Adoro vender. Adoro prospectar, mandar propostas. Adoro
quando alguém me pede um orçamento. Adoro o relacionamento com o cliente.
Vender é um grande barato! Não tem rotina. Eu me sinto vivo. Sinto correr o
sangue nas veias. Você conhece essa sensação?
O mais incrível é que apesar de todos sermos
vendedores e que o sucesso de qualquer empresa ou país do mundo depender das
vendas que fazemos uns aos outros, a nossa profissão ainda é discriminada.
Pergunte a qualquer pai de família o que deseja
que seu filho seja quando crescer. A resposta é fácil: médico, advogado,
engenheiro, e por aí vai. Já viu algum pai dizer: - eu quero que meu filho seja
vendedor. Não, não viu.
E ainda hoje inventamos nomes bonitos para fugir
da estirpe de vendedor. Nomes bacanas é verdade, como engenheiro de vendas,
consultor de negócios, gestor comercial, mas fica chique mesmo quando usamos
termos em inglês, afinal quem não quer ser um Sales Consultant?
Mas eu já descobri porque a maioria das pessoas
olha com o nariz torto para a profissão de vendedor, isso mesmo vendedor, pare
de enrolar, nós somos V-E-N-D-E-D-O-R-E-S. Digo isso com orgulho e sem medo de
ser feliz.
É que vendas é frustrante. Isso mesmo! Nós
levamos muito mais "não, obrigado" do que um "sim, valeu!".
Andamos de um lado para o outro, levamos chá de
cadeira, às vezes imploramos para marcar uma visitinha, carregamos pastas,
catálogos, muitos parecem outdoors ambulantes. Frustatione meus amigos não são
fácil! É duro quando não acontece aquilo que esperávamos. O mundo real é assim,
em vendas é assim. Você tem grandes chances de se sentir frustrado. Mas e daí?
E daí que você precisa praticar algumas "regrinhas" para alcançar mais sucesso
e menos daquilo que chamo de "frustradinho" (mistura de frustrado com
coitadinho. Gostou? Acabei de inventar).
1. Aprenda a lidar com o NÃO, OBRIGADO! Escrevi
com letras maiúsculas por que assim a dor é maior e você se torna mais
resistente. Ouvir "não" é normal. Ninguém consegue vender para todos os seus
prospects e o NÃO pode ser um grande incentivador, pois quanto mais um NÃO eu
recebo mais perto estou de um... SIM! Uma tática que uso até hoje é prospectar
todos os dias e às vezes ligo com o propósito de levar um NÃO. Daí, como já sei
que vou levar um NÃO mesmo eu faço todos os tipos de perguntas. Por que não
contratar um treinamento agora! Porque o Senhor pensa que sua equipe não
precisa disso nesse momento? Perguntas e mais perguntas. E vou aprendendo com
as respostas. Moral da história: use o NÃO como um aprendizado e um
incentivador para chegar mais perto de um SIM.
2. Dedicação e persistência. Caso você pense em
desistir já nas primeiras situações frustrantes, sinto muito meu amigo, mas
você está na profissão errada. Vender é um ato de dedicação e persistência.
Você precisa provar que é um grande negócio. Que é um sujeito confiável. Você
se casaria com alguém baseando-se apenas na primeira impressão? Haverá
obstáculos e agradeça a Deus por eles, pois é assim que você vai amadurecer e
crescer nessa profissão. Winston Churchill, um dos maiores estadistas
britânicos fez o discurso mais rápido e curto da história para motivar os
ingleses na Segunda Guerra Mundial e na luta contra o nazismo. Eis o discurso:
"Não desistam! Nunca, nunca, nunca!" Foi aplaudido de pé por vários minutos.
3. Autocontrole e autodisciplina. Não no sentido
radical da coisa, mas sim em estabelecer uma rotina de trabalho e de
planejamento (como vendedor detesta planejar, meu Deus!). Não sair dando tiro
pra todo lado. Obedecer aquilo que você tratou consigo mesmo, usar efetivamente
o conhecimento que têm e principalmente autocomprometimento. Autocontrole e
autodisciplina no sentido de ter empenho, ou melhor, muito empenho para atingir
suas metas e realizar os seus sonhos.
Pois é meu amigo vendedor, vendas não é uma
arte. Não é questão de ser simpático, sorridente ou carismático. Vendas é uma
ciência que tem pouco de exata e muito de humana.
E eu, na qualidade de vendedor só posso
garantir-lhe com toda a certeza do mundo que vender não é fácil, mas é
apaixonante!
Por Paulo Araújo