Com o fortalecimento
de criativas ações na área de marketing e, significativos estudos sobre o
perfil do consumidor, gradativamente, o cliente passou a receber maior atenção,
cordialidade e valorização. O dia 15 de setembro é um momento de entender, que
o "Dia do Cliente" é fundamental, para a continuidade de um negócio. Um momento
para perceber, o quanto a mudança no comportamento do consumidor, passa por
alterações, partindo de uma ação centrada nos vendedores, para uma atuação
centrada nos compradores e, como resultado, o compromisso de intensificar
esforços para compreender como conquistar o cliente. Observe a seguir, como
estimular a proeminência do desejo de encantar com empatia, respeito,
comprometimento e profissionalismo.
Reconhecer os
objetivos de compra - Conhecer o comportamento do consumidor é um processo em
evolução. Entender os objetivos de compra possibilita exercitar a abordagem,
além de gerar importante aprendizado sobre o perfil do consumidor. Note que
alguns clientes apresentam como objetivo de compra, a aquisição de um automóvel
por necessidade de deslocamento, entretanto, outras pessoas realizam a compra
de um automóvel por status. Abordar o consumidor com expressões tipo: "Fala
patrão! E aí tio! Manda meu chefe!", além de demonstrar falta de
profissionalismo, expõe nítido despreparo para o atendimento comercial. Perceba
na prática, se durante sua abordagem comercial, o cliente demonstra atenção e
interesse. Note, se sua abordagem, desperta atenção do consumidor, em ouvir
suas argumentações. Lembre-se, reconhecer os reais objetivos da compra, são
ingredientes essenciais para um profissional de vendas, que deseja fazer algo a
mais, para encantar o cliente e permitir uma maior fidelização.
Fazer a diferença no
serviço oferecido - No café da manhã de um hotel, a funcionária ao realizar a
reposição dos alimentos disse: "Como pode! Essas pessoas parecem estar vazias
por dentro. Em não dou conta de tanto repor os alimentos. Elas comem demais!" E
eu, sentado, ouvindo tudo aquilo. Esta funcionária do hotel esqueceu que eu,
também era um hóspede? A prestação de serviço é complexa, pois conta, com a
participação do cliente, para que na prática aconteça. Esse desenvolvimento
entre prestador de serviço e cliente também é uma grande oportunidade para
encantar e fazer a diferença. Por ano, dispomos de 12 meses, 365 dias, 8.760
horas, para oferecer algo a mais no atendimento. E quantas pessoas desperdiçam
as oportunidades? O treinamento constante é uma importante ferramenta para
fazer a diferença no serviço oferecido. Prepare os profissionais da sua
empresa, possibilitando que conheçam os processos e procedimentos que envolvem
a prestação de serviço. Equipes treinadas, que entendem a funcionalidade da
empresa, estão mais preparadas para lidar com situações diversas e
imprevisíveis, que envolvem a execução de um serviço. Aproveite ao máximo as
oportunidades para fazer a diferença.
Observe
que interessante definição, para valorizar ainda mais o Dia do Cliente: "o meu
desafio como gestor de negócios é o de jamais levar stress para o cliente".
Quantas empresas ao contrário de encantar, assustam com um péssimo atendimento.
Você conhece alguma empresa assim? Quantos recomendariam seus serviços para
outras pessoas? Qual será o comentário do comprador ao desligar o telefone após
falar com sua empresa? Profissionais preocupados, com satisfação de seus
clientes oferecerem algo a mais. Por meio da missão, visão e valores, buscam
demonstrar na prática, compromisso com o comprometimento, comodidade,
profissionalismo e vontade de fazer a diferença.?
Por Dalmir
SantAnna