Conceitualmente, promoção de vendas pode ser definida como um conjunto
de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou
serviço durante um período de tempo determinado. Ela está praticamente ao
alcance de qualquer empresa, independente do ramo de atividade, porte ou
localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes
investimentos.
O objetivo principal das promoções de vendas é aumentar o nível de faturamento
da empresa. Mas isto não quer dizer que não possa atender a outras necessidades
do negócio como, por exemplo: desovar estoques, acelerar as vendas de produtos
de curto prazo de validade, conquistar mais espaço nos pontos de vendas, promover
a experimentação de novos produtos ou serviços, atualizar/ampliar o cadastro de
clientes.
Infelizmente, muitos empresários, ainda relacionam a promoção de vendas com
baixar preços. Porém, baixar preço é apenas um dos diversos tipos de promoção
de vendas. O simples fato de mover produtos do fundo da loja e montar uma ilha
no centro do salão de vendas ou ponta de gôndola, com o mesmo preço, já estará
promovendo o produto e certamente resultará em aumento nas vendas.
Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um
benefício concreto e suplementar, sensibilizando-o para concretizar a compra.
Algumas sugestões de promoção de vendas:
Preço x Quantidade: Preço x Exemplo 1unidade = R$ 10,00, 2 unidades = R$ 9,00,
3 unidades = R$ 8,00.
Pacote de Preços Promocionais: Pacote. Exemplo: Calça + camisa + gravata = R$
99,99.
Promoção Combinada: Duas ou mais marcas/empresas juntas; Exemplo: Lojas &
CIA promovendo celular Nokia.
Promoção Cruzada: Exemplo: Anúncio da Brastemp sugerindo o sabão em pó OMO;
Concurso Cultural: Exemplo: a melhor frase ganha...;
Esportivas - vinculadas a eventos esportivos: Exemplos: Copa do mundo,
olimpíadas, grenal. Responda: qual o placar do jogo?
Festival de Ofertas: Exemplo: Semana das toalhas, quinzena do Jeans... .
Jogos da Sorte: Exemplo: Compre e gire a roleta, escolha uma carta, pescaria.
Horário Alternativo: Exemplo: Abriremos neste domingo.
Internet: Exemplo: Imprima o cupom de desconto. Faça seu cadastro e receba
nossos lançamentos e novidades. Envio de newsletter eletrônico.
Forma de Pagamento: Exemplo: Bicicleta infantil em 12x sem juros;
Serviços adicionais: Exemplo: troque o óleo e ganhe uma lavagem. Corte de
cabelo + pintura + escova = serviço de manicure.
Show Room: Exemplos: Quiosque na praia, na serra, em eventos...
Velho x Novo: Exemplo: Seu celular antigo vale R$ 40,00 na troca por um novo.
Combate a Pirataria: Exemplo: Traga um DVD usado + R$ 2,00 = 1 locação.
Toda promoção deve ser comunicada ao público-alvo. Uma excelente promoção pode
não ter sucesso pela ineficiência de sua divulgação.
A regra "quanto maior o investimento melhor é o retorno" não é tão
verdadeira quando se trata de promoção de vendas. Muitas promoções caríssimas
não obtiveram sucesso, devido a sua complexidade ou até mesmo pela falta de
adequação com a cultura local. Por outro lado, a simplicidade e a perfeita
sintonia com as motivações comuns do público sempre estão presentes nas
promoções bem-sucedidas.
Para as pequenas empresas, o mais importante meio de comunicação da Promoção de
Vendas é o Ponto de Venda (PDV), portanto se o empresário tiver pouca
disponibilidade para investir, deverá concentrar os gastos na comunicação
interna e na faixada do estabelecimento. Neste caso poderá colocar cartazes, faixas,
banners e displays. Se a técnica escolhida for um sorteio, deverá colocar bem à
vista o prêmio e onde os participantes devem colocar os cupons. Havendo
recursos, contrate empresas que possuam experiência na criação e veiculação de
campanhas para o perfil do seu público e de seu mercado, utilizando as diversas
mídias disponíveis, desde as tradicionais até as alternativas.
Antes do lançamento da promoção, não se esqueça de criar uma forma de
mensurar os resultados. Estas informações serão valiosas para tomada de
decisões no futuro.
O varejo vive de promoções. Comece logo a planejar o seu calendário
promocional. Mas atenção, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo,
pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo
o impacto e os resultados.
Por Soeli de Oliveira.