O atendimento ao cliente é o
calcanhar de Aquiles de muitas empresas.
Enquanto a empresa for de pequeno porte e
principalmente quando esta iniciando, muito cuidado para não cair na tentação
de escolher colaboradores por sua baixa pretensão salarial. A melhor ferramenta
para aumentar as suas vendas são vendedores bem preparados. A venda começa bem
antes da venda, na seleção das pessoas que irão trabalhar com você. O fator
isolado mais importante para o sucesso dos negócios é a seleção das pessoas.
Colocar as pessoas certas nos lugares certos. Como a pequena empresa tem poucos
colaboradores à dependência do bom desempenho de cada um para o resultado é
fundamental. Exemplificando, se você tem cem colaboradores, teoricamente para
alcançar cem por cento do resultado precisa que cada um colabore com 1%, já se
tiver apenas dois funcionários seu sucesso dependerá em 50% de cada um.
Segundo a Lei de Pareto, conhecida também como a
Lei 80/20, oitenta por cento das vendas no mundo dos negócios são realizadas
por vinte por cento dos vendedores e o restante dos 20% das vendas são fruto do
trabalho de 80% por cento dos vendedores. Pesquisas realizadas no varejo
americano revelam que vendedores bem preparados e que gostem do que fazem
vendem até sete vezes mais do que o vendedor comum, o que confirma a sabedoria
popular de que "o barato sai caro".
A sua equipe é ou esta vendedora?
O porquê desta pergunta é muito simples. O
coração da empresa são as vendas. Nada acontece na empresa enquanto não tiver
um pedido de cliente. A venda é a engrenagem que move todas as demais. Ela é o
ponto de partida que põe toda a empresa em movimento. A função de atendimento
tem sido a porta de entrada no mercado de trabalho para muitos jovens. Os
mesmos compensam a falta de experiência, com um dos principais ingredientes das
relações humanas que é o otimismo diante da vida que se expressa pela simpatia
e pelo sorriso.
Num mundo globalizado em que as mercadorias e
preços são cada vez mais semelhantes o bom atendimento faz toda a diferença.
Por isso a função de atendente deixou a muito tempo de ser o ritual de
iniciação na vida corporativa requerendo cada vez mais profissionalização.
Você, dono de um negócio próprio, está preparado
para selecionar colaboradores para área chave do atendimento? Empresa que não
retém clientes tem vida curta, o sucesso de qualquer negócio depende da
habilidade de atrair, conquistar e manter clientes. Se não sabe selecionar as
pessoas certas, busque ajuda com quem sabe, pois sem isso o seu sonho de
sucesso nos negócios poderá virar um pesadelo.
E, você candidato a uma vaga na área de
atendimento, esta preparado para trabalhar nesta nobre função? Hoje não basta
conhecer os produtos e serviços. Primeiro você precisa vender a credibilidade
sua e a de sua empresa. Em seguida mais do que as características dos produtos
você precisa vender sonhos. Precisa focar as necessidades dos seus clientes. É
preciso dar permanente resposta a pergunta que não quer calar dentro de cada
cliente: "O que eu ganho com isso?".
Venda os benefícios e não as características dos
seus produtos e serviços. Seja doutor em seus produtos, saiba principalmente o
que ele faz por seus clientes.
O contato de atendimento deve ser cada vez mais
personalizado. Antes de vender é preciso "entender para atender", o
que se faz perguntando e sabendo ouvir. Muitas vendas e clientes são perdidas
porque os vendedores não sabem ouvir, ignoram a lógica da anatomia humana de
que temos dois ouvidos e apenas uma boca, o que sugere que devemos ouvir duas
vezes mais do que falamos.
A excelência do atendimento não tem nada a ver
com vendedores que grudam nos clientes, tirando-lhes a liberdade. A comunicação
torna-se mais eficiente e eficaz quando utilizamos os cinco sentidos (visão,
audição, tato, olfato e gustação). É preciso levar os clientes a querer
explorar os produtos e suas funcionalidades. Nada convence tão rápido o cliente
das vantagens e benefícios de uma proposta como a sua experimentação.
Vivemos a era dos clientes informados e
exigentes, que buscam mais do que satisfazer suas necessidades e desejos,
querem experiências, emoções, anseiam pelo reconhecimento de sua importância,
querem ser tratados como únicos. E merecem, porque embora nem sempre tendo
razão, são a razão de ser de qualquer negócio.
Por Soeli
de Oliveira