"As pessoas que vencem neste mundo são as que
procuram
as circunstâncias de que precisam
e, quando não as encontram, as criam."
(George Bernard Shaw)
O
entardecer do domingo oferece uma sensação de angústia diante do início de mais
uma semana de trabalho que se avizinha. Você logo imagina o desconforto de
levantar-se cedo e encarar um pesado trânsito - ou transporte público lotado -
até sua empresa, onde reencontrará colegas com os quais mantém um
relacionamento superficial, caixa de entrada cheia e reuniões intermináveis que
parecem não levar a ações concretas.
Um almoço insípido, alguns telefonemas e uma
eventual discussão podem completar uma rotina que se estenderá até a
sexta-feira ou o sábado, quando finalmente a alegria se manifestará com uma
pausa em suas atividades profissionais.
Se você se identifica com o cenário acima é
porque sinais de desmotivação bateram à sua porta. Você se sente desanimado com
tudo, sem notar que animus representa o princípio espiritual da
vida, do latim anima, ou o sopro de vida. Assim,
estar desanimado é estar sem alma, sem espírito, sem vida...
Basicamente, esta situação pode decorrer de um
aspecto interno, a falta de entusiasmo, ou externo, a falta de reconhecimento.
A perda de entusiasmo é um processo endógeno, ou
seja, inerente a você. Ela parte de dentro para fora e pode ser consequência de
diversos fatores. Primeiro, de um trabalho desalinhado com seus propósitos, em
especial missão e visão. Se a sua atividade não guarda sinergia com os
objetivos que você determina para seu futuro, é natural que gradualmente o
interesse se desvaneça, porque você não enxerga sentido no que faz.
Além disso, há que considerar a influência do
ambiente de trabalho - coisas e pessoas. Uma infraestrutura inadequada, formada
por equipamentos ultrapassados, que comprometem um bom desempenho profissional,
associada a um clima de trabalho tenso em virtude de desarmonia com os colegas,
certamente prejudicam seu estado emocional.
Outra variante possível é o que denomino de
"síndrome da cabeça no teto". Isso acontece quando mesmo dispondo de boa
infraestrutura, clima organizacional favorável e atividade sintonizada com seus
objetivos pessoais, a empresa mostra-se pequena para seu potencial. Neste
contexto, você se sente maior do que a estrutura que lhe é oferecida e percebe
que seu crescimento está ou ficará limitado.
Todas estas circunstâncias conduzem a um
crescente desestímulo. A apatia floresce, o desalento toma conta de seu ser e o
entusiasmo se despede. E quando remetemos à raiz grega da palavra entusiasmo,
que significa literalmente "ter Deus dentro de si", compreendemos a importância
de cultivá-lo para alcançar o sucesso pessoal e profissional.
Já a falta de reconhecimento é uma vertente
exógena, ou seja, dada de fora para dentro. Em maior ou menor grau, todas as
pessoas precisam de doses de reconhecimento. Aqueles dotados de uma autoestima
mais elevada conseguem saciar esta necessidade individualmente. Porém, em
especial no mundo corporativo, espera-se que nossos pares, e mais ainda, os
superiores hierárquicos, demonstrem reconhecimento por nossos feitos, seja como
identificação ou por gratidão.
Este reconhecimento pode vir travestido por um
sorriso ou um abraço fraterno, congratulações públicas ou privadas, recompensa
financeira ou promoção de cargo. Mas é fundamental que se demonstre, pois
funciona como combustível a nos mover em direção a novas realizações, maior
empenho e satisfação.
Em regra, note que aplacar os sinais de desmotivação
depende exclusivamente de você. Em princípio, esteja atento para identificar
estes sinais. Em seguida, procure agir para combatê-los. Isso pode significar mudar ou melhorar
o ambiente de trabalho, buscar relações mais amistosas com seus colegas,
alterar sempre que possível sua rotina, perseguir novos desafios, estreitar o
diálogo com seus supervisores. E, num extremo, até mesmo mudar de organização se preciso for planejando sua saída
com consciência e racionalidade.
Por Tom Coelho