O caminho para melhores resultados em vendas Quantas vezes
estamos diante de um profissional de vendas, que enaltece o serviço ou produto
que vende, mas não é capaz de comprá-lo? Certa vez, entrei em uma loja de
eletrodomésticos, para comprar uma máquina de lavar roupas. Fui abordado por um
vendedor, que disse que "as máquinas para serem impecáveis, só faltam
estender e passar as roupas!". Depois de ouvir o vendedor, questionei qual
dos modelos apresentados ele tinha em casa. Para minha surpresa, ele respondeu
que reside sozinho e não possuía máquina de lavar. Você presenciou algo
parecido? Observe nos dois fatores abaixo, como evitar dissabor ao apresentar
uma proposta comercial ou oferecer um produto para um cliente.
Uma estrada de desmotivação e incertezas
Para fortalecer o profissionalismo na área comercial, além da conduta ética, há
a necessidade de um perfil comunicativo, inovador e criativo para desenvolver
as atividades, por meio da cordialidade e do uso da empatia. Existem vendedores
que abandonam a seriedade desta importante profissão, para fazer piadas e
acreditam que estão arrasando! Há vendedores que deixam de mostrar novidades
para seus clientes e justificam que determinada marca possui preço elevado para
o perfil da cliente.
Há profissionais de vendas, que realizam abordagem comercial, frequentemente,
da mesma forma. Caminham em uma estrada de desmotivação e incertezas. Não são
capazes de oferecer outro produto e deixam de explorar que a empresa conta com
expressivo mix de venda. Ao utilizar de exemplos práticos e vivenciais, o
profissional fortalece o compromisso de inovar suas argumentações para os
produtos e serviços, tornando os apontamentos mais atrativos, de acordo com o
perfil do público-alvo.
Você contrataria um "especialista em jeitinho"?
O profissional que deseja argumentar com coerência sobre o produto ou o serviço
com o cliente, deve conhecer o que está falando, por meio de treinamento
prévio. Passa a ser inaceitável observar uma balconista, ociosa em uma loja,
sabendo que neste momento, ela poderia estudar os produtos, as ofertas e
realizar a análise comparativa dos diferenciais de uma marca. O
"especialista em jeitinho" passa ser aquele que ao contrário de
estudar, apresenta justificativa pela ausência de conhecimento.
Quando é convidado para participar de um treinamento de vendas, o
"especialista em jeitinho" responde de imediato que é pura perda de
tempo e que é sabedor de tudo que será apresentado. Gosta de improvisar com
assuntos improdutivos ou demonstra ausência de argumentações sobre um
determinado produto ou serviço. Um treinamento pode contribuir para eliminar o
comportamento do "especialista em jeitinho" e permitir transformar o
dissabor de um cliente em satisfação, aliado com atitudes profissionais e
coesas com as realidades do mercado.
Houve um período da história comercial, onde o vendedor era uma pessoa que
usava de pretextos, com o objetivo de "empurrar" algo para um
cliente. Tempo passado, pois, atualmente, o papel do profissional de vendas é
encarado como uma atividade essencial, para o crescimento de qualquer
organização.
Note que, quando ouvimos a sugestão de alguém, que usou determinado serviço e,
posteriormente, aprovou, passamos a analisar com maior segurança a proposta.
Você estaria confortável, em uma aeronave, onde o piloto não se preparou para
pousar? Você realizaria a compra de um automóvel, com um vendedor, que não
acredita no que está oferecendo? Qual caminho você está andando na trajetória
do seu sucesso? Uma estrada de fracassos ou um caminho de conquistas com
motivação?
Por Dalmir Sant'Anna