Vamos direto ao ponto, pois o assunto é longo e as laudas são curtas: a
meta hoje é salvar o planeta.
Mas nada de políticas utópicas dessas que enchem os olhos, mas são quase
impossíveis de se praticar, também nem pense em salvar o mundo por meio de
passeatas, grandes movimentos que exigem mobilização de pessoas, pois essas
estratégias causam muito alvoroço e trazem poucos resultados.
Não dá mais para fazer de conta que o assunto não é com você, que o aquecimento
global ou o aumento da miséria não afeta a sua vida ou seus negócios. Afetam e
muito.
O cliente quer saber o que sua empresa está fazendo a respeito do tema
sustentabilidade. E nada de proclamar frases e mais frases como de um belo
poema decorado só para impressionar. O cliente quer resultados!
Sustentabilidade ligação direta com competitividade, redução de custos, aumento
de rentabilidade e a equipe de vendas da sua empresa já está sendo questionada
e cobrada por produtos ecologicamente corretos. A concorrência cada vez mais
vai divulgar a plenos pulmões em suas ações de marketing que comprar deles, e
não de você, é também um bom negócio para o meio-ambiente e para a sociedade.
O planeta está cada vez mais verde e, pelo amor de Deus, entenda que esse novo
cliente não quer esmolas ou atos de caridade. Ele quer um planeta com menos
desigualdade e mais limpo.
Agora chega de conversa fiada e procure o mais rápido possível começar a
implantar em sua empresa um modelo de negócio sustentável. Pesquise e aprenda
com empresas que já utilizam e reutilizam os recursos naturais de um modo mais
racional, economizam energia e usam métodos alternativos, emitem menos gases
tóxicos, tomam cuidados especiais com o lixo e resíduos, tem programas de
preservação da fauna e da flora, são parceiros em projeto sociais e investem
tempo e dinheiro em pesquisas, desenvolvimento e lançamento de produtos e
serviços que não agridem o meio-ambiente, são mais econômicos ou de maior valor
agregado. Esses foram somente alguns exemplos, pois a lista é grande.
O vendedor moderno é aquele que mantêm e aprimora a qualidade do relacionamento
com seus clientes.
Agora ele tem mais um item em sua agenda - aprender a satisfazer um
cliente maior - o planeta Terra.
Por Paulo Araújo.