Os corredores se amontoam na
largada e "pow"! Ao som de um tiro todos iniciam a São Silvestre, uma das mais
tradicionais corridas de rua do mundo realizada todo ano em São Paulo. Logo um
deles se destaca pela velocidade e pelo ritmo que impõe aos demais. Aos olhos
do público aquele é o "cara", corre muito e deve vencer o longo caminho com
facilidade. Na verdade ele é o coelho! Não, o nome do atleta não é coelho.
Coelho é o nome que se dá para aquele corredor que tem por objetivo ditar um
determinado ritmo aos atletas ou a um atleta da sua equipe. Dificilmente um
coelho vence uma prova, pois manter o ritmo inicial até o seu final é quase
impossível.
No dicionário Priberam um dos significados da
palavra concorrente é "pessoa que pretende coisa pretendida por outros".
Genial! É sobre isso que quero falar.
Concorrente não é só aquela empresa que vende o
mesmo produto ou serviço que você. Esse é o concorrente mais óbvio é claro, mas
vamos pensar juntos em como extrair o melhor de cada concorrente.
Levante os processos fundamentais para o seu
negócio onde vale a pena se tornar referência. Sabe aquela recepcionista
simpática e eficiente daquele médico que você posterga em revisitar. Então, ta
aí um concorrente. Caso o atendimento da recepção daquele consultório seja
melhor e mais eficiente do que o da sua empresa você acaba de encontrar um
concorrente. É claro que neste processo em específico. E assim vale para
qualquer empresa que tenha uma logística melhor do que a sua, sistema de
vendas, comércio eletrônico, enfim; naquilo que você considera estratégico para
o seu negócio.
Aprenda sempre e nada de salto alto. É uma
grande ilusão acreditar que atingimos a excelência. A excelência é uma busca
constante e não tem fim. Por mais que esteja bom sempre dá para melhorar.
Jamais dê por encerrada a busca pela melhoria contínua e sempre procure novas
ferramentas, processos ou sistemas que possam ajudar a dar um salto a mais.
Olhe, pergunte, copie e melhore. Conheceu uma
empresa que tem um processo melhor do que o seu? Vá até lá e a visite! Peça
licença para conhecer in loco como se faz. Caso não seja possível pergunte aos
clientes daquela empresa como funciona, como eles conseguem ser tão bons assim.
Depois separe o joio do trigo, defina critérios de medição e metas de forma
clara e persiga esse nível de excelência que o seu concorrente já tem.
Ninguém é bom em tudo! Sempre existirá alguém
que faz algo melhor do que a sua empresa ou que a sua empresa faz melhor do que
os outros. Aprenda com o concorrente e não perca noites de sono pensando o
quanto sua empresa poderia ser melhor se fizesse daquele jeito. Perca noites de
sono descobrindo, elaborando, planejando e executando um processo que pode ser
no mínimo igual ou melhor do que o seu concorrente. Gaste sua energia e tempo
em ação, não em lamentação!
Coelho bom é aquele que ao final da sua própria
corrida ajudou os colegas da sua equipe a manter um ritmo que os leva a vitória
final. Concorrência boa é aquele que te faz crescer! Dita um ritmo de inovação
constante, busca por melhorias no atendimento ao cliente e torna o mercado mais
maduro e profissionalizado.
Longa vida aos bons concorrentes! São eles que
ditam o ritmo e a velocidade de melhorias que a sua empresa irá fazer para
sempre estar no pelotão de elite do seu mercado.
Por Paulo Araújo