Novos
produtos e serviços são lançados diariamente, e a velocidade desses lançamentos
é cada vez maior, permitindo aos consumidores uma ampla possibilidade de
escolha. Essa escolha pode ser por preço, qualidade, marca, ou principalmente
pela novidade em relação aos produtos existentes no mercado.
Nesse
cenário de competição globalizada, as empresas podem ter na inovação um dos
seus alicerces para garantir sua perenidade e crescimento. Cabe ao empresário
reconhecer o potencial e a possibilidade de utilizar a inovação e a
competitividade como parte integrante do seu arsenal competitivo.
Podemos
relacionar como motivadores para que uma empresa se torne competitiva por meio
de inovações:
1.
Quando fazer o que sempre foi feito não for mais
suficiente para gerar resultados;
2.
Quando os clientes não escolherem a sua empresa
entre as preferidas;
3.
Quando os preços são parecidos e a qualidade não é
mais diferenciadora;
4.
Quando a imagem da empresa estiver associada ao
passado;
5.
Quando o curto prazo impedir a formulação de uma
estratégia e uma visão de futuro;
No
contexto atual, o conceito de inovação é abrangente e pode envolver:
O
produto - através da introdução de um bem ou serviço
novo ou significativamente melhorado em suas características ou usos previstos.
O
processo - por meio da implementação de um método de
produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado.
O
marketing - pela introdução de mudanças no composto
mercadológico. Podendo ser por uma mudança significativa na concepção do
produto ou em sua embalagem, no posicionamento do produto, em sua promoção ou
fixação de preços.
Aspectos
organizacionais - envolve a implementação de um novo método
organizacional nas práticas de negócio da empresa, na organização do seu local
de trabalho ou em suas relações com o mercado.
Acrescentar
funções que atraiam os consumidores em busca de comodidade, tais como
simplicidade e conveniência de uso, ou que conquistem aqueles que não estavam
bem servidos pelos seus fornecedores e adotar modelos de negócios não
tradicionais, que se sofisticam com a entrada de novos concorrentes, são
exemplos de estratégias inovadoras que dão bons resultados para que uma empresa
continue competitiva.
Por
Soeli de Oliveira.