Caso fosse um vampiro bastaria
colocar bastante alho nas portas e janelas, e pronto; a tal da crise ficaria
longe do seu negócio. Mas essa solução pouco ortodoxa não vai resolver os
problemas da sua empresa, a queda nas vendas ou o grau de confiança na
economia.
Pode ter certeza que assim como tantas outras
crises essa também passará e felizmente o Brasil nunca esteve com fundamentos
tão sólidos quanto hoje para enfrentar a tempestade.
Longe de querer usar o famoso jargão - crise é
oportunidade - a verdade é que agora é hora de rever conceitos, buscar novas
soluções e quem sabe sequer pegar um resfriado em um mundo com pneumonia.
A inovação não está somente na criação de
produtos geniais, a verdadeira inovação está em rever e mudar processos, tornar
sua empresa mais ágil, enxuta e principalmente lucrativa e para isso é preciso
estar atento e rever os seguintes processos:
Administrativos - agora é hora de aproveitar o momento e reduzir a burocracia e o
emaranhado de processos administrativos que existem na sua empresa. Como? Uma
dica simples: reúna sua equipe e faça um pente fino em processos, relatórios e
controles. Faça a pergunta: Agrega valor? Este relatório vale a pena preencher,
alguém lê, esses dados servem para quê? Duvido que com essa perguntinha mágica
você não reduza a burocracia da sua empresa.
Logística -
nunca a logística foi tão importante e valorizada dentro das organizações. Faça
benchmarking, pesquise e investigue toda e qualquer empresa que tenha um
sistema de entrega mais eficaz que o seu. Lembro que não precisa ser
necessariamente uma empresa concorrente ou do mesmo ramo, mas sim empresas que
usam sistemas de entrega e distribuição parecidos com os seus. Arregace as
mangas e torne-se o melhor nessa área!
Finanças - o sistema tributário brasileiro é confuso, cheio de distorções e muda
o tempo todo e infelizmente são poucos os contadores que prestam um serviço de
consultoria contábil e acabam se tornando apenas processadores de notas e
folhas de pagamento. É muito comum empresas pagarem mais impostos do que devem.
Estimule o pessoal da contabilidade a encontrar novas soluções tributárias. É
incrível a quantidade de empresas que não sabem como utilizar o crédito do
ICMS, por exemplo.
Produção - mais do que nunca é preciso fortalecer e utilizar as técnicas da
Gestão pela Qualidade Total, BSC, entre outras para fazer valer a filosofia da
melhoria contínua. Como não existe nada tão perfeito que não possa ser
melhorado, pode ter certeza que em algum ponto o seu processo produtivo pode
ser aprimorado.
Recursos Humanos - ao invés de pensar em reduzir a folha de pagamento
crie novas políticas e metas para que as pessoas possam ganhar mais. Adote um
plano onde a meritocracia tenha vez na sua empresa. Aqueles que contribuírem
com idéias que realmente reduzam custos, diminua desperdícios ou aumente a
lucratividade devem ser premiados pela iniciativa e digo mais, premiado em
dinheiro. Assim a sua caixinha de sugestões vai voltar a virar moda!
Vendas e atendimento - em tempos de vacas magras, medo de perder o
emprego e de criar novas dívidas é preciso estar bem preparado para fisgar os
clientes, ser melhor do que a concorrência e não perder vendas. Revise a sua
política comercial, sua linha de produtos, crie novas promoções e concentre-se
naquilo que a sua empresa faz de melhor. O mercado pode diminuir de tamanho,
mas a sua fatia do bolo pode ser maior do que foi no passado.
As observações acima podem ser óbvias demais,
mas é exatamente o que você deve fazer para manter a crise o mais longe
possível da sua empresa. Reúna a equipe, seja transparente e exponha a situação
de forma detalhada. Crie um verdadeiro front de batalha contra os maus
resultados, faça com que todos participem se sintam úteis e pró-ativos. Não
deixe de forma alguma a moral cair ou a indústria dos boatos funcionar.
Momentos de crise unem as pessoas, fortalecem os laços, criam um sentimento de
que todos podem fazer algo para ajudar.
E quando os bons tempos voltarem a sua empresa
estará um passo à frente dos concorrentes que ficaram lá atrás esperando
escondidinhos a tal da crise passar.
Por Paulo Araújo