Vendas é uma profissão
estimulante!
Exige boa comunicação, conhecimento técnico,
persistência, dedicação e é um prato cheio para quem gosta de fugir de tarefas
rotineiras.
Mas vendas está longe de ser algo fácil de fazer
e é preciso ficar de olho em alguns pontos para obter sucesso e realização
nesta profissão. Vamos a eles:
Acreditar no produto que vende. Você compraria os produtos que vende? Você confia na
empresa fornecedora, na qualidade, na assistência técnica, enfim; você é o
maior fã do seu produto? A venda começa em você e seus resultados serão
melhores ou piores a partir do momento em que você tem consciência do quanto
gosta do seu produto.
Seja engajado. O seu comprometimento não deve ser só com as metas a
serem batidas, mas também em conhecer tecnicamente o que seu produto faz. Quais
sãos seus benefícios? Ela ajuda o cliente em quê? Como o cliente pode obter os
melhores resultados ao comprar de você? A venda não termina na entrega do
pedido. Vendas é relacionamento e quanto mais você conhecer e repassar os
benefícios do seu produto ao comprador melhor e mais duradoura será a sua
relação.
Postura comercial é diferente da postura pessoal. Vendedores cometem erros gigantescos ao agir
durante a apresentação ou negociação do seu produto como se fossem amigos
íntimos do cliente. Amizade ajuda a vender, mas sozinha não vende! Cuidado com
o vocabulário, atenção ao que é ético ou não e demonstre interesse genuíno em
ajudar. Sua reputação é seu maior patrimônio, trate de cuidar bem desse
tesouro.
Excelentes vendedores não se preocupam com a
comissão. Esqueça a comissão e
pense em como resolver o problema do seu cliente. A dica é bem simples:
vendedor bom é aquele que entende que o problema do seu cliente é problema seu
também! O cliente quer se sentir amparado e ter o máximo de certeza possível de
que fez a compra correta, com a pessoa certa.
Cliente bom é aquele que indica. As pessoas só indicam o que gostam e no que confiam.
Confiança é a palavra chave. E confiança se adquire com ações, não com
palavras. Antes de comprar um produto ou serviço, o cliente compra de você. Sua
credibilidade, comportamento, alto astral, enfim atributos pessoais que podem
ser desenvolvidos e que fazem toda a diferença no processo de decisão.
Vendas é uma profissão! Não uma etapa de transição enquanto não se consegue
algo melhor. De nada adianta técnicas de vendas, sistemas de CRM ou softwares de
gestão se você ainda não acredita, não gosta ou não coloca um sorriso no rosto
ao ir para o seu trabalho. Não usufrui da informação disponível e faz tudo
sempre do mesmo jeito esperando resultados diferentes.
Em vendas VOCÊ deve ser o seu maior cliente!
Por Paulo Araújo