"Tropeçamos
sempre nas pedras pequenas, as grandes logo enxergamos"
(provérbio japonês).
O provérbio
japonês acima é uma grande verdade. Ao andarmos nas ruas e calçadas tropeçamos
nas pequenas pedras, nos pequenos desníveis, pois as grandes pedras são vistas
de longe e logo tomamos todas as precauções para não tropeçarmos.
Na nossa vida
empresarial e profissional também é assim.
Na empresa,
dificilmente alguém inicia perdendo e vendendo com grandes prejuízos. Pelo
contrário, concede um pequeno desconto aqui, um desconto maior ali e quando vê,
seus clientes só compram o seu produto/serviço pelo preço (ou pelo desconto).
Na sequência, o fluxo de caixa estoura e os problemas (tropeços) financeiros se
tornam enormes.
Quanto ao prazo de
entrega de um produto/serviço inicia com atraso de poucos dias, vai tendo o
efeito dominó (um atraso leva a outro atraso) e quando vê, nada mais é entregue
no prazo. Perde-se a confiança do cliente. Perde-se o cliente.
Quanto a qualidade
do nosso produto/serviço, inicialmente ignoramos pequenas falhas, alegando que
é normal. Nos habituamos com as falhas e a qualidade do nosso produto/serviço
vai "despencando". Sem qualidade, perdemos vendas, perdemos clientes.
Quanto ao
pós-venda, inicialmente não cumprimos com pequenos detalhes. Como já vendemos,
damos prioridade aos novos clientes. E quando nos dermos conta, não teremos
clientes novos e nem os antigos.
Nessa linha
empresarial, os exemplos são quase que infinitos.
Na área
profissional, talvez começamos a atrasar na chegada para o trabalho em poucos
minutos em um dia ou outro e "como não dá nada", nos acostumamos e
deixamos de ser assíduos (faltas e atrasos constantes).
Quanto a cumprir
prazos e metas, em uma semana poderemos ter uma boa justificativa para o atraso
ou não fechamento da meta. Mas, como não acontece nada de grave, logo o
descumprimento de prazos passa a se tornar habitual.
Quanto a
honestidade, hoje leva-se a caneta da empresa, amanhã alguns clips, depois umas
folhas, um toner para impressora, um "jeitinho" para aumentar uma
nota de despesa... e a honestidade "foi pelo ralo".
Quanto a atualização
profissional, neste mês não foi possível realizar nenhum curso, ler nenhum
livro. O tempo passou e já faz um ano sem uma atualização. Logo, seremos
o profissional desatualizado.
E os exemplos de
pequenos deslizes que vão aumentando, acontecem, cada vez, com mais frequência.
Portanto, conforme
ilustrado anteriormente, não são os grandes problemas o início para o
insucesso, tanto profissional quanto empresarial. Mas, são os tropeços nas
pequenas pedras e "como não arrancaram os dedos" vão se repetindo,
aumentando e tornam-se em algo que levará a falência da empresa ou a demissão
do profissional.
Portanto,
"fique de olho" nas "pequenas pedras" e cuide para não
"tropeçar nelas".
Marcone
Hahan de Souza
Administrador
e Contador, Professor Universitário. Sócio da M&M Assessoria Contábil