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Serviços e consultas pela rede eliminam necessidade de ir às agências do INSS
Publicado em
16/06/2008
às
08:00
Inscrição na Previdência e simulações também estão disponíveis
A página do Ministério da Previdência Social na internet é o caminho mais fácil para quem precisa da Previdência Social. Além de informações institucionais, os serviços e consultas mais procurados nas Agências da Previdência Social (APS) podem ser atendidos na rede.
Para facilitar a busca, ao entrar no endereço www.previdencia.gov.br, o cidadão encontra uma página dividida pelo perfil de quem procura a informação. Na parte superior, do lado esquerdo, “Aposentados e pensionistas” é o primeiro, representado por uma foto. Depois, aparecem os títulos “Trabalhador sem Previdência”, “Trabalhador com Previdência” e “Empregador”, com informações e serviços para cada tipo de necessidade.
O trabalhador sem previdência descobre quais os benefícios de quem é segurado, como fazer a inscrição, os documentos necessários para isso e as formas de contribuição. O trabalhador com previdência consegue fazer requerimentos para auxílio-doença, agendar perícias médicas e o cálculo das contribuições previdenciárias. Também há a definição dos tipos de segurados, dependentes e as carências. E os empregadores obtêm informações detalhadas a respeito de suas obrigações e responsabilidades, e serviços como cadastramento e a emissão de guias de maneira fácil e rápida. Se você se enquadra em uma dessas situações, a pesquisa pode começar por aí.
Na coluna do lado esquerdo, os itens estão divididos por função ou tipo de informação. E do lado direito estão listados em destaque as informações e serviços mais procurados na página do Ministério da Previdência Social. No centro da página foram reunidos informações e serviços para aposentados e pensionistas, além de matérias jornalísticas.
Benefícios – Ao clicar em “Benefícios”, por exemplo, no lado esquerdo da página, têm-se informações sobre as diversas modalidades de benefícios. No mesmo espaço, basta digitar o número do benefício para saber sobre concessão inicial de benefícios, revisão de seus valores, além de conferir as decisões das câmaras e juntas de recursos.
Sob o título “Consulta”, outro aplicativo permite simular o cálculo da aposentadoria. O segurado pode saber quanto será o valor de seu benefício antes mesmo de fazer o requerimento. Também é possível simular o tempo de contribuição.
Abaixo, ele encontra o item “Contribuições”, com explicações sobre formas de o trabalhador pagar a Previdência Social. Pode também fazer a impressão da Guia de Previdência Social (GPS) para pagamento nos bancos, além de realizar outras consultas.
Em “Serviços”, estão listados procedimentos possíveis de realizar por meio do site, como agendamento automático de contribuições, inscrição na Previdência Social, requerimento de auxílio-doença e perícia médica, realizar consultas de dívidas e sobre o andamento de processos; requisitar certidões e restituições de valores pagos ou recolhidos indevidamente, entre outros.
Para atualizar o endereço, por exemplo, não é necessário ir até uma unidade de atendimento. No subitem “Atualização de Endereço”, depois de clicar sobre a opção “Aposentados ou Pensionistas”, basta digitar o número de benefício, a data de nascimento e o CEP. No caso dos demais segurados, é preciso informar o Número de Identificação do Trabalhador (NIT), a senha fornecida apenas nas Agências da Previdência Social e clicar em “Atualização” para entrar com os novos dados.
Atendimento – Em “Atendimento”, digitando o CEP, estado, cidade e o nome do bairro, é possível saber o endereço das Agências da Previdência Social mais próximas de casa. No item “Central de Atendimento 135”, é informado como marcar por telefone o dia e hora para atendimento nas agências, receber orientações sobre serviços da Previdência e a situação do benefício, entre outros. Mais um serviço disponível pela página é o de “Ouvidoria”, por onde o cidadão pode fazer reclamações, elogios e denúncias.
O quinto item no lado esquerdo da página é “Legislação”, onde a Dataprev desenvolveu para a Previdência Social o “Sistema de Legislação da Previdência Social (Sislex)”, com o objetivo de organizar e manter à disposição do público um banco de dados para consulta sobre legislação previdenciária. Clicando em “Confira” ou digitando o endereço www81.dataprev.gov.br/sislex/, se chega à página de consulta a leis, decretos e normas referentes à Previdência.
Na barra superior estão as informações básicas do site. Clicando sobre “Instituição”, é possível ter acesso a informações gerais e sobre o Ministério da Previdência Social ou sobre o INSS. Outro link, dessa vez no lado direito, leva para a edição em PDF da “Cartilha do Idoso”. Há também dados estatísticos e o item “Biblioteca”, onde estão disponíveis para consulta mais de 10 mil volumes na biblioteca jurídica do Ministério da Previdência Social, em Brasília, especializada em Direito Previdenciário.
O site mantém ainda uma agência de notícias que informa sobre os últimos acontecimentos referentes à Previdência em todo o país.
Aposentados e pensionistas – Aposentados e pensionistas do INSS podem utilizar o site para resolver pendências. A parte central da página destaca serviços e informações dirigidas a eles e que estão distribuídos em diversos campos na página do Ministério, como o acompanhamento de processos no INSS.
O segurado obtém também informações sobre o censo previdenciário, iniciado em 2005, e sobre a sua participação. A atualização do endereço é outro dos itens dessa parte, assim como a tabela de reajuste de benefícios, as informações quanto às regras para o empréstimo consignado, o fornecimento do extrato de pagamento de benefícios e o calendário de pagamentos. O penúltimo item permite obter a cópia da carta de concessão de aposentadoria. E, colocando o número do benefício, também é possível saber a situação de benefícios em revisão.
Pagamento automático – Contribuintes individuais, facultativos, empregados domésticos e segurados especiais também podem agendar o pagamento automático das contribuições mensais à Previdência em agências bancárias, clicando sobre a aba “Contribuições” e procurando no título “Serviços”, o item “Autorização de débito automático em conta”. Para isso, é preciso conferir se o banco onde é correntista está credenciado para a prestação do serviço.
Para utilizar o serviço, é preciso o número do CPF e uma senha de acesso pessoal, que pode ser criada pela internet. A senha é indispensável para alterações dos valores de contribuição, do código de pagamento e mesmo para consultas. O interessado deve ter atenção especial no momento de informar o código de pagamento, que é distinto para cada tipo de contribuição. O contribuinte individual, por exemplo, tem códigos diferentes para pagamento mensal ou trimestral. Empregados domésticos, facultativos e segurados especiais, por sua vez, têm códigos próprios.
Contribuintes individuais – Os contribuintes individuais que prestam serviços a uma ou mais empresas podem também acessar uma série de serviços, como o cálculo de contribuições em atraso e emissão da Guia da Previdência Social (GPS). É possível também a retirada da Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual. Com esse documento, ele comprova a regularidade de sua inscrição e do recolhimento das contribuições previdenciárias, para a celebração de contratos ou operações que exijam a guia.
Fonte: AgPrev
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Saiba como utilizar serviços da Previdência pela Internet ou por telefone
Publicado em
22/08/2007
às
16:00
É possível requerer benefícios pela Internet e agendar atendimento pela Internet ou pela central 135
Os segurados da Previdência Social podem utilizar uma série de serviços sem precisar sair de casa, pela Internet ou por telefone. Desde o agendamento do dia e da hora para ser atendido em uma Agência da Previdência Social (APS) até o requerimento de alguns benefícios, entre outros, os serviços são facilitados por meio desses canais remotos .
O requerimento de benefícios deve ser feito sempre pela Internet, no endereço eletrônico www.previdencia.gov.br. Já o agendamento do atendimento pode ser feito pela Internet ou pela central telefônica 135.
Como fazer:
Internet - Os benefícios que podem ser requeridos pela Internet são o salário-maternidade, a pensão por morte e o auxílio-doença. No item serviços os segurados podem fazer pedidos de prorrogação ou de reconsideração do auxílio-doença; atualização de endereço; informações sobre o andamento de processos; simulação de contagem de tempo de contribuição; certidões e extratos e cadastramento de acidentes de trabalho.
O pedido de prorrogação do auxílio-doença é feito quando o segurado não se sente em condições de trabalhar após receber alta pela perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já o pedido de reconsideração é utilizado caso o segurado não concorde com o indeferimento do benefício após avaliação pericial contrária aos seus interesses.
O segurado também pode agendar atendimento pela Internet para o advogado obter e devolver processo, recebimento de documentos em poder da Previdência, vistas de processo, entrada de recurso de benefício, verificar andamento de processo que tramita há mais de 45 dias e solicitar cópia de processo.
É importante lembrar que o segurado deve ter em mãos todos os documentos e informações necessárias ao requerimento dos benefícios ou serviços, pela Internet ou por telefone. Como a relação de documentos muda a depender do benefício ou do serviço, o interessado deve conferir os documentos necessários no site da Previdência.
Central 135- Muitos serviços podem ser obtidos por meio da central telefônica da Previdência Social, número 135. É possível agendar dia e hora para solicitar auxílio-reclusão, salário-maternidade, aposentadoria, pensão e benefício assistencial.
Pela Central 135 o segurado também agenda atendimento para pedir Certidão de Tempo de Contribuição (CTC); simular contagem de tempo de contribuição; realizar perícia médica e fazer pedido de prorrogação ou de reconsideração do auxílio-doença. Todos esses serviços também estão disponíveis pela Internet.
Fonte: AgPrev.
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Telecentros ajudam segurados da Previdência que não têm computador
Publicado em
26/10/2006
às
18:00
Parceria entre INSS e o Banco do Brasil facilita o acesso a serviços do INSS pela internet
Os segurados da Previdência Social que não têm computador podem procurar os Telecentros do Banco do Brasil para solicitar um dos mais de 40 serviços oferecidos pelo INSS pela Internet.
Uma parceria firmada este ano entre o INSS e o Banco do Brasil permite que, nos próximos cinco anos, os segurados da Previdência Social possam fazer consultas e solicitar serviços pela Internet nos centros de inclusão digital mantidos pelo Banco do Brasil em todo o País. Assim, o segurado que não tem computador em casa pode usar os terminais existentes nos telecentros, que também possuem atendentes treinados para orientar os usuários.
Na página da Previdência Social na Internet, endereço http://www.previdencia.gov.br, os segurados podem obter serviços desde a inscrição no INSS até o recebimento do extrato mensal do benefício, passando pelo requerimento de auxílio-doença, salário-maternidade e pensão por morte precedida de aposentadoria. Podem também agendar um horário para ser atendido nas agências da Previdência Social.
Fonte: AgPrev.
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Previdência oferece facilidades a segurados pela internet
Publicado em
05/10/2006
às
17:00
O site tem links para segurados, não segurados e empresários
Calcular aposentadoria e contribuições em atraso, conferir o calendário de pagamento de benefícios da Previdência Social, consultar os vínculos empregatícios, atualizar o endereço de aposentados e pensionistas, requerer auxílio-doença, pensão por morte e salário-maternidade. Estes são alguns dos serviços que podem ser obtidos pelos segurados da Previdência Social por meio da internet.
No endereço www.previdencia.gov.br existem informações referentes aos trabalhadores sem Previdência, trabalhadores com Previdência e empregadores. Os que ainda não estão inscritos no sistema previdenciário podem saber o que é a Previdência Social, conhecer os benefícios oferecidos e fazer a inscrição.
Já os empregadores podem também obter diversos tipos de serviços, tais como cálculo de contribuições em atraso, cadastramento e atualização de dados de óbitos (serviço usado pelos cartórios), obter informações sobre regularização de obras, fazer matrícula no Cadastro Específico do INSS (CEI) e imprimir Guia da Previdência Social.
Um serviço muito importante para as empresas é o pedido de Certidão Negativa de Débito (CND). Este documento prova a inexistência de débito nas contribuições destinadas à Seguridade Social e permite que empresas se habilitem à prática de determinados atos previstos em lei, como a participação em concorrências públicas.
Fonte: AgPrev.
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Previdência oferece serviços que facilitam acesso dos segurados
Publicado em
15/09/2006
às
15:00
PREVFone e Internet são serviços gratuitos e funcionam 24h
Os segurados da Previdência Social podem obter informações de processos de benefícios, fazer cálculos de recolhimentos atrasados, e inscrição, além de reclamar ou fazer sugestões sem sair de casa. Para isso, basta ligar gratuitamente para a Central Telefônica da Previdência Social (PREVFone), no número 0800 78 0191.
O PREVFone foi criado para esclarecer dúvidas, informar e orientar a população sobre a legislação previdenciária, o andamento de processos e benefícios, e até efetuar a inscrição de novos contribuintes individuais. Também é possível agendar atendimentos, por meio do sistema Hora Marcada, atualizar endereços, calcular contribuições em atraso, solicitar o envio de extratos e ainda registrar sugestões, reclamações e elogios, que são encaminhados para a Ouvidoria da Previdência Social.
O PREVFone funciona das 7h às 19h, de segunda a sábado, para atendimento assistido (com atendente), e 24 horas por dia, sete dias por semana, para o atendimento eletrônico.
A Ouvidoria é outro importante canal entre a sociedade e a Previdência Social. Por meio dela, o segurado pode apresentar reclamações e sugestões relativas à prestação de serviços, bem como denúncias relacionadas às condições de mau atendimento e demora do resultado. Para facilitar o atendimento, o Ministério da Previdência Social criou vários meios de acesso à Ouvidoria.
O segurado pode acessar o site www.previdenciasocial.gov.br, onde existe o formulário eletrônico "Fale Conosco"; enviar um e-mail para ouvidoria@previdencia.gov.br; ligar para o PREVFone (0800 780191); ou, ainda, mandar uma carta para a Caixa Postal 09714 - CEP 70001-970, Brasília, DF. A Ouvidoria atende, mensalmente, por volta de 180 reclamações, sugestões, e até elogios de segurados, em todo o País.
Internet - Além do PREVFone, o segurado pode contar, ainda, com a Internet. No endereço eletrônico www.previdenciasocial.gov.br, o segurado pode calcular benefício, atualizar os dados cadastrais, conferir o andamento de processos, consultar a legislação previdenciária, calcular contribuição em atraso, emitir a Guia da Previdência Social (GPS), e retirar a Declaração de Regularidade de Contribuinte Individual.
Fonte: AgPrev.
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Previdência Social - Alguns serviços pela Internet estão disponíveis por meio de senha
Publicado em
25/08/2006
às
15:00
As senhas são obtidas nas agências
O site do Ministério da Previdência Social oferece uma série de serviços aos segurados e beneficiários, mas o acesso a alguns desses serviços requer o uso de senha. Para obter a senha, o usuário deve se dirigir a uma Agência da Previdência Social (APS) e fazer o cadastramento.
A exigência da ida até uma APS para cadastramento da senha de acesso aos serviços na Internet foi adotada por motivos de segurança. Visa proteger a privacidade dos dados sob a guarda da Previdência Social, evitando que terceiros mal-intencionados tenham acesso ao cadastro previdenciário dos segurados.
Fnte: AgPrev.
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Contagem de contribuição à Previdência está disponível na internet
Publicado em
05/05/2006
às
17:30
A procura por informações nas Agências da Previdência Social (APS) corresponde a 25% do total de atendimento realizado. Essas informações poderiam ser obtidos por outros meios, sem a necessidade de deslocamento até uma APS. Um exemplo é o serviço de cálculo de aposentadoria, que pode ser consultado na página do Ministério da Previdência Social, no endereço www.previdencia.gov.br. O sistema é auto-explicativo e fácil de utilizar.
Após acessar o site, o segurado deve clicar no link Trabalhador com Previdência. Em seguida deve escolher o tópico Calcule sua Aposentadoria. Aparecerá a tela de Simulação da Contagem de Tempo de Contribuição, explicando sobre o serviço. Para dar continuidade à operação, basta clicar em Contagem de Tempo de Contribuição. Para a simulação é necessário que o trabalhador tenha em mãos o número de PIS ou Pasep.
Para a conclusão do serviço, o interessado deve preencher os campos pedidos, como nome e períodos de contribuição. Seguindo as orientações, o segurado concluirá a contagem do tempo, podendo fazer uma nova simulação, se assim desejar, apertando o botão Nova Consulta. Esse e outros serviços, como atualização de endereço, requerimento para auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte, estão disponíveis na web, para dar mais agilidade e conforto aos segurados da Previdência Social, evitando o deslocamento desnecessário até uma agência.
Fonte: AgPrev.
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PREVNet e PREVFone oferecem 35 serviços e evitam filas
Publicado em
11/05/2005
às
15:00
O Ministério da Previdência Social (MPS) é o órgão público que mais presta serviços que dispensam a locomoção do cidadão. No site da Previdência, www.previdencia.gov.br, existem 35 serviços disponíveis. Outros 22 serviços podem ser efetuados pelo PREVFone: 0800 780191. Essas facilidades evitam filas desnecessárias nas agências do INSS.
Na página eletrônica do MPS, o usuário pode inscrever-se na Previdência, fazer o acompanhamento de processos dos benefícios, atualizar endereço, pedir débito em conta, entre outros. Ainda por meio eletrônico, o segurado ou beneficiário tem como solicitar e requerer quatro tipos de benefícios: auxílio-acidente, auxílio-doença, salário-maternidade, e pensão por morte. Veja lista dos serviços
Pelo PREVFone, é possível efetuar a arrecadação, levantar informações sobre o processo de concessão de benefícios, verificar o andamento dos processos em recursos e revisão, além de tirar dúvidas referentes à legislação na área de Benefícios ou comunicar-se com a Ouvidoria - canal direto para tirar dúvidas, criticar, fazer denúncias, e para reclamações.
"O cidadão só precisa compreender que, sempre que for necessário dar vistas à documentação, o PREVFone é orientado a parar com as informações. Fazemos isto para não criar expectativas, porque, em determinados casos, é imprescindível termos os papéis em mãos", afirma Laureano Struck, gerente administrativo do PREVFone.
Fonte: AgPrev.
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Serviços na Internet na Área Trabalhista/Previdenciária
Publicado em
05/05/2003
às
12:46
* Matérias Previdenciárias - Rede Brasil
* Ministério do Trabalho
* Previdência Social
* Regulamento Previdência Social
* Tribunal Superior do Trabalho
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