O serviço "Autorizar e Desativar Débito Automático" dentro do e-CAC da
Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB), que, inicialmente, só permitia
ao contribuinte optante pelo SIMEI autorizar o débito automático para pagamento
de tributos, consultar, alterar e desativar autorizações, agora, também possui
uma nova funcionalidade que permite consultar o retorno fornecido pelo banco
nos casos em que o débito agendado não foi efetuado.
Para realizar essa consulta, o contribuinte deve acessar o serviço no sítio
da RFB seguindo o mesmo caminho já utilizado atualmente:
PÁGINA INICIAL > SERVIÇOS PARA O CIDADÃO E PARA A EMPRESA > LISTA DE
SERVIÇOS > PAGAMENTOS E PARCELAMENTOS > PAGAMENTO > AUTORIZAR E
DESATIVAR DÉBITO AUTOMÁTICO
A página seguinte exibirá as opções para acesso via e-CAC com
Certificado Digital ou com Código de Acesso, lembrando que o código de acesso
feito no e-CAC da RFB é diferente do código de acesso utilizado para os
serviços no portal do Simples Nacional.
Após o fornecimento das informações de acesso será exibida a tela
contendo as opções de débito automático registradas pelo contribuinte, onde,
agora, existe o botão "Débitos Não Efetuados" para consulta nos casos em que
algum débito agendado não tenha sido efetuado.
Ao clicar no botão "Débitos não Efetuados" será exibida a tela com as
informações dos motivos de não terem ocorrido os débitos agendados pelo
contribuinte.
Fonte: SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ
GESTOR DO SIMPLES NACIONAL