A gestão competitiva visa
conquistar os clientes e não apenas transformar mercadorias ou serviços em
dinheiro. Vivemos em plena "era do cliente" e de concorrentes por todos os
lados. Para serem bem sucedidos, os empreendedores têm de "rebolar" para
atender os consumidores.
Marketing é a ciência que pode ajudar as
empresas a planejarem para atingir o seu mercado com maior eficiência e
eficácia. A essência do marketing é a adaptação da empresa ao meio ambiente, é
orientar as ações comerciais pelo mercado. A observação e a pesquisa informal
(conversando com o público-alvo) e formal (desenvolvida com a ajuda de
profissionais de marketing) constituem a base para a atuação no mercado com
sucesso.
O ponto de partida do marketing é a formatação
de um produto ou serviço de qualidade, que caia na graça do público-alvo. Este
terá que obrigatoriamente satisfazer as necessidades e expectativas dos
clientes. Em todos os momentos, os clientes julgam os produtos e serviços
prestados, sendo assim, é preciso que os produtos tenham a ver com o perfil da
clientela.
A seguir, vem a precificação, que na maioria das
vezes constitui um fator considerável na decisão de compra. O preço precisa ser
compatível com a percepção de valor dos clientes, deve estar consoante com a
oferta dos concorrentes e ao mesmo tempo cobrir os custos de fabricação ou
aquisição.
Em geral, quando dois ou mais concorrentes
oferecem produtos equivalentes, o consumidor fica com o de preço mais baixo.
Ser um ótimo produto e ter preços competitivos não basta, é preciso também
estabelecer um canal de distribuição, e se for uma empresa varejista, situar-se
em um bom ponto-de-venda para ser encontrada com facilidade.
E, para que o mercado fique sabendo de todas
essas qualidades, é necessário divulgá-las fazendo propaganda. Engana-se quem
pensa que marketing e propaganda são sinônimos. A propaganda no marketing pode
ser comparada à ponta de um iceberg - é a parte mais visível e"badalada",
porém, como já abordado até aqui, muitos outros requisitos formam a proposta
total.
A boa propaganda não é a mais cara, e sim a que
fala a mesma linguagem do público a qual se destina, utilizando meios adequados
ao seu perfil. Sem esquecer, é claro, de rechear a proposta com diferenciais
valorizados pela clientela e desejáveis conveniências, tais como
tele-entrega,tele-busca, montagem, manutenção, garantias, serviço de pós-venda
e as mais variadas formas de pagamento.
Uma empresa tem a cara de seus funcionários e
colaboradores. Esta imagem é a soma de tudo que foi exposto e muito mais. A
satisfação dos clientes depende da satisfação de quem trabalha no
empreendimento. O profissionalismo e comprometimento dos funcionários é fator
decisivo para o sucesso empresarial.
Em uma boa gestão, os colaboradores são respeitados,
capacitados e participam de um ambiente de trabalho agradável e motivador. Se
há algo errado nessa área, os clientes percebem ou, no mínimo, sentem o clima.
Afinal, ainda que o empreendedor cultive o hábito de estar próximo dos clientes
pessoalmente, são os funcionários que lidam diretamente com eles, por isso que
são a cara do negócio. Clientes satisfeitos voltam sempre e recomendam a
empresa aos amigos.
A partir desses conhecimentos, analise os pontos
fortes e fracos de sua empresa e busque uma orientação pelo mercado. Sucesso!
Por Soeli
de Oliveira