"A fórmula da minha felicidade:
um sim, um não, uma linha reta, um objetivo."
(Friedrich Nietzsche)
Você decide
ir ao cinema. Sai de casa e, quando percebe, imerso em seus pensamentos, está
fazendo o caminho convencional para ir ao trabalho - que, por sinal, é
diametralmente oposto. Depois de enfrentar um belo trânsito, acerta o passo e
chega ao shopping. Vasculha os três pisos de estacionamento para obter uma
vaga. Logo mais, encontra uma agradável fila para comprar os ingressos. Na boca
do caixa descobre que a sessão está esgotada. A próxima, somente em duas horas
e quinze minutos.
Impossível? Improvável? Com você não? Pense bem antes de responder. Se você
ainda não passou pelo ciclo completo descrito acima, uma boa parte dele já lhe
visitou em um final de semana destes. O mal é o mesmo que afeta a profissionais
e empresas no mundo corporativo: a ausência de metas definidas.
Vamos partir de um pressuposto. Você sabe o que quer, para onde deseja ir. Se
estiver em uma companhia que não lhe agrada, buscará outra. Se estiver
disponível, sabe qual o perfil de vaga lhe interessa. Se estiver satisfeito em
sua posição atual, almeja alcançar um cargo mais elevado.
Uma meta, qualquer seja ela, só pode ser assim conceituada quando traçada
segundo cinco variáveis. A primeira delas é a especificidade.
Seu objetivo deve ser muito bem definido. Assim, é inútil declamar aos quatro
cantos do mundo: "Quero trabalhar na multinacional ABC Ltda.". Desculpe-me pela
franqueza, mas acho que você não será contratado a menos que pense: "Vou
trabalhar como gerente comercial, na divisão alfa, da companhia ABC Ltda.,
atuando na coordenação e desenvolvimento de equipes de vendas para a região
sul". Em outras palavras, quanto mais específica for a definição de seu
propósito, mais direcionado estará seu caminho.
A segunda variável é a mensurabilidade. Sua meta deve ser
quantificável, tornando-se objetiva, palpável. Em nosso exemplo anterior, você
teria que definir, por exemplo, a faixa de remuneração desejada. Outra situação
bem ilustrativa desta variável é a aquisição de bens materiais. "Pretendo
comprar um carro", é um desejo. "Vou comprar um veículo da marca XYZ, modelo
beta, com motor 2.0, dotado dos seguintes opcionais (relacioná-los) e com valor
estimado de R$ 30.000,00", é uma quase-meta.
A próxima variável é a exequibilidade. Uma meta tem que ser
alcançável, possível, viável. Voltando ao exemplo inicial, o objetivo de
integrar o quadro da companhia ABC como gerente comercial não será alcançável
se você tiver uma formação acadêmica deficiente, experiência profissional
incompatível com o perfil do cargo e dificuldades de relacionamento
interpessoal.
Chegamos à relevância. A meta tem que ser importante,
significativa, desafiadora. Você decide como meta anual elevar o faturamento de
seu departamento em 5% acima da inflação. Entretanto, seu mercado está aquecido
e este foi o índice definido - e atingido - nos últimos dois anos. Logo, é
preciso ousadia e coragem para determinar um percentual superior a este, capaz
de motivar a equipe em busca do resultado. Lembre-se de que o bom não é bom
onde o ótimo é esperado.
Finalmente, o aspecto mais negligenciado: o tempo. Muitas
metas são bem específicas, mensuráveis, possíveis e importantes, porém não
definidas em um horizonte de tempo. Aquela oportunidade de negócio tem
que ser concretizada até uma data limite. Determinada reunião deve ocorrer
entre oito e nove horas. Certo filme no cinema sairá de cartaz na sexta-feira
próxima.
Por isso, evite procrastinar, nome feio dado à mania de adiar compromissos.
Este pode ser um golpe fatal em qualquer meta proposta.
Por Tom Coelho