Networking significa rede de relacionamentos e anda de mãos dadas com o
sucesso nas vendas. As melhores vendas surgem por meio de indicações de colegas
e conhecidos, mas muitos só se lembram de acionar seus contatos somente na hora
de buscar uma nova colocação ou naquele último momento para atingir uma meta, o
que é um grande erro. O networking eficaz é como uma estrada de mão dupla e
deve ser uma relação ganha-ganha. Vamos ver alguns pontos para construir e
fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e ser ajudado.
1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Os softwares de e-mail
com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Sugiro que tenha no
mínimo os seguintes dados dos contatos: nome completo (coloque em destaque o
nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada), empresa e cargo; telefone
comercial e celular, endereço de e-mail, temas de interesse e data de
aniversário (somente dia e mês de nascimento).
2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes e com quem
você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os contatos de amigos de
escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de opções
aumenta consideravelmente.
3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos. Muito de seus contatos pode
ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou fornecedores,
treinamentos ou ainda em atividades sociais. Não exponha colegas ao ridículo
chamando-os por apelidos indesejáveis ou contando situações íntimas. Não crie
situações de constrangimento sem necessidade.
4. Lidere sem medo. Organize encontros, mas lembre-se que é normal algumas
pessoas aceitarem ou não o seu convite. Deixe bem claro qual é o seu objetivo
em tê-lo como contato e sempre forneça a opção de exclusão do seu banco de
dados.
5. Faça bom uso do e-mail e do MSN. Não perca tempo jogando conversa fora. O
envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua demissão e ter
inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens em que nada agregam no
desenvolvimento das pessoas.
6. Mantenha um networking saudável:
? na data do aniversário envie uma mensagem curta e escrita por você.
Nada de cartões virtuais!
? envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como
vendas, marketing e gestão de carreira são sempre bem vindos e servem a todos.
? quando o contato faz qualquer tipo de solicitação sempre responda.
Mesmo que você não possa ajudar ele percebe que você se importa.
? quando houver convites para encontros, almoços ou happy hour procure
participar. Nada substitui o contato humano. Dedique um bom tempo para
conversar e conhecer gente nova. Na impossibilidade de participar explique para
o organizador o motivo da sua ausência.
? promova a troca de livros e revistas entre seus contatos. Tanto na hora
da entrega quanto na devolução são bons momentos para uma boa conversa.
? uma excelente opção é dar aulas em faculdades ou trabalhar como
facilitador em programas de treinamento. Repassar conhecimentos é uma forma de
se tornar uma referência na área de atuação e quem sabe uma futura fonte para
jornalistas.
? outra excelente opção é parar de postergar e fazer aquele curso tão
desejado. No mínimo, você vai conhecer gente nova, conviver com pessoas com os
mesmos interesses, trocar experiências, conhecer professores e ainda voltar a
estudar de uma forma mais sistematizada.
7. Faça um mapa de seus contatos. Para começar o seu networking já e partir
para a ação a primeira coisa a fazer é o seu mapa de contatos. Escreva os nomes
das pessoas que podem vir a fazer parte da sua rede. Para facilitar separe os
nomes por local ou situação em que você os conheceu. É importante lembrar que o
ideal é colocar os nomes de pessoas que você se sinta à vontade para poder
enviar um e-mail, fazer um contato telefônico e convites para futuros encontros
e atividades sociais.
Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!
Por Paulo Araújo