Imagine a situação: você trabalha em uma concessionária de carros
importados. Entra um sujeito mau vestido, barba por fazer, aparência bem
rudimentar. Fala alto e sempre com gestos exagerados. Ao mesmo tempo entra uma
pessoa bem vestida, cabelos e barba bem cortados, fala mansa e educada, traz em
si um certo "quê" de autoconfiança e gestos sutis e gentis.
Para qual dos dois você prefere vender? Ou de qual dos dois você prefere
comprar?
É claro que conhecemos casos e mais casos de pessoas simples e com uma imagem
pessoal digamos nada adequada, mas com muito dinheiro na conta e pra lá de
idôneas.
Mas também sabemos que, o que nossos olhos vêem infelizmente o cérebro julga e
você como profissional de vendas não pode deixar esses detalhes atrapalharem
sua carreira e seus resultados.
Cuidado com a aparência pessoal. O seu trabalho é o seu grande ganha pão, então
que tal investir um pouco mais em itens como um bom corte de cabelo e o uso de
alguns cosméticos que também podem ajudar? As mulheres estão presentes cada vez
mais em cargos de liderança e os homens devem mudar e tornar a sua presença
mais "digamos", agradável, aos olhos e olfato feminino. Prefira
comprar sapatos e roupas de melhor qualidade, além de ter um caimento melhor no
corpo elas têm um prazo maior de vida.
Atenção ao vocabulário. Procure falar a nossa língua de forma clara. Não estou
sugerindo que fale tudo certinho, afinal na língua falada o importante é se
fazer entender. Nada de gírias, evite palavrões e não queira usar jargões da
moda do público jovem que nada tem a ver com você. Certa vez entrei em uma loja
e o vendedor me cumprimentou assim: - Tudo bem mano? Eu disse: - Nossa! Eu não
sabia que tinha um irmão desconhecido? As piores são quando somos chamados de
tio, irmão, fala véio (essa é de matar qualquer venda) e outras palavras que
nada tem de bonito.
Cuidado com intimidades e brincadeiras. Nada de querer ser amiguinho íntimo de
quem você não é e não coloque as pessoas, sejam amigas ou não, em situações
embaraçosas. Agora com celulares que filmam e batem fotos surgiu uma grande
onda de colocar filmes e fotos em momentos de descontração na Internet só para
"sacanear" as pessoas. O amigo ficou bêbado naquela pescaria? E daí,
o problema é dele. Você não precisa ficar fotografando o sujeito ou filmando
suas trapalhadas e explorar essa situação para se fazer de engraçado. Não procure
arranjar inimizades e problemas de relacionamento onde não se deve.
A sua imagem deve gerar confiança na equipe e no comprador. Confiança é o que
gera venda. Produto é importante, qualidade e assistência técnicas são
importantes, mas confiança é o que vende de verdade. E quem gera esse atributo?
Você vendedor! Nunca se esqueça que além do aspecto técnico do produto é a sua
pessoa que vai influenciar a decisão de compra.
A primeira impressão é a que fica. Eu até concordo que você pode mudar a
primeira impressão, mas é difícil e muito mais complicado. Não perca a
oportunidade de fazer bonito no primeiro contato. Seja gentil, amável e esteja
preparado tecnicamente para tirar as dúvidas do cliente. Concorrente é o que
não falta na praça e todo e qualquer detalhe pode fazer a diferença na hora da
decisão final.
Pode ter certeza que a sua imagem é o seu maior cartão de visita. Pode parecer
preconceito, você pode argumentar que o mais importante é o que você é e não o
que parece ser. Essa discussão é mais filosófica do que prática. O fato é que
uma embalagem bonita sempre atrai mais a atenção no supermercado.
Por Paulo Araújo