Institucional Consultoria Eletrônica

Não pergunte o que o cliente quer


Publicada em 16/11/2017 às 09:00h 

Empresas de sucesso são aquelas que conseguem reinventar o seu setor. São aquelas que conseguem fazer não apenas as coisas mais rapidamente, com menor custo, com menos gente do que seus concorrentes, mas sim aquelas que conseguem fazer coisas fundamentalmente diferentes.

 

EMPRESAS VENCEDORAS SÃO AQUELAS QUE AO INVÉS DE FICAREM PERGUNTANDO SOMENTE O QUE CLIENTE QUER, PESQUISAM E DESCOBREM O QUE O MERCADO DESEJA E CRIAM AS CONDIÇÕES EMPRESARIAIS NECESSÁRIAS PARA QUE ESSE FUTURO SEJA EFETIVAMENTE CONSTRUÍDO A PARTIR DA EMPRESA.

 

Assim, é óbvio que devemos perguntar o que o CLIENTE quer para poder atendê-lo no aqui e agora, no hoje. Mas a grande verdade é que o cliente dará sua opinião sobre o que quer, com base na sua experiência pessoal e nem sempre a sua experiência pessoal é suficientemente inovadora para fazer de uma empresa vencedora hoje, uma empresa vencedora amanhã.

 

ASSIM, SE PERGUNTÁSSEMOS A QUALQUER CLIENTE DE TELEFONE HÁ 15 ANOS ATRÁS O QUE ELE DESEJAVA, ELE RESPONDERIA, NO MÁXIMO DA CRIATIVIDADE, QUE O SEU DESEJO ERA O DE POSSUIR UM TELEFONE SEM-FIO COM O QUAL ELE PUDESSE FALAR DE TODOS OS CÔMODOS DE SUA CASA.

 

Ele jamais pediria um telefone celular quase universal como temos hoje. Ele não teria como pedir uma coisa que ele não conseguia sequer conceber. Da mesma forma, há 20 atrás nenhum cliente seria capaz de nos pedir um "FAX", ou seja, a possibilidade de enviar documentos pela linha telefônica. Isso mais pareceria uma quimera. Assim, também, nenhum cliente, nos anos 50 seria capaz de pedir um relógio "DIGITAL" que fosse ao mesmo tempo um termômetro, um despertador, um cronômetro, etc, etc. como os atuais. Isso era inconcebível à época. 

 

Foram as empresas e não os clientes que inventaram e colocaram no mercado essas novidades e surpreenderam os clientes. Da mesma forma é o "POST-IT" da 3M. Ninguém seria capaz de pedir algo semelhante antes de conhecê-lo. Assim, mais do que ouvir os clientes, as empresas precisam estar atentas às tendências do mercado e desenvolver produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes. Nesta semana, gostaria que você e sua empresa pensassem sobre isso.

 

PARECE UMA LOUCURA DIZER "NÃO OUÇA O CLIENTE...", MAS A VERDADE É QUE NOS TEMPOS ATUAIS, OUVIR O CLIENTE E COPIAR O CONCORRENTE NÃO SÃO MAIS A CHAVE PARA O SUCESSO. TERÁ SUCESSO A EMPRESA QUE FOR CAPAZ DE SER DIFERENTE E EDUCAR OS CLIENTES NO USO DE SUAS INOVAÇÕES. 

 

UM BELO EXEMPLO É O WINDOWS DA MICROSOFT. COM O SISTEMA WINDOWS A MICROSOFT REINVENTOU O COMPUTADOR PESSOAL E EDUCOU O MUNDO INTEIRO A USAR O QUE ELA PRÓPRIA CRIOU. APENAS DO SISTEMA WINDOWS "XP", VENDEU 210 MILHÕES DE COPIAS. DA MESMA FORMA, A MCDONALD'S REINVENTOU O "FAST-FOOD" E NOS EDUCOU A TODOS A COMER OS SEUS HAMBURGERS.

 

Pense nisso. Boa semana. Sucesso!

 

Por Luiz Marins


 






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
E-mail:
anthropos@anthropos.com.br



Telefone (51) 3349-5050
Vai para o topo da página Telefone: (51) 3349-5050