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Networking: Construa sua Rede de Relacionamentos


Publicada em 22/04/2018 às 09:00h 

Networking significa rede de relacionamentos e anda de mãos dadas com o sucesso nas vendas. As melhores vendas surgem por meio de indicações de colegas e conhecidos, mas muitos só se lembram de acionar seus contatos somente na hora de buscar uma nova colocação ou naquele último momento para atingir uma meta, o que é um grande erro. O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla e deve ser uma relação ganha-ganha. Vamos ver alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.


1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Os softwares de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Sugiro que tenha no mínimo os seguintes dados dos contatos: nome completo (coloque em destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada), empresa e cargo; telefone comercial e celular, endereço de e-mail, temas de interesse e data de aniversário (somente dia e mês de nascimento). 


2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes e com quem você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os contatos de amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de opções aumenta consideravelmente. 


3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos. Muito de seus contatos pode ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou fornecedores, treinamentos ou ainda em atividades sociais. Não exponha colegas ao ridículo chamando-os por apelidos indesejáveis ou contando situações íntimas. Não crie situações de constrangimento sem necessidade. 


4. Lidere sem medo. Organize encontros, mas lembre-se que é normal algumas pessoas aceitarem ou não o seu convite. Deixe bem claro qual é o seu objetivo em tê-lo como contato e sempre forneça a opção de exclusão do seu banco de dados. 


5. Faça bom uso do e-mail e do MSN. Não perca tempo jogando conversa fora. O envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua demissão e ter inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens em que nada agregam no desenvolvimento das pessoas. 


6. Mantenha um networking saudável:


? na data do aniversário envie uma mensagem curta e escrita por você. Nada de cartões virtuais!


? envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como vendas, marketing e gestão de carreira são sempre bem vindos e servem a todos. 


? quando o contato faz qualquer tipo de solicitação sempre responda. Mesmo que você não possa ajudar ele percebe que você se importa.


? quando houver convites para encontros, almoços ou happy hour procure participar. Nada substitui o contato humano. Dedique um bom tempo para conversar e conhecer gente nova. Na impossibilidade de participar explique para o organizador o motivo da sua ausência.


? promova a troca de livros e revistas entre seus contatos. Tanto na hora da entrega quanto na devolução são bons momentos para uma boa conversa.


? uma excelente opção é dar aulas em faculdades ou trabalhar como facilitador em programas de treinamento. Repassar conhecimentos é uma forma de se tornar uma referência na área de atuação e quem sabe uma futura fonte para jornalistas. 


? outra excelente opção é parar de postergar e fazer aquele curso tão desejado. No mínimo, você vai conhecer gente nova, conviver com pessoas com os mesmos interesses, trocar experiências, conhecer professores e ainda voltar a estudar de uma forma mais sistematizada. 


7. Faça um mapa de seus contatos. Para começar o seu networking já e partir para a ação a primeira coisa a fazer é o seu mapa de contatos. Escreva os nomes das pessoas que podem vir a fazer parte da sua rede. Para facilitar separe os nomes por local ou situação em que você os conheceu. É importante lembrar que o ideal é colocar os nomes de pessoas que você se sinta à vontade para poder enviar um e-mail, fazer um contato telefônico e convites para futuros encontros e atividades sociais. 


Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!


Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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