Conceitualmente, promoção de
vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam
aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de
tempo determinado. Ela está praticamente ao alcance de qualquer empresa,
independente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na
maioria dos casos não depende de grandes investimentos.
O objetivo principal das promoções de vendas é
aumentar o nível de faturamento da empresa. Mas isto não quer dizer que não
possa atender a outras necessidades do negócio como, por exemplo: desovar
estoques, acelerar as vendas de produtos de curto prazo de validade, conquistar
mais espaço nos pontos de vendas, promover a experimentação de novos produtos
ou serviços, atualizar/ampliar o cadastro de clientes.
Infelizmente, muitos empresários, ainda
relacionam a promoção de vendas com baixar preços. Porém, baixar preço é apenas
um dos diversos tipos de promoção de vendas. O simples fato de mover produtos
do fundo da loja e montar uma ilha no centro do salão de vendas ou ponta de
gôndola, com o mesmo preço, já estará promovendo o produto e certamente
resultará em aumento nas vendas.
Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve
proporcionar ao consumidor um benefício concreto e suplementar,
sensibilizando-o para concretizar a compra.
Algumas sugestões de promoção de vendas:
Preço x Quantidade: Preço x Exemplo 1unidade =
R$ 10,00, 2 unidades = R$ 9,00, 3 unidades = R$ 8,00.
Pacote de Preços Promocionais: Pacote. Exemplo:
Calça + camisa + gravata = R$ 99,99.
Promoção Combinada: Duas ou mais marcas/empresas
juntas; Exemplo: Lojas & CIA promovendo celular Nokia.
Promoção Cruzada: Exemplo: Anúncio da Brastemp
sugerindo o sabão em pó OMO;
Concurso Cultural: Exemplo: a melhor frase
ganha...;
Esportivas - vinculadas a eventos esportivos:
Exemplos: Copa do mundo, olimpíadas, grenal. Responda: qual o placar do jogo?
Festival de Ofertas: Exemplo: Semana das
toalhas, quinzena do Jeans... .
Jogos da Sorte: Exemplo: Compre e gire a roleta,
escolha uma carta, pescaria.
Horário Alternativo: Exemplo: Abriremos neste
domingo.
Internet: Exemplo: Imprima o cupom de desconto.
Faça seu cadastro e receba nossos lançamentos e novidades. Envio de newsletter
eletrônico.
Forma de Pagamento: Exemplo: Bicicleta infantil
em 12x sem juros;
Serviços adicionais: Exemplo: troque o óleo e
ganhe uma lavagem. Corte de cabelo + pintura + escova = serviço de manicure.
Show Room: Exemplos: Quiosque na praia, na
serra, em eventos...
Velho x Novo: Exemplo: Seu celular antigo vale
R$ 40,00 na troca por um novo.
Combate a Pirataria: Exemplo: Traga um DVD usado
+ R$ 2,00 = 1 locação.
Toda promoção deve ser comunicada ao
público-alvo. Uma excelente promoção pode não ter sucesso pela ineficiência de
sua divulgação.
A regra "quanto maior o investimento melhor
é o retorno" não é tão verdadeira quando se trata de promoção de vendas.
Muitas promoções caríssimas não obtiveram sucesso, devido a sua complexidade ou
até mesmo pela falta de adequação com a cultura local. Por outro lado, a
simplicidade e a perfeita sintonia com as motivações comuns do público sempre
estão presentes nas promoções bem-sucedidas.
Para as pequenas empresas, o mais importante
meio de comunicação da Promoção de Vendas é o Ponto de Venda (PDV), portanto se
o empresário tiver pouca disponibilidade para investir, deverá concentrar os
gastos na comunicação interna e na faixada do estabelecimento. Neste caso
poderá colocar cartazes, faixas, banners e displays. Se a técnica escolhida for
um sorteio, deverá colocar bem à vista o prêmio e onde os participantes devem
colocar os cupons. Havendo recursos, contrate empresas que possuam experiência
na criação e veiculação de campanhas para o perfil do seu público e de seu
mercado, utilizando as diversas mídias disponíveis, desde as tradicionais até
as alternativas.
Antes do lançamento da promoção, não se esqueça
de criar uma forma de mensurar os resultados. Estas informações serão valiosas
para tomada de decisões no futuro.
O varejo vive de promoções. Comece logo a
planejar o seu calendário promocional. Mas atenção, não se deve prolongar uma
campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao
produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados.
Por Soeli
de Oliveira