Pensou o
subordinado: - Senhor, dê-me paciência para agüentar meu chefe, porque se me
der força... eu bato nele!
Pequena, mas verdadeira história,
afinal atire a primeira pedra quem nunca teve esse pensamento.
A verdade é que liderar não é
tarefa fácil, mas primordial para quem quer ter sucesso na carreira.
Na liderança há a mistura de arte e ciência,
porém hoje a exigência por melhores resultados, inovar e crescer faz com que
essa tarefa seja cada vez mais árdua.
O caos organizacional e a falta de tempo não
servem como desculpas para a falta de planejamento, foco e trabalho em equipe.
Ele já está instalado entre nós. Feliz daquele que compreende e administra o
caos.
Toda equipe, normalmente, é reflexo de sua
liderança, assim como os filhos são reflexos de seus pais.
Nesta difícil trajetória, que tal refletirmos
sobres pontos importantes na relação lideranças X liderados?
Definir missão e valores. Sua equipe sabe qual o norte a ser seguido?
Quais os valores que nunca devem ser esquecidos? Qual a razão da existência da
empresa e em que ela efetivamente acredita? As ações de sua equipe devem ser
condizentes com a missão maior da empresa e é através da missão que deve ser
iniciado o planejamento estratégico de qualquer organização.
Visão sistêmica. Conseguir enxergar o todo, ser capaz de
compreender que somos interdependentes e que o triunfo é quando todos conseguem
atingir seus objetivos. Assim, como o corpo humano, sua empresa depende de cada
setor para sobreviver, ao invés de promover competição entre os setores promova
a sinergia entre os mesmos. Um bom ambiente de trabalho é quando todos de
alguma forma sentem que fazem a diferença no resultado final.
Integre a equipe. Você conhece cada membro de sua equipe? Seus
sonhos, metas, aspirações, hobbies, um pouco sobre sua história de vida. A
integração facilita a comunicação, cria relacionamentos e cumplicidade. Não
perca pequenas oportunidades para promover festas, happy hour, atividades
esportivas, treinamentos ao ar livre com todos seus funcionários e quando
possível traga a família para conhecer a empresa para que entenda o que a
pessoa faz, enfim, qual o seu trabalho.
Respeitar a individualidade. Aceitar diferenças, tentar entender o porquê de
determinado comportamento, evitar julgamentos, criar um ambiente de confiança.
O bom líder sabe que cada pessoa tem seu tempo, seu ritmo e cabe a ele ajustar
processos e tarefas ao que realmente cada um é capaz de fazer. Pedir aquilo que
se pode efetivamente dar, sem fazer do poder atos de terrorismo organizacional,
criando desgastes desnecessários.
Entender o conceito de competência. A palavra incompetente é forte e ofensiva. Você
sabe realmente o que torna uma pessoa competente ou o contrário disso?
Competência tem três pilares: conhecimento, habilidade e atitude. Antes de
pensar ou rotular alguém de competente ou incompetente pense se esta pessoa
sabe o que tem de fazer (conhecimento), sabe o como fazer, se tem as condições
adequadas para fazer (habilidades) e se quer ou gosta de fazer (atitudes). Esta
é uma receita simples, mas poderosa para ser usada na prática motivando sua
equipe e evitando rótulos que quase sempre ficam impossíveis de serem retirados.
Líder que é líder não tem medo de pedir ajuda, dizer "não sei" ou "não vai dar". Humildade não
é sinal de fraqueza, dizer "não sei" não significa falta de preparo e é melhor
dizer "não" do que prometer algo que não possa ser cumprido.Vejo líderes relutantes
em demonstrar sentimentos, querem demonstrar opinião formada sobre tudo e
preferem a morte ao passar a impressão de incapacidade. Lembre-se que antes de
ser líder você é um ser humano que tem coração, sentimentos, fases boas e más e
que como qualquer outra pessoa tem todo o direito de errar, sentir insegurança,
medo ou raiva. Não há maneira de fugir desses sentimentos, então creio que a
diferença do sucesso e do fracasso está em como gerir suas emoções,
compartilhar responsabilidades, problemas e glórias.
Ser coerente na relação discurso X prática. O sentimento de justiça é criado quando há o
máximo de coerência entre discurso e ação. Incoerente, uma vez ou outra, todos
nós somos, afinal é muito difícil ter uma conduta o tempo todo excepcional, ser
certinho em tudo. Mas, integridade e coragem são práticas diárias. O líder é o
maior exemplo e suas condutas são o reflexo de outras, ele é o grande
harmonizador ou conturbador do ambiente. A responsabilidade é grande e não
adianta querer tirar o corpo fora, porque no final os resultados serão cobrados
de você, mas se sua equipe tem o sentimento de justiça em relação a sua
conduta, mesmo nas decisões mais complicadas e impopulares ela, em sua maioria,
o apoiará. Perca tudo, menos a confiança e o respeito de sua equipe.
Criar um sentimento de causa. Muitas organizações sem fins lucrativos chegam a
excelência em administração de custos, desperdício zero ou administração do
tempo. Muitas equipes esportivas extraem o melhor de cada atleta e atingem
grandes conquistas. Por quê? Porque existe o sentimento de causa. A conquista
de uma medalha, de um título, de um recorde, a ajuda humanitária, entre outros
fatores. Na empresa existe a cultura capital e trabalho, mas será que não é
possível demonstrar a nossa equipe o algo mais. Empresas de telecomunicações
aproximam pessoas, as de entretenimento realizam sonhos, construtoras constroem
o seu lar, academias colaboram com a sua saúde e auto-estima, a lista é longa,
mas o que quero dizer é que precisamos sempre trabalhar este pensamento com
nossos colaboradores. Não é somente a remuneração que atraem e retêm os
talentos, é a capacidade de desafiar, criar oportunidades e o sentimento de
causa que criam grandes equipes.
Não existe uma grande equipe sem um grande líder
e tão importante quanto o destino final é a forma como é conduzida a jornada,
vencendo obstáculos, superando tormentas, celebrando conquistas, sempre com um
rumo certo a seguir e a certeza de uma grande chegada.
Por Paulo Araújo