As negociações entre empresas
visam obter recursos e vantagens que permitam a empresa manter-se competitiva
no mercado em que atua.
Antes de ter a chance de negociar seus produtos,
serviços ou ideias, o vendedor está sendo observado, e neste processo é muito
importante os cuidados tomados para vender a si mesmo. Normalmente, a primeira
impressão é a que fica sendo muito difícil de ser mudada depois.
Pelo que somos avaliados? Ou, o que diz quem nós
somos? A primeira leitura é realizada através da aparência em geral e
acessórios utilizados. Tudo conta! Por isto, todo cuidado é pouco. Procure usar
roupas e principalmente sapatos de boa qualidade. Também mantenha um bom corte
de cabelo, pois as duas extremidades, a cabeça e os pés, são muito observadas.
Também porte canetas, pasta, calculadora, relógio, folhetos, etc., de boa
qualidade, pois eles dizem muito sobre quem e como somos antes de abrirmos a
boca para falar.
Além da impressão inicial, quais as maiores
dificuldades dos negociadores? Entre as principais dificuldades podemos
destacar:
- Não gostar de conflitos;
- Não ter informações suficientes;
- A má administração do tempo;
- Desconhecimento das técnicas;
- Falta de treinamento;
- E, principalmente, a falta de autonomia.
De posse dessas informações, os vendedores
poderão fazer uma autoanálise para tornarem-se mais eficiente se eficazes nas
negociações.
Uma boa dica para as empresas que atuam em
serviços se saírem bem nas negociações é providenciarem meios para tornar os
serviços tangíveis. Isto pode ser feito colhendo testemunho de clientes que
atestem os resultados, marcando visitas a clientes que já utilizam os serviços
e estão satisfeitos, ou criando vídeos com a apresentação de serviços sendo
utilizados.
Outro importante cuidado que se deve ter para
não colocar tudo a perder numa negociação é tomar algumas precauções na hora de
fazer concessões:
- Evitar ser o primeiro a fazer concessões;
- Adiar a concessão o quanto mais possível;
- Não se sentir obrigado a retribuir
"taco-a-taco" as concessões;
- Conceder vagarosamente;
- Reduzir o tamanho das concessões;
- E, aumentar o tempo entre cada uma delas.
Por fim, ao receber uma objeção ou crítica, por
mais contundente que possa ser, manter a calma, controlando as emoções. Em uma
discussão, o primeiro a ficar nervoso fica em desvantagem. Alguns compradores
são orientados para pressionar o vendedor até abalar o seu emocional, a partir
daí acham ser mais fácil manipulá-lo. Portanto, seja cauteloso, em negociações
cautela e caldo de galinha não fazem mal para ninguém.
Por Soeli
de Oliveira