
cerimoniais de nascimento
|
A.8 - Realizar Ipomri (culto à
placenta)
|
A.9 - Ministrar crisma,
confirmação e confissão
|
A.10 - Celebrar arrependimentos
|
A.11 - Ministrar penitências
|
A.12 - Ministrar unção dos
efermos
|
A.13 - Realizar bênçãos,
consagrações e orações
|
A.14 - Ministrar ordenações
|
A.15 - Realizar circuncisão
|
A.16 - Realizar ritos,
celebrações e festas
|
A.17 - Exercer capelanias
|
A.18 - Conduzir a cerimônia do
Zikr
|
A.19 - Realizar orações para cura
|
A.20 - Realizar rituais de cura
(budistas, afro-brasileiros, evangélicos, indígenas - anonguerá)
|
A.21 - Fazer sermões, homilías e
receitar o Ifá
|
|
B - DIRIGIR E ADMINISTRAR
COMUNIDADES
B.1 - Credenciar líderes
religiosos
|
B.2 - Orientar religiosamente a
comunidade
|
B.3 - Organizar a catequese
|
B.4 - Organizar as pastorais
|
B.5 - Consultar ancestrais,
entidades e/ou divindades espirituais para dirigir comunidades
|
B.6 - Orientar sobre a lei
islâmica (charia)
|
B.7 - Aplicar leis canônica e
eclesiástica
|
B.8 - Participar de assembléias,
conselhos, sínodos, concílios
|
B.9 - Organizar a vida litúrgica
|
B.10 - Dirigir assembleias,
conselhos, sínodos, concílios
|
B.11 - Orientar espiritualmente a
comunidade
|
B.12 - Consultar oráculo sagrado
|
B.13 - Estabelecer hierarquia da
casa
|
B.14 - Aplicar oráculo sagrado
|
B.15 - Determinar cargos
hierárquicos via oráculo
|
B.16 - Participar de
confederações, federações, conselhos dos mais velhos
|
B.17 - Elaborar estatutos e regimentos
internos
|
B.18 - Requerer registros de
funcionamento junto aos órgãos competentes
|
B.19 - Responder juridicamente
pela entidade
|
B.20 - Buscar recursos
financeiros (dízimos, ofertas, empréstimos etc)
|
B.21 - Criar conselhos
administrativos
|
B.22 - Criar entidades de apoio
|
|
C - FORMAR PESSOAS SEGUNDO
PRECEITOS RELIGIOSOS DAS DIFERENTES TRADIÇÕES
C.1 - Proferir palestras
|
C.2 - Publicar artigos em
revistas, jornais, livros e afins
|
C.3 - Orientar a formação
religiosa
|
C.4 - Avaliar os formandos no seu
processo de aprendizagem
|
C.5 - Dar aulas
|
C.6 - Transmitir oralmente
ensinamentos religiosos de acordo com degraus hierárquicos (respeitando
segredo)
|
C.7 - Divulgar tradição
|
C.8 - Transmitir ensinamentos
esotéricos de acordo com os graus de iniciação
|
C.9 - Adequar leis religiosas ao
ambiente sócio-cultural
|
C.10 - Promover retiros
espirituais
|
C.11 - Dirigir centros de
formação religiosa
|
C.12 - Dirigir estabelecimentos
de ensino
|
C.13 - Atuar como missionário dentro
ou fora do país
|
C.14 - Ensinar idioma original da
tradição religiosa
|
C.15 - Fazer ou formar discípulos
|
C.16 - Elaborar material de
ensino e difusão audio-visual, digital etc
|
|
D - ORIENTAR PESSOAS
D.1 - Dar orientação pastoral
|
D.2 - Fazer aconselhamento
pessoal e familiar
|
D.3 - Jogar búzios para orientar
pessoas
|
D.4 - Fazer direção espiritual
|
D.5 - Fazer aconselhamento
espiritual e social
|
D.6 - Consultar ancestrais,
divindades e entidades para orientar pessoas
|
D.7 - Fazer interpretações de
sonhos
|
D.8 - Evocar ou despertar a
memória ancestral
|
D.9 - Opinar sobre assuntos
polêmicos
|
|
E - REALIZAR AÇÃO SOCIAL JUNTO À
COMUNIDADE
E.1 - Colaborar na manutenção de
asilos, creches e outras atividades sociais
|
E.2 - Dirigir creches, asilos,
escolas etc
|
E.3 - Reintegrar socialmente
pessoas
|
E.4 - Apoiar comunidade com
assistência médica e jurídica
|
E.5 - Assistir ao povo de rua
|
E.6 - Assistir aos dependentes de
drogas químicas
|
E.7 - Organizar campanhas assistenciais
|
E.8 - Organizar fundo de ´zakat´ para coleta e distribuição
|
E.9 - Coletar e distribuir ´sada
kat´ (doação voluntária ou obrigatória)
|
E.10 - Disponibilizar espaços da
comunidade religiosa
|
E.11 - Organizar eventos
culturais, esportivos e de lazer
|
E.12 - Acolher pessoas vítimas
das diversas formas de violência e de catástofres ambientais
|
E.13 - Apoiar movimentos
populares
|
E.14 - Realizar ações contra
discriminação e exclusão
|
E.15 - Manter com recursos
próprios creches, asilos e outras atividades sociais
|
E.16 - Manter com recursos
próprios publicações impressas, audio visual etc
|
E.17 - Colaborar na manutenção de
publicações, impressos, audio-visuais, digitais, etc
|
E.18 - Fazer visitas religiosas
em diferentes locais
|
|
F - PESQUISAR A DOUTRINA RELIGIOSA
F.1 - Realizar estudos
especializados sobre a doutrina religiosa
|
F.2 - Consultar bibliotecas,
videotecas etc
|
F.3 - Pesquisar na tradição e nos
textos sagrados
|
F.4 - Buscar significado da
tradição e textos sagrados para o contexto atual
|
F.5 - Sistematizar informações
relativas aos textos sagrados
|
F.6 - Sistematizar informações
das tradições orais e escritas
|
F.7 - Participar de diálogos
inter-religiosos
|
F.8 - Participar de diálogos
inter e trans-disciplinares
|
F.9 - Exercer espírito crítico
sobre a tradução de textos sagrados
|
F.10 - Traduzir textos religiosos
a partir dos originais
|
F.11 - Participar de congressos,
seminários especializados
|
F.12 - Atuar em centros de
pesquisa
|
F.13 - Fazer análise e
interpretação da tradição e textos religiosos
|
F.14 - Assessorar a comunidade
religiosa e seus líderes
|
F.15 - Prestar assessoria sobre
questões éticas e religiosas
|
F.16 - Divulgar resultados da
pesquisa
|
F.17 - Atuar em universidades
(docência e pesquisa)
|
F.18 - Realizar viagens a lugares
sagrados das tradições
|
F.19 - Traduzir literatura
especializada
|
F.20 - Traduzir e textualizar as
tradições orais
|
|
G - TRANSMITIR ENSINAMENTOS
RELIGIOSOS
G.1 - Abrir centros de estudo,
prática, templos e igrejas
|
G.2 - Recrutar missionários
|
G.3 - Formar missionários
|
G.4 - Realizar atividades
religiosas e sociais fora do país ou do contexto cultural e religioso
|
G.5 - Preparar e ordenar monges
budistas
|
G.6 - Atuar dentro ou fora dos
templos (zona urbana ou rural)
|
G.7 - Transmitir o fundamento do
Axé
|
G.8 - Ensinar o Ifá (oráculo)
|
G.9 - Realizar trabalhos
itinerantes
|
G.10 - Zelar pelo ensino ortodoxo
e sistemático da tradição
|
G.11 - Transmitir ensinamentos
religiosos utilizando os meios adequados e específicos de cada tradição
|
G.12 - Proclamar os princípios
bíblicos
|
G.13 - Ensinar o alcorão
|
G.14 - Ensinar o respeito à vida,
à ecologia, à cosmologia
|
G.15 - Promover a paz e a justiça
|
G.16 - Ensinar os sutras budistas
|
G.17 - Ensinar Ilahis (música
mística sufi)
|
|
H - PRATICAR VIDA CONTEMPLATIVA E
MEDITATIVA
H.1 - Realizar práticas
devocionais
|
H.2 - Meditar
|
H.3 - Contemplar
|
H.4 - Praticar concentração
(plena atenção)
|
H.5 - Orar
|
H.6 - Trabalhar e orar (leigos
religiosos)
|
|
I - PRESERVAR A TRADIÇÃO
I.1 - Registrar a memória
religiosa
|
I.2 - Preservar os rituais,
cânticos e danças sagrados
|
I.3 - Adequar o ´ethos´ religioso
às condições locais
|
I.4 - Resgatar valores cosmológicos
indígenas através de encontros de líderes espirituais (Ywyrajá)
|
I.5 - Zelar pela correta
transmissão da tradição oral e escrita
|
I.6 - Preservar a natureza
segundo a tradição
|
I.7 - Zelar pelo espaço e objetos
sagrados
|
|
Z - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS
PESSOAIS
Z.1 - Estudar a doutrina
religiosa
|
Z.2 - Participar de atividades
inter-religiosas
|
Z.3 - Estar aberto ao diálogo
inter-religioso
|
Z.4 - Receber a revelação
|
Z.5 - Receber palavras de
inspiração
|
Z.6 - Viver coerentemente com os
ensinamentos
|
Z.7 - Fortalecer a fé através de
atos, devoções e orações
|
Z.8 - Respeitar as tradições
religiosas e seus preceitos morais
|
Z.9 - Professar a fé
|
Z.10 - Buscar equilíbrio de vida
|
Z.11 - Cultivar o amor, a
justiça, a paz, a sabedoria e a compaixão
|
Z.12 - Estudar os valores humanos
e princípios religiosos
|
Z.13 - Manter-se atualizado nas
questões sociais polêmicas
|
|
|
|
|
Formação e experiência
|
|
|
|
|
|
Nesta família ocupacional a formação depende da
tradição religiosa e da ocupação. Naquelas tradições de transmissão oral,
como as afro-brasileiras e indígenas, as ocupações não requerem nível
especial de escolaridade formal. Já nas tradições baseadas em textos
escritos, é desejável que Ministros(as) de culto e Missionários(as) tenham o
superior completo. No caso dos(as) Teólogos(as), é esperado que tenham
formação superior em Teologia; não é incomum entre eles, porém, a presença de
títulos de pós-graduação ou cursos equivalentes. Ascender a níveis superiores
de estudo pode facilitar também a progressão das outras duas ocupações na
carreira eclesiástica. Qualquer que seja a tradição religiosa, contudo, tanto
ou mais que a formação, contam a fé e o chamamento individual para o serviço
do divino.
|
|
|
|
|
|
Fonte: Site do
Ministério do Trabalho e Emprego
|