Institucional Consultoria Eletrônica

Frustrações e Vendas


Publicada em 03/06/2018 às 09:00h 

Adoro vender. Adoro prospectar, mandar propostas. Adoro quando alguém me pede um orçamento. Adoro o relacionamento com o cliente. Vender é um grande barato! Não tem rotina. Eu me sinto vivo. Sinto correr o sangue nas veias. Você conhece essa sensação?


O mais incrível é que apesar de todos sermos vendedores e que o sucesso de qualquer empresa ou país do mundo depender das vendas que fazemos uns aos outros, a nossa profissão ainda é discriminada.


Pergunte a qualquer pai de família o que deseja que seu filho seja quando crescer. A resposta é fácil: médico, advogado, engenheiro, e por aí vai. Já viu algum pai dizer: - eu quero que meu filho seja vendedor. Não, não viu.


E ainda hoje inventamos nomes bonitos para fugir da estirpe de vendedor. Nomes bacanas é verdade, como engenheiro de vendas, consultor de negócios, gestor comercial, mas fica chique mesmo quando usamos termos em inglês, afinal quem não quer ser um Sales Consultant?


Mas eu já descobri porque a maioria das pessoas olha com o nariz torto para a profissão de vendedor, isso mesmo vendedor, pare de enrolar, nós somos V-E-N-D-E-D-O-R-E-S. Digo isso com orgulho e sem medo de ser feliz.


É que vendas é frustrante. Isso mesmo! Nós levamos muito mais "não, obrigado" do que um "sim, valeu!".

Andamos de um lado para o outro, levamos chá de cadeira, às vezes imploramos para marcar uma visitinha, carregamos pastas, catálogos, muitos parecem outdoors ambulantes. Frustatione meus amigos não são fácil! É duro quando não acontece aquilo que esperávamos. O mundo real é assim, em vendas é assim. Você tem grandes chances de se sentir frustrado. Mas e daí? E daí que você precisa praticar algumas "regrinhas" para alcançar mais sucesso e menos daquilo que chamo de "frustradinho" (mistura de frustrado com coitadinho. Gostou? Acabei de inventar).


1. Aprenda a lidar com o NÃO, OBRIGADO! Escrevi com letras maiúsculas por que assim a dor é maior e você se torna mais resistente. Ouvir "não" é normal. Ninguém consegue vender para todos os seus prospects e o NÃO pode ser um grande incentivador, pois quanto mais um NÃO eu recebo mais perto estou de um... SIM! Uma tática que uso até hoje é prospectar todos os dias e às vezes ligo com o propósito de levar um NÃO. Daí, como já sei que vou levar um NÃO mesmo eu faço todos os tipos de perguntas. Por que não contratar um treinamento agora! Porque o Senhor pensa que sua equipe não precisa disso nesse momento? Perguntas e mais perguntas. E vou aprendendo com as respostas. Moral da história: use o NÃO como um aprendizado e um incentivador para chegar mais perto de um SIM.


2. Dedicação e persistência. Caso você pense em desistir já nas primeiras situações frustrantes, sinto muito meu amigo, mas você está na profissão errada. Vender é um ato de dedicação e persistência. Você precisa provar que é um grande negócio. Que é um sujeito confiável. Você se casaria com alguém baseando-se apenas na primeira impressão? Haverá obstáculos e agradeça a Deus por eles, pois é assim que você vai amadurecer e crescer nessa profissão. Winston Churchill, um dos maiores estadistas britânicos fez o discurso mais rápido e curto da história para motivar os ingleses na Segunda Guerra Mundial e na luta contra o nazismo. Eis o discurso: "Não desistam! Nunca, nunca, nunca!" Foi aplaudido de pé por vários minutos.


3. Autocontrole e autodisciplina. Não no sentido radical da coisa, mas sim em estabelecer uma rotina de trabalho e de planejamento (como vendedor detesta planejar, meu Deus!). Não sair dando tiro pra todo lado. Obedecer aquilo que você tratou consigo mesmo, usar efetivamente o conhecimento que têm e principalmente autocomprometimento. Autocontrole e autodisciplina no sentido de ter empenho, ou melhor, muito empenho para atingir suas metas e realizar os seus sonhos.
Pois é meu amigo vendedor, vendas não é uma arte. Não é questão de ser simpático, sorridente ou carismático. Vendas é uma ciência que tem pouco de exata e muito de humana.
E eu, na qualidade de vendedor só posso garantir-lhe com toda a certeza do mundo que vender não é fácil, mas é apaixonante!

Por Paulo Araújo






Sobre o(a) colunista:



Paulo Araújo é especialista em Inteligência em Vendas e Motivação de Talentos. Diretor da Clientar – Projetos de Inteligência em Vendas. Autor de "Paixão por Vender" - Editora EKO, entre outros livros.



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