Encaminhamento
será feito pelo site Emprega Brasil
Para
encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador precisa agendar o comparecimento
a um posto de atendimento do Sine, preencher um formulário e entregar a
documentação. O atendimento leva aproximadamente 15 minutos. Apenas depois de
comparecer ao Sine, começa a contar o prazo de 30 dias para recebimento do
benefício.
Com
a mudança, a partir de 21 de novembro, assim que receber a documentação para
encaminhar o Seguro-Desemprego, o trabalhador poderá fazer o pedido
imediatamente pela internet, por onde ele já irá preencher o formulário que
hoje é respondido no Sine. O prazo de 30 dias para receber o benefício começará
a contar a partir deste momento.
O
trabalhador ainda precisará comparecer a uma agência do Sine pessoalmente
(procedimento necessário para evitar fraudes). Mas o atendimento deve ser mais
rápido já que a parte mais demorada dos atendimentos presenciais é o
preenchimento cadastral que já terá sido feito pelo computador.
Como vai funcionar
.
O encaminhamento do Seguro-Desemprego será feito pelo site Emprega Brasil, no
endereço: https://empregabrasil.mte.gov.br/.
.
Para ter acesso aos serviços do Emprega Brasil, a primeira coisa que o
trabalhador precisa fazer é se cadastrar no site:
.
Ao clicar em "Cadastrar" abrirá a tela do cidadão.br, a ferramenta de
autenticação do trabalhador no site:
Será
necessário informar dados pessoais (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe,
estado de nascimento (se for nascido no exterior, a opção será "Não sou
brasileiro"). Essas informações serão validadas no Cadastro Nacional de
Informações Sociais (Cnis). Caso estejam corretas, o trabalhador será
direcionado a responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico
laboral. Por isso, é importante ter em mãos a Carteira de Trabalho física. É
preciso acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Em seguida, o trabalhador
receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso.
Caso
o usuário não consiga acertar as respostas, terá de aguardar 24 horas para uma
nova tentativa ou entrar em contato com a central 135 do INSS para auxílio.
.
Ao finalizar o cadastro, o trabalhador terá acesso aos serviços do Emprega
Brasil. Uma das opções será "Solicitar Seguro-Desemprego".
.
Será necessário preencher um cadastro com informações pessoais e profissionais,
o mesmo que era preenchido anteriormente nos postos do Sine.
O
cadastro está dividido em oito páginas com informações pessoais, profissionais,
acadêmicas, vagas de emprego e cursos de qualificação disponíveis.
Ao
finalizar o preenchimento de cada página, o próprio programa direciona o
trabalhador automaticamente para a página seguinte:
.
Uma das páginas permite ao trabalhador colocar informações sobre sua
qualificação acadêmica e profissional, dados importantes para que o programa
busque vagas de emprego disponíveis na área do trabalhador:
. As vagas de emprego são relacionadas
automaticamente pelo programa:
O agendamento para as vagas de emprego é muito
simples e intuitivo:
.
O trabalhador tem ainda a opção de se inscrever em cursos de qualificação:
.
Ao final, basta confirmar o interesse em solicitar o benefício do
Seguro-Desemprego:
Aí,
é só agendar o atendimento presencial para confirmar o cadastro e aguardar a
liberação das parcelas, o que deve ocorrer 30 dias após o preenchimento do
documento pela internet.
Se
a data para o atendimento presencial ultrapassar o prazo de 30 dias, a emissão
da parcela ocorrerá na semana seguinte ao atendimento.
Fonte:
Ministério do Trabalho/Assessoria de Imprensa