Pode parecer mentira,
mas acredite o leitor que ouvi a frase acima de uma encarregada de produção
dirigindo-se a uma colaboradora que lhe foi dar uma sugestão de melhoria no
processo de fabricação.
Ao ouvir o comentário de
sua chefe, a colaboradora simplesmente voltou ao seu posto de trabalho, sem
dizer uma palavra.
Conversando com colegas,
supervisoras e outras encarregadas constatei que aquela colaboradora não era do
tipo inconveniente que em vez de trabalhar e cumprir suas tarefas ficava o
tempo todo dando palpites e sugestões no trabalho alheio. Pelo contrário, me
disseram as pessoas, essa colaboradora era uma das melhores funcionárias da
produção.
Durante o almoço, na
própria indústria, me sentei próximo à colaboradora e perguntei a ela qual
seria sua sugestão de melhoria. Constatei que a sugestão era muito oportuna.
Quando perguntei a ela como havia se sentido frente à resposta de sua
encarregada, ela simplesmente disse: Aqui é assim mesmo. Paciência!
Sinceramente pensei que
esse comportamento das chefias havia desaparecido há muitos anos. Pensei que
depois de tantos treinamentos que as empresas têm feito, as pessoas em nível de
chefia tivessem mudado e compreendido que ninguém é dono da verdade e que não
se chega ao pódio sozinho.
Um dos maiores fatores
de motivação no trabalho é ser ouvido, participar, poder sugerir. E é claro que
as pessoas que estão com a mão na massa, na lide, terão sempre melhores
sugestões de melhoria de processos do que quem está mais distante daquela
realidade concreta. Assim, é preciso ouvir.
Fazendo uma discussão
com colaboradores de chão de fábrica, muitos me disseram que suas ideias não
são consideradas e prestigiadas, mas em seguida seus chefes as colocam em
prática dizendo à diretoria ter sido eles (os chefes) os autores da ideia.
Sem dar crédito a quem
realmente merece, as chefias criam um ambiente impeditivo da criatividade e da
inovação. Ninguém mais dará ideias que sabe que serão roubadas e sobre as quais
outras pessoas ganharão elogios e até bônus.
É preciso mudar. É
preciso perder o medo de ouvir.
Pense nisso. Sucesso!
PENSE NISSO:
§
Você ouve seus colaboradores? Ou acredita que
só você tem ideias boas?
§
Você compete com seus subordinados? Ou vê
neles companheiros de trabalho?
§
Você dá credito a quem merece? Ou tem o
hábito de furtar ideias alheias?
§
Você elogia? Ou acredita que ser chefe é
encontrar defeitos nos trabalhos de subordinados?
Por Luiz Marins