Empresas
de sucesso são aquelas que conseguem reinventar o seu setor. São aquelas que
conseguem fazer não apenas as coisas mais rapidamente, com menor custo, com
menos gente do que seus concorrentes, mas sim aquelas que conseguem fazer
coisas fundamentalmente diferentes.
EMPRESAS
VENCEDORAS SÃO AQUELAS QUE AO INVÉS DE FICAREM PERGUNTANDO SOMENTE O
QUE CLIENTE QUER, PESQUISAM E DESCOBREM O QUE O MERCADO DESEJA E
CRIAM AS CONDIÇÕES EMPRESARIAIS NECESSÁRIAS PARA QUE ESSE FUTURO SEJA
EFETIVAMENTE CONSTRUÍDO A PARTIR DA EMPRESA.
Assim, é
óbvio que devemos perguntar o que o CLIENTE quer
para poder atendê-lo no aqui e agora, no hoje. Mas a grande verdade é que o
cliente dará sua opinião sobre o que quer, com base na sua experiência pessoal
e nem sempre a sua experiência pessoal é suficientemente inovadora para fazer
de uma empresa vencedora hoje, uma empresa vencedora amanhã.
ASSIM,
SE PERGUNTÁSSEMOS A QUALQUER CLIENTE DE TELEFONE HÁ 15 ANOS ATRÁS O QUE ELE
DESEJAVA, ELE RESPONDERIA, NO MÁXIMO DA CRIATIVIDADE, QUE O SEU DESEJO ERA O DE
POSSUIR UM TELEFONE SEM-FIO COM O QUAL ELE PUDESSE FALAR DE TODOS OS CÔMODOS DE
SUA CASA.
Ele jamais
pediria um telefone celular quase universal como temos hoje. Ele não teria como
pedir uma coisa que ele não conseguia sequer conceber. Da mesma forma, há 20
atrás nenhum cliente seria capaz de nos pedir um "FAX", ou seja, a possibilidade de enviar documentos pela
linha telefônica. Isso mais pareceria uma quimera. Assim, também, nenhum
cliente, nos anos 50 seria capaz de pedir um relógio "DIGITAL" que fosse ao mesmo tempo
um termômetro, um despertador, um cronômetro, etc, etc. como os atuais. Isso
era inconcebível à época.
Foram as
empresas e não os clientes que inventaram e colocaram no mercado essas
novidades e surpreenderam os clientes. Da mesma forma é o "POST-IT" da 3M. Ninguém
seria capaz de pedir algo semelhante antes de conhecê-lo. Assim, mais do
que ouvir os clientes, as empresas precisam estar atentas às tendências do
mercado e desenvolver produtos e serviços fundamentalmente novos e diferentes.
Nesta semana, gostaria que você e sua empresa pensassem sobre isso.
PARECE
UMA LOUCURA DIZER "NÃO OUÇA O CLIENTE...", MAS A VERDADE É QUE NOS
TEMPOS ATUAIS, OUVIR O CLIENTE E COPIAR O CONCORRENTE NÃO SÃO MAIS A CHAVE PARA
O SUCESSO. TERÁ SUCESSO A EMPRESA QUE FOR CAPAZ DE SER DIFERENTE E EDUCAR
OS CLIENTES NO USO DE SUAS INOVAÇÕES.
UM
BELO EXEMPLO É O WINDOWS DA MICROSOFT. COM O SISTEMA WINDOWS A MICROSOFT
REINVENTOU O COMPUTADOR PESSOAL E EDUCOU O MUNDO INTEIRO A USAR O QUE ELA
PRÓPRIA CRIOU. APENAS DO SISTEMA WINDOWS "XP", VENDEU 210 MILHÕES DE
COPIAS. DA MESMA FORMA, A MCDONALD'S REINVENTOU O "FAST-FOOD" E NOS EDUCOU A
TODOS A COMER OS SEUS HAMBURGERS.
Pense nisso. Boa
semana. Sucesso!
Por Luiz Marins