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Para Negociar é preciso saber se comunicar


Publicada em 27/03/2018 às 09:00h 

Saber ouvir é o segredo de uma boa comunicação. Infelizmente poucos negociadores são bons ouvintes e perdem com isto uma boa oportunidade de fazerem melhores negócios. As estatísticas mostram que o ouvinte normal lembra apenas de 50% do que foi comunicado. Seja diferente: ouça agressivamente!


A comunicação nem sempre ocorre como esperamos. Muitas vezes as informações são transmitidas de forma confusa, com omissões ou deturpações de linguagem. Existem barreiras que podem impedir a transmissão das informações de forma correta. Bons negociadores sabem que uma comunicação clara é fundamental para a realização de bons negócios! Os entraves são ruídos que impedem ou prejudicam a boa comunicação entre as pessoas ou grupos.


Os especialistas em comunicação relacionam diversos fatores que interferem ou impedem uma boa comunicação, que são:


- Barreiras físicas. São as interferências oriundas do meio, tais como local barulhento, interrupções geradas pelo telefone ou por outras pessoas.


- As barreiras pessoais e emocionais. Envolvem ideias pré-concebidas, preconceitos, motivação, sentimentos pessoais ou problemas individuais.


- Barreiras semânticas. São problemas de interpretação das palavras, gestos e sinais utilizados, em virtude da cultura e dos conhecimentos dos envolvidos.


- Omissões. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação não são transmitidos, fazendo com que a comunicação não seja completa, ou seu significado não fique claro.


- Distorções. Alterações ou modificações que a mensagem sofre, fazendo com que a comunicação não seja completa ou seu significado não fique claro.


- Sobrecarga. Quando o volume de informações é excessivo.


Além dos fatores relacionados com a comunicação, três outros entraves são apontados como críticos nas negociações:


O Descontrole das Emoções


Para negociar bem, é fundamental controlar as emoções. Uma das principais causas de impasses ou de acordos inadequados é o descontrole emocional.


A Falta de Confiança Mútua


Com desconfiança as negociações são lentas e cautelosas, necessitando de comprovações e garantias. Lembre-se: sem confiança, os acordos alcançados ficam difíceis de ser implementados e mais vulneráveis no futuro!


As Metas Incompatíveis


Quando as metas iniciais de cada negociador estão muito distantes uma da outra, o processo muitas vezes é prejudicado ou nem se inicia.


Dicas para uma boa Comunicação:


- Preocupe-se com o local adequado para negociar;

- Evite que problemas pessoais e ideias preconcebidas influenciem a forma como você escuta o outro negociador;

- Certifique-se de que está entendendo a mensagem que está querendo passar e vice-versa;

- Peça esclarecimentos sobre respostas muito resumidas e pergunte o que não ficou claro;

- Ouça atentamente sem interromper a linha de raciocínio do outro. A interrupção além de indicar falta de educação impede um precioso fluxo de informações;

- Fique atento à comunicação não-verbal. Observe se o que está sendo dito é compatível com a mensagem que o corpo do outro negociador está enviando.


Por Soeli de Oliveira.






Sobre o(a) colunista:



Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de Varejo,Vendas, Motivação e Atendimento - E-mail: soeli@sinos.net - Fone: (51) 9674-8677 - Novo Hamburgo – RS.



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