Todos
querem crescer na vida, mas quando se fala em assumir novas responsabilidades
muitos profissionais temem suas consequências. Não tema essa nova fase de sua
vida. Veja alguns pontos que irão lhe ajudar no momento de transição:
Não tema riscos. O risco pode ser administrado. Em um primeiro instante
o novo desafio pode parecer ambicioso demais ou fora de sua capacidade técnica,
mas dê tempo ao tempo, pois sempre existe a fase de adaptação.
Aprenda a lidar com a pressão. A tendência não é a pressão diminuir, mas sim
aumentar. A concorrência é forte, liderar pessoas não é fácil, além dos famosos
fatores políticos e externos. A pressão é algo que estimula a atingir novos
resultados, mas cuidado com o seu excesso.
Conquiste o respeito da equipe. Ao assumir uma nova função deixe claro que você veio
para ajudar e ser ajudado. Prove seu valor com naturalidade e aprenda tudo o
que puder o mais rápido o possível. Mesmo que você tenha de impor mudanças
drásticas faça isso sempre explicando o porquê e comunicando com transparência
as razões de determinadas atitudes.
Desenvolva as pessoas. Liderar é desenvolver e educar pessoas. Mostre que
existem formas de crescer na empresa e que você está disposto a ajudar a todos
que mostrarem seu valor. Investimento em pessoas é um forte componente
motivacional. Deixe as pessoas demonstrarem suas competências.
Prepare sucessores. Esteja atento a atitudes e ao trabalho de outras
pessoas que podem vir a substituí-lo. Descentralize atividades e deixe sempre
alguém preparado para a sua função.
Aprenda a lidar com as pessoas. É a capacidade de lidar com pessoas que determina o
sucesso ou fracasso da sua carreira. O que move sua empresa, o que traz lucro e
inovação são as pessoas. Elas são a razão de tudo. Ponto.
Assumir novas responsabilidades implica em
aprimorar competências e não temer novos desafios. Uma jornada que será muito
estimulante na sua carreira.
Por Paulo Araújo.