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Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?


Publicada em 24/05/2018 às 09:00h 

Pesquisa inédita feita com exclusividade pelo IBRC - Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente - para a revista Consumidor Moderno e publicado no número 76 da revista - dezembro de 2003, mostra que o atendimento  é o ítem que o consumidor brasileiro mais valoriza numa empresa.

Foram pesquisados 11 categorias de empresas: Alimentos, Automóveis, Bancos, Cias. Aéreas, Eletroeletrônicos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular, Telefonia Fixa e Varejo.

A pesquisa ouviu 1.800 pessoas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

A pergunta feita foi: "O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor?"

E o resultado foi:

·          43% Atendimento;

·          29% Qualidade;

·          17% Responsabilidade Social;

·          9% Preço;

·          2% Propaganda.

Assim, em todas as 11 categorias e em todas as cidades pesquisadas, o ítem atendimento foi escolhido em primeiro lugar.

E, mais uma vez, uma pesquisa séria nos mostra que "preço" não é o ítem principal. Nesta pesquisa aparece apenas em 4o. Lugar, com apenas 9%!

Assim, mais uma vez, quando pensamos e dizemos que "nossos clientes só querem preço" estamos redondamente enganados. Eles valorizam, antes de preço, o atendimento, a qualidade dos produtos e a responsabilidade social da empresa, que engloba respeito às pessoas, ao meio-ambiente e uma ativa participação comunitária.

É importante que todo empresário, seja pequeno, médio ou grande ou mesmo qualquer executivo em qualquer posição leia e analise esta pesquisa. Temos o hábito de tomar conclusões sobre "achismos". Quando uma pesquisa séria é feita e apresentada ela merece a nossa atenção. E muitos ainda dirão: "No meu mercado é diferente..." ou ainda "No meu ramo é diferente...." ou ainda "Na minha cidade ou região é diferente...".

Antes de dar essas desculpas, pense se realmente há uma diferença em seu atendimento. E quero chamar a atenção porque "valor" para o cliente tem que ser para o cliente e não para a empresa. Há empresas que julgam estar fazendo coisas de valor para seus clientes e que os clientes não percebem como valor.

            

Assim, antes de dizer "meus clientes só querem preço",   analise como é o atendimento em sua empresa e o que pode ser feito para melhorar ainda mais o que já existe.

E "atendimento" é um conjunto de ações. Não é só sorriso no balcão. Atendimento é entregar na hora certa. Atendimento é cumprir o que é prometido mesmo oralmente. Atendimento é rapidez e respeito pelo tempo do cliente. Atendimento é logística e distribuição.

Pense nisso! Atenda bem. Sucesso!

Por Luiz Marins.






Sobre o(a) colunista:



Autor: Luiz Marins - Antropólogo. Estudou Antropologia na Austrália (Macquarie University) sob a orientação do renomado Prof. Dr. Chandra Jayawardena (Sri Lanka) e na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa.Dra. Thekla Hartamann, autor de mais de 13 livros.
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