Semelhante ao filósofo Diógenes
(413-323 a.C.), que andava pelas ruas de Atenas com uma lanterna acesa em plena
luz do dia à procura de um homem honesto, os empresários atuais andam ansiosos,
caminhando de um lado para outro em seus escritórios, à procura de
profissionais de vendas éticos e talentosos, capazes de utilizar a ciência da
influência para ajudar os clientes a decidirem pelos seus produtos e serviços.
Veja a seguir algumas dicas capazes de aumentar o poder persuasivo dos
vendedores: Comece a apresentação pelo produto mais caro
O cérebro toma decisões por comparação. A ordem é crucial
para a decisão. Ele compara o que veio antes com o que veio depois. Se você
acaba de comprar um vestido por R$ 1.000,00, é fácil ser convencida a levar um
cinto por R$ 100,00, pois ele representa só 10% a mais na compra. A importância
da reciprocidade
Todos nós sentimos a necessidade de retribuir favores que nos
são prestados. Isso está na nossa estrutura psicológica. Se eu lhe dou um
sorriso, você se sente na obrigação de me dar um sorriso de volta. Se eu
estendo a minha mão para apertar a sua, você se sente na obrigação de
estender-me também a sua para um aperto de mão. Enfim, é dando que se recebe.
Da mesma forma, grosserias dão a quem as recebe o direito de retribuição. Aí
reside o poder dos brindes, amostras grátis e da prática da degustação no
varejo alimentar. Concessão recíproca
Quando você recebe um não e o aceita sem objeções, você
coloca o seu interlocutor em dívida para com você. Exemplo: Um garoto de oito
anos chega para sua mãe que está na cozinha, fazendo o almoço, e diz: "- Posso
ir brincar na casa do Joãozinho?". E a mãe, sem pestanejar, responde: "- É
claro que não!". O filho aceita o não de sua mãe sem reclamar. Em seguida ele
solicita: "- Mãe, e um biscoito, pode? A mãe, então, responde: "- Claro, meu
filho, aqui está!". Aí reside o poder dos vendedores de livros sobre saúde, que
quando o cliente não compra os livros, porque são caros, oferece as revistas e
com grande probabilidade as vende. Sabe como obter a aprovação do seu chefe
para um projeto muito especial utilizando a técnica da concessão recíproca?
Comece levando à apreciação dele um projeto muito maior do que aquele que você
quer ver aprovado. Aceite o não sem reclamar. Em seguida, apresente-lhe o
projeto que você quer que ele realmente aprove. O efeito escassez
Tudo se torna mais valioso quando sua disponibilidade é
menor. Imagine-se passando por uma loja e vendo o seguinte aviso: Oportunidade
exclusiva. Último dia! Você ficaria curioso para saber a que se refere o aviso,
não é verdade? Todos somos vulneráveis ao princípio da escassez. Sempre
queremos aquilo que não temos e a nossa reação à escassez bloqueia a nossa
habilidade de pensar corretamente. Exemplos: O amor de Romeu e Julieta. Os selos
e moedas colecionáveis. As últimas vagas. "É só hoje a promoção". "É só até
amanhã". "Até durarem os estoques", etc.
O poder da legitimidade
Coisas escritas, com frequência, são tomadas como verdadeiras
e imutáveis. Exemplos: tabelas de preços no comércio, com as diversas condições
de pagamento escritas, diminuem a pressão dos clientes por descontos. Os
correntistas dos bancos normalmente assinam os contratos de adesão sem
solicitar mudança nas cláusulas.
O vendedor que busca conhecer e praticar todas as nuances da
sua profissão é figura rara hoje em dia, e há valor em toda raridade.
Valorize-se! "Caminhe a segunda milha" em busca de qualificação profissional e
de conhecimento de como os seres humanos funcionam, pois em nenhuma época da
história o conhecimento esteve tão disponível. E por favor, não alegue que não
tem tempo, para continuar na mesmice, pois ter tempo é uma questão de
prioridade.
Por Soeli de
Oliveira