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Feliz, no RS, passa a contar com serviço de emissão de carteira de trabalho. A
medida deve ajudar trabalhadores que antes precisavam se deslocar para cidades
vizinhas às suas de modo a obter o documento. Os acordos de cooperação que
possibilitarão esse serviço foram assinados em dezembro/2017 com a prefeitura.
A expectativa é de que em 15 dias sejam iniciados os atendimentos.
O
superintendente regional do Trabalho de Minas Gerais, João Carlos Gontijo de
Amorim, explica que o objetivo desses acordos de cooperação é facilitar o
acesso dos trabalhadores aos documentos e melhorar o atendimento. "A medida vai
beneficiar os trabalhadores de todas essas regiões, não apenas dos municípios
que contarão com o novo serviço", avalia.
Para
solicitar a primeira via da carteira de trabalho são necessários os seguintes
documentos: CPF; comprovante de residência; carteira de identidade e certidão
de nascimento ou casamento.
Quem
já fez o documento e precisa da segunda via deve ter em mãos a carteira
anterior ou boletim de ocorrência (em caso de furto, perda ou roubo), um
documento que comprove o número e a série da carteira anterior (pode ser o
Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, o Requerimento de Seguro Desemprego,
o extrato do FGTS ou o espelho do PIS ativo na Caixa), CPF, comprovante de
residência, carteira de identidade e certidão de nascimento ou casamento.
A
foto é feita na hora. Todos os documentos devem ser originais ou cópias legíveis
autenticadas em cartório.
Fonte:
Ministério do Trabalho
/Assessoria
de Imprensa