E se o
cliente disser: - Eu já tenho o meu fornecedor?
O que fazer?
Algumas dicas para você não perder a vendas e ganhar um novo cliente.
1.
Pergunte quanto tempo está com o fornecedor atual e o que gosta nele. Jamais critique ou fale mal da concorrência.
Descubra quais são os pontos fortes deste concorrente e em seguida coloque os
pontos em que sua empresa é imbatível. Enfatize aquilo que você sabe que é
melhor. Mostre as diferenças do seu produto e atendimento e foque sempre as
razões do cliente. O cliente compra pelas razões dele, não pelas nossas!
2. Pergunte quanto tempo ficou com o fornecedor
anterior ao atual. Antes deste
fornecedor ele tinha outro? Ficou durante quanto tempo? Provavelmente ele já
teve que trocar ou procurar um novo fornecedor. Além disso, deixe claro que
você não deseja que ele troque de fornecedor, mas sim que tenha mais um bom
fornecedor à sua disposição.
3. Peça para experimentar. Tenha fé no seu taco e fale com toda a convicção do
mundo: - Experimente! Faça um pedido teste. Compare com os da concorrência. O
cliente gosta de comprar de quem acredita no que vende.
Demonstre conhecimento técnico e mais do que
nunca deixe claro que ficar na mão de poucos fornecedores é sempre um risco
para o seu cliente. No decorrer do tempo o desempenho do seu produto e do seu
atendimento fará com que os pedidos aumentem consideravelmente.
Por Paulo Araújo