Promover
um indivíduo à posição de comando e esperar retorno de curto prazo faz parte de
mentalidade mais extrativista do que cultivadora. Se as empresas compreendessem
a importância dos líderes na formação de equipes e para o alcance dos objetivos
organizacionais, investiriam muito mais no recrutamento, seleção, integração,
formação e motivação deles. Não é de se admirar que existam tantos chefes
voltados para a manutenção dos seus empregos e tão poucos líderes voltados para
resultados.
A
sociedade evoluiu e está mais escolada e democratizada. O capataz de ontem, que
comandava a "peonada", não serve mais. A posição de comando está mais complexa
e sofisticada. Requer muito mais do que uma motivação acima da média. Exige uma
visão sistêmica orientada para resultados. Para compreendermos a evolução do
papel do líder na sociedade atual, vejamos algumas das suas características
comportamentais e técnicas de ontem e de hoje.
O líder
de ontem era aquele que:
§
exercia poder sobre os subordinados;
§
impunha a sua vontade;
§
procurava manter os subordinados sob
dependência constante;
§
colocava a empresa à frente do
bem-estar dos seus membros, pois ele se interessava apenas pelos resultados;
§
quando era necessário pressionar,
dizia que a decisão fora tomada pelos níveis superiores da organização e que
outras opções não eram possíveis;
§
era omisso no desenvolvimento das
tarefas;
§
desconhecia a importância de dar
feedback;
§
não fornecia os recursos necessários
e tecia raros comentários sobre as atividades dos membros do grupo à medida que
era interrogado.
O líder
contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade de influenciar pessoas para
trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados como
sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade, objetividade
e assertividade.
O líder
de hoje é aquele que:
§
tem paixão pelo que faz;
§
é focado nas pessoas;
§
é efetivo na sua comunicação com o
grupo;
§
é movido a desafios;
§
é visionário. Sabe aonde quer chegar;
§
investe no desenvolvimento dos
futuros líderes;
§
gerencia com paixão, sentimento e
entusiasmo;
§
sabe conquistar a confiança dos
liderados;
§
recicla-se constantemente para obter
novos conhecimentos e habilidades de liderança;
§
delega responsabilidades de acordo
com a competência de seus liderados;
§
tem controle sobre suas atitudes
diante de problemas inesperados;
§
mostra com segurança o caminho que
sua equipe precisa seguir;
§
cria uma atmosfera de criatividade e
produtividade;
§
busca sempre novas ferramentas para
que o trabalho de sua equipe possa ser mais produtivo.
As
características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades que
precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda empresa e
equipe gostariam de ter.
Por: Soeli de Oliveira