Participação de 16 microempresas na maior feira
supermercadista do mundo, em São Paulo, resultou em negócios de mais de R$ 11,4
milhões
A estratégia de preparar e viabilizar a participação das micro e pequenas
empresas gaúchas para expor na maior feira supermercadista do mundo, ocorrida
no início de maio, em São Paulo, resultou em boas surpresas para os projetos de
alimentos e bebidas do Sebrae RS. As 16 marcas selecionadas para integrarem o
estande coletivo da organização, em parceria com o governo do Estado, não
apenas deram um passo à frente para se posicionar em novos mercados, como
somaram uma expectativa de vendas de mais de R$ 11,4 milhões para os próximos
meses.
O evento da
Associação Paulista de Supermercados (Apas Show 2018) teve mais de 700
expositores e quase 80 mil visitantes que são compradores nacionais e
internacionais de itens para o varejo supermercadista. Conforme o coordenador
do segmento de alimentos e bebidas do Sebrae RS, Roger Klafke, a ação que tinha
o objetivo de impulsionar as vendas das pequenas empresas gaúchas teve
resultado além das expectativas, também, porque os empreendedores estavam bem
preparados para encarar os potenciais clientes. "No ano passado, tínhamos um
trabalho bem focado em consultorias para estruturação comercial. Em 2018,
estamos colhendo os frutos com o apoio para a ampliação de mercados", comenta
ele.
Todas as
marcas que estiveram no estande coletivo da Apas Show 2018 participam
ativamente de ações de algum projeto na área de alimentos e bebidas, como o
Orgânicos RS, o Polo Cervejeiro e o Alimentos e Bebidas Premium. "Em resumo,
são empreendimentos que trabalham com produtos de maior valor agregado, pois
empregam conhecimento e investimentos para gerar processos eficientes aliados à
ingredientes selecionados", observa o gestor.
O que chamou
a atenção de todos é que em ocasiões como feiras e exposições, geralmente, se
conquistam contatos para futuras vendas. Mas, nesse ano, os empresários
conseguiram realizar vendas no corredor do evento. "Foi muito interessante
perceber que já tínhamos ali mesmo os compradores fazendo perguntas sobre os
produtos e já querendo fazer pedidos", lembra Lucas Grazziotin, da Cervejaria
Farrapos, de Passo Fundo. Para ele, foi a primeira vez em um evento grande.
A mesma
impressão tem Guilherme Carlin, da Cachaçaria Da Chica, de Porto Alegre.
Diretor do pequeno negócio, ele argumenta que desde a formalização da empresa,
em 2010, procurou no Sebrae RS as consultorias e capacitações para estruturar a
ideia do empreendimento. "Abri o leque sobre os produtos, melhorei processos de
parcerias e as vendas na Apas podem significar entrar bem no mercado de São
Paulo", comemora.
Klafke, do
Sebrae RS, lembra, ainda, que microempresas participantes realizaram mais de
2.100 contatos com novos potenciais compradores de vários estados do Brasil e
de países como Panamá, Argentina, Bolívia, EUA, China, Paraguai, Espanha,
Casaquistão, Africa do Sul, Peru, Cuba, Rússia, Colômbia, Equador, Uruguai e
Portugal.
Confira as
microempresas que participaram da Apas Show 2018:
Flach
Alimentos Naturais Bom Princípio
Batalha
Azeites
Pinheiro Machado
Dodani
Orgânicos
Porto Alegre
Doce
Amor
Porto Alegre
Uva
Só
Garibaldi
Ecobio
Coronel Bicaco
Casa
Bucco
Bento Gonçalves
Cachaça da
Chica
Porto Alegre
Cachaçaria
Weber Haus Ivoti
Alfajores
Odara
Porto Alegre
Santulana
Caxias do Sul
Flow Bar
Arroio do Meio
Al
Capone
Porto Alegre
Cervejaria
Farrapos
Passo Fundo
Cervejaria
Heilige
Santa Cruz do Sul
Javali
Beer
Pelotas
Fonte: SEBRAE/RS