"A grandeza não consiste em receber
honras, mas em merecê-las."
(Aristóteles)
Em 1950,
após a derrota para o Uruguai na final da Copa do Mundo realizada no Brasil, o
dramaturgo Nelson Rodrigues cunhou a expressão "complexo de vira-lata" para
qualificar o hábito de os brasileiros se colocarem voluntariamente em posição
de inferioridade face ao resto do mundo. Mais ainda, ele dizia que o brasileiro
é um "narciso às avessas", que menospreza sua própria imagem.
A tese já foi debatida por sociólogos, antropólogos e outros. O ensaísta
Humberto Mariotti pontuou assertivamente que este complexo acaba reforçado
pelos recorrentes escândalos de corrupção e somente a educação será capaz de
resgatar nossa autoestima.
Um exemplo desta prática está no fato de sempre enaltecermos personalidades do
exterior nos mais diversos campos do conhecimento, deixando de reverenciar os
grandes nomes de nosso próprio país. Para ilustrar, podemos citar o
estadunidense Philip Kotler, considerado o ícone do marketing. Porém, aqui no
Brasil temos Francisco Alberto Madia de Souza, que atua em marketing desde
1968, quando este era ainda um tema obscuro no mundo corporativo.
Madia tem 22 livros publicados, recebeu dois Prêmios Jabuti e já realizou mais
de mil palestras e conferências. Criou os prêmios Top of Marketing, Marketing
Best Sustentabilidade e Marketing Best, este último na sua 27ª edição. Preside
a Academia Brasileira de Marketing e o MadiaMundoMarketing, empresa com atuação
em comunicação, branding, assessoria jurídica e de RH, sempre com foco em
Marketing, além da Madia Marketing School, uma unidade de educação diferenciada
que tem como ênfase o ensino voltado à prática e não à mera titulação, da qual
tenho a honra de integrar o corpo docente.
Nesta semana, por ocasião da cerimônia do Marketing Best, o publicitário
Roberto Justus recebeu a condecoração de Marketing Citizen 2014. Durante seu
pronunciamento, fez questão de destacar a importância de Francisco Madia em sua
trajetória profissional.
Assim é o Madia. Uma pessoa de extrema lucidez, simplicidade singular,
altamente acessível e com um conhecimento ímpar do marketing. Um estudioso
inveterado e um mentor para todos que o conhecem. Alguns poderiam dizer
que Madia é o Kotler brasileiro. Eu sempre digo que Kotler é o Madia
norte-americano.
Vida longa ao meu amigo! E que este singelo reconhecimento seja um convite para
que você, leitor, também lembre-se de que as melhores e mais sinceras
homenagens devem ser prestadas o quanto antes e não postumamente.
Por Tom Coelho