O mercado está em constante transformação; desta
forma, mapear tendências é fundamental para se manter conectado com os
consumidores
Algumas
reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design,
ocupação de espaços e sustentabilidade, dentre outros, são necessárias para
orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais
tendências do setor, podemos destacar:
·
Proporcionar experiências ao
usuário como diferenciação de mercado e relacionamento
A
experiência é um termo aplicado à percepção de um produto que um usuário tem ao
interagir com ele. Não necessariamente está ligada a um produto tangível,
também se refere ao que sua experiência é ao se interagir com uma marca através
de todos os pontos de contato, desde o atendimento ao cliente, aplicativos
mobile, marketing, publicidade, social media etc.
·
Tecnologias integrando projeto,
gestão e produção
A chamada
produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no
mercado, que fazem a integração de forma eficiente entre o projeto realizado
por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na
produção da empresa. A implementação possibilita dinamismo em todas as fases do
processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação
dos móveis, com menor uso de mão de obra, padronização de processos, aumento da
qualidade final dos produtos, e, consequentemente, uma prestação de serviço
mais ágil.
·
Realidade virtual e aumentada
A qualidade
e o preço dos produtos influenciam a decisão de compra, porém, os consumidores
buscam cada vez mais participar ativamente da criação. A tecnologia
tridimensional é uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho neste
processo, pois é capaz de criar uma experiência virtual e despertar as emoções
dos clientes através da interação.
·
Estratégias de conexão emocional
com o cliente
Empresas
conectadas com as emoções dos clientes podem ter um retorno muito compensador,
considerando a enorme oportunidade de criar valor, tratando conexões emocionais
como ciência e estratégia. O modelo se resume em aplicar métodos analíticos de
big data a conjuntos detalhados de dados do cliente, identificando inicialmente
os motivadores emocionais para os clientes de maior valor.
·
Conectividade para controles de
automação, segurança e integração
Empresas do
segmento mobiliário têm utilizado a conectividade por meio de aplicativos que
aliam conforto, funcionalidade e segurança. Camas que eliminam ruídos ou
oferecem a melhor posição para assistir à TV, luminárias ou móveis com
carregadores de smartphones integrados, ou ainda regulagem de altura
automatizada de acordo com sua necessidade são alguns exemplos da tecnologia
disponível em móveis e objetos de decoração.
·
Móveis personalizados, exclusivos
e artesanais
Uma empresa
que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo
conhecimento de suas necessidades e objetivos como um ser humano. Entramos em
um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma
ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo. O tema upcycling, que
consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está
ganhando proporção em novos modelos de produção, trazendo à tona a necessidade
de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada
cliente.
O mercado
está em constante transformação; desta forma, mapear tendências é fundamental
para se manter conectado com os consumidores. A partir das oportunidades acima,
como sua empresa está se preparando para isso?
Por Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro
do SEBRAE RS
Fonte: SEBRAE/RS