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Não Seja Meia-Boca


Publicada em 24/12/2017 às 09:00h 

Você nasce sem pedir e morre sem querer, então trate de aproveitar bem o intervalo.

Pensando assim dá até vontade de fazer o melhor e curtir ao máximo nossa curta vida terrestre. Portanto esqueça a terrível ideia de deixar para amanhã o que pode ser feito hoje, arregace as mangas e faça o seu melhor agora, hoje, pois é isso o que verdadeiramente conta. Fuja correndo da impressão de ser meia-boca, ou seja, aquela pessoa que para ela tudo está bom e quer mesmo é que o mundo acabe em barranco para morrer encostada. Você não quer ser confundido com um cara meia-boca, quer? Para que isso nunca aconteça basta prestar bastante atenção nas dicas abaixo. 


Cumpra o prometido. Todo meia-boca nunca ou quase nunca cumpre o que prometeu. O que é frustrante para quem recebeu a promessa e que pode gerar uma péssima imagem de sua palavra. Não dá para fazer? Tudo bem, mas não prometa que dá. Aprenda a dizer não. Super-homem ou mulher-maravilha são personagens que só funcionam no mundo da ficção. 


Vá até o fim. Começou? Termine. Nada de deixar as coisas mal-feitas ou inacabadas. Também não é aconselhável colocar terceiros na história e complicar ainda mais o enredo. Aprenda a delegar, confiar na equipe e estimular para que o objetivo seja atingido. Evite acúmulo de tarefas e nunca deixe histórias com finais indefinidos. 


Almeje a excelência. Meias-boca detestam a excelência. Costumar rotular os excelentes de "pessoas certinhas ou extremamente exigentes". Melhor rotulado por fazer bem do que por fazer tudo mal. Já que não tem jeito e a tarefa tem que ser feita, escolha o Método do Capricho. Você o aprendeu lá nos tempos da escola primária onde a professora sempre falava: - Caprichem, crianças! E como toda criança nada mais é do que um ser humano mais crescidinho e experiente já deu para aprender a lição. Trate de caprichar! Fazer o melhor que se pode, não o que é simplesmente o possível. Evite as palavrinhas: não sei, não posso, não consigo. Elas acabam com qualquer carreira. 


Deixe a preguiça de lado. Eu sei que não é fácil e tem horas que dá vontade de jogar tudo para o alto. A preguiça atrapalha e só de pensar já ficamos cansados. Mas pense na satisfação de algo terminado e bem-feito. A consciência tranquila, o respeito e admiração dos colegas ou a satisfação de um cliente. É só pensar assim e dizer bem alto para si mesmo: - Xô, preguiça! Você vai ver como ela vai embora. Brincadeiras à parte, não deixa a preguiça atrapalhar o seu trabalho. Tá cansado? Pare um pouco, vai fazer outra coisa, dê uma volta, pratique exercícios que logo a inspiração retorna. 


Evite a omissão. Nada pior do que pessoas que se omitem de resultados, fogem de responsabilidades e sempre dão um jeitinho de tirar o corpo fora. Usando uma linguagem futebolística companheiro, digo: - Não fuja das divididas! O confronto, um contato um pouco mais forte faz parte do jogo. Tudo é problema de todos, tudo é interdependente. O que estiver ao seu alcance faça. Não fuja do jogo porque o banco de reservas fica bem ali próximo do gramado. 


Não tema críticas. Errou e daí? Já diria o ex-Big Brother Bambam: - Faz parte! Não seja tolo o suficiente para ficar esperando só elogios, porque nem sempre eles virão. É quase uma raridade no mundo organizacional. Porém as críticas sempre estão presentes. Sempre vai ter alguém para dizer que está errado, que não era bem assim e agradar a todos é uma grande utopia. O diferencial dos vencedores é que sabem lidar com as críticas, não se deixam abater ou dão logo a volta por cima. Tente tirar o máximo proveito de situações indesejadas e aprenda a lidar com comentários maldosos ou negativos. 


Agindo assim você passa longe de ser confundido com um profissional meia-boca, daqueles que pouco agregam, mas que sempre esbarramos pelo nosso caminho. Seja o maior exemplo de que vale a pena construir uma imagem de profissionalismo e competência na sua carreira.

 

Sua empresa, comunidade, fornecedores e clientes vão adorar.

 


Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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