Em um cenário
competitivo e com expressivas transformações em várias áreas profissionais, o
posicionamento de uma empresa torna-se importante instrumento, para contribuir
com o sucesso organizacional, além de gerar diferenciais sobre a concorrência e
maior aproximação com o cliente.
De maneira figurativa,
não é possível aceitar entrar em um barco e permitir que a onda leve sua
carreira profissional para qualquer destino. Observe abaixo, como tornar o posicionamento
um grande diferencial e assumir o compromisso de prometer menos e fazer mais.
Encontre caminhos para
conduzir seus sonhos à realidade - Precisamos
compreender, que no ambiente profissional, o posicionamento concretiza-se no
ato de desenvolver a imagem da organização, para ocupar um lugar de destaque na
mente do consumidor. Toda empresa precisa gerar diferenciais, pois é uma
questão de sobrevivência. Na vida pessoal não é nada diferente para quem deseja
ser o primeiro colocado. Ser o número um, exige treinamento, visualização
constante das metas e perseverança para superar desafios.
Acredite que seu
posicionamento diante de uma decisão mostra o quanto você pode fazer a
diferença. Estabeleça as metas e os rumos que deseja realizar. Torne-os o mais
visível possível para sua mente e defina os critérios necessários para alcançar
esses resultados.
Visualize você
passando pela linha de chegada - Imagine que você está
participando de uma corrida. Antes do sinal da largada o que passa em sua
mente? Pensa em desculpas para justificar sua colocação? Encontra desmotivação
ao perceber o perfil dos concorrentes ou visualiza você passando pela linha de
chegada? Há alunos que, antes de receber a avaliação, reclamam que a prova está
difícil. Há vendedores que prezam em falar da concorrência ao contrário de
enaltecer a empresa que trabalham. Lembre que, se não puder ser o primeiro em
uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja o primeiro. Esse
importante princípio do marketing indica que, ao contrário de desculpas será
preciso visualizar as conquistas.
Posicionamento exige
uma estratégia de destaque. Algumas empresas buscam posicionamento no preço,
nas características dos produtos, no serviço oferecido, na equipe de trabalho
ou na localização. Na sua carreira, qual a estratégia utilizada para encontrar
um posicionamento de destaque? Como você está posicionado em relação as suas
metas e desafios? Concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda
prioridade absoluta para estimular seu potencial. Não permita que o barco da
sua vida navegue à deriva, mas conduza para que alcance a descoberta de novas e
vitoriosas oportunidades.
Por Dalmir Sant Anna