Em dois dias
de programação imersa no mercado norte-americano de alimentação, tecnologia e
inovação em serviços de bares e restaurantes, o grupo de microempresas
gaúchas orientado pelo Sebrae RS reage com boas ideias para trazer ao Estado.
As impressões sobre as novidades iniciaram já no dia 16 de maio de 2018, na
chegada aos Estados Unidos e, além do roteiro de visitas técnicas, os
empreendedores estão assistindo a algumas das mais importantes palestras sobre
tendências do setor durante a Feira NRA Show 2018 (National Restaurant
Association). Junto ao Sebrae RS, são parceiros dessa ação o Sindicato de
Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região Metropolitana (Sindha), o
Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Segh) - Região Uva e
Vinho, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
A proposta
do Sebrae RS com o roteiro de imersão é colaborar para que novas tecnologias,
máquinas, equipamentos, serviços, tendências e produtos do mercado de
alimentação fora do lar também estejam entre os gaúchos e possam ser
implantadas pelos empreendimentos que planejam se destacar diante dos
consumidores.
O
coordenador do segmento de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke,
participou da escolha de visitas técnicas guiadas a estabelecimentos
referências em atendimento, produtos, inovações e aplicação das tendências
apresentadas pelos pesquisadores convidados pela NRA. "As atividades estão
voltadas a observar e aprender sobre boas práticas de vanguarda no setor de
alimentação fora do lar. Os empresários que estão conosco poderão processar as
informações de tal modo que consigam aplicar novidades em seus estabelecimentos
e isso já se delineia desde antes da viagem", explica.
No primeiro
dia, o Restaurant Depot foi o endereço da imersão. Trata-se do local, uma
espécie de super-atacado, onde a grande maioria dos negócios de alimentação faz
compras de abastecimento. Presente em todos os Estados Unidos, esse "mercadão"
possui um dos maiores volumes e variedades de produtos, incluindo câmaras frias
especiais para proteínas - carnes vermelhas, aves, peixes -, cereais,
especiarias, industrializados de todos os tipos. "O Restaurant Depot é uma
atração pela grandiosidade, organização, qualidade em atendimento, meios de
pagamento, logística, variedade, seleção e promoções", comenta Klafke.
Na sequência
das visitas técnicas, o grupo esteve no Eataly, rede que também já está
presente no Brasil, e que somente comercializa itens de alimentação de origem
italiana. A partir desta sexta-feira, o roteiro tem diversas visitas agendadas,
por exemplo, às unidades das redes Pret a Manger e Magnolia Bakery, Chicago
Food Planet, Wholefood Chicago, Panera Breads e outros.
Fonte: SEBRAE/RS