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Tecnologia ajuda empresas a se destacarem e a aumentarem interação com clientes


Publicada em 10/06/2018 às 14:00h 

O mercado está em constante transformação; desta forma, mapear tendências é fundamental para se manter conectado com os consumidores

Algumas reflexões sobre macrotendências, comportamento, consumo, produção, design, ocupação de espaços e sustentabilidade, dentre outros, são necessárias para orientar os rumos e decisões estratégicas dos negócios. Entre as principais tendências do setor, podemos destacar:

·                     Proporcionar experiências ao usuário como diferenciação de mercado e relacionamento

A experiência é um termo aplicado à percepção de um produto que um usuário tem ao interagir com ele. Não necessariamente está ligada a um produto tangível, também se refere ao que sua experiência é ao se interagir com uma marca através de todos os pontos de contato, desde o atendimento ao cliente, aplicativos mobile, marketing, publicidade, social media etc.

·                     Tecnologias integrando projeto, gestão e produção

A chamada produção conectada é realizada com o uso de softwares já disponíveis no mercado, que fazem a integração de forma eficiente entre o projeto realizado por um arquiteto, designer, projetista ou lojista, e o maquinário existente na produção da empresa. A implementação possibilita dinamismo em todas as fases do processo, por conta da rapidez e da exatidão nas informações para fabricação dos móveis, com menor uso de mão de obra, padronização de processos, aumento da qualidade final dos produtos, e, consequentemente, uma prestação de serviço mais ágil.

·                     Realidade virtual e aumentada

A qualidade e o preço dos produtos influenciam a decisão de compra, porém, os consumidores buscam cada vez mais participar ativamente da criação. A tecnologia tridimensional é uma importante ferramenta para auxiliar o trabalho neste processo, pois é capaz de criar uma experiência virtual e despertar as emoções dos clientes através da interação.

·                     Estratégias de conexão emocional com o cliente

Empresas conectadas com as emoções dos clientes podem ter um retorno muito compensador, considerando a enorme oportunidade de criar valor, tratando conexões emocionais como ciência e estratégia. O modelo se resume em aplicar métodos analíticos de big data a conjuntos detalhados de dados do cliente, identificando inicialmente os motivadores emocionais para os clientes de maior valor.

·                     Conectividade para controles de automação, segurança e integração

Empresas do segmento mobiliário têm utilizado a conectividade por meio de aplicativos que aliam conforto, funcionalidade e segurança. Camas que eliminam ruídos ou oferecem a melhor posição para assistir à TV, luminárias ou móveis com carregadores de smartphones integrados, ou ainda regulagem de altura automatizada de acordo com sua necessidade são alguns exemplos da tecnologia disponível em móveis e objetos de decoração.

·                     Móveis personalizados, exclusivos e artesanais

Uma empresa que aplica uma abordagem centrada no usuário está enraizada no profundo conhecimento de suas necessidades e objetivos como um ser humano. Entramos em um momento onde o engajamento autêntico é o aspecto mais importante de uma ideia de negócio, tornando o cliente um parceiro no processo. O tema upcycling, que consiste na reutilização de produtos que acabariam sendo descartados, está ganhando proporção em novos modelos de produção, trazendo à tona a necessidade de personalização dos produtos, com objetos únicos e exclusivos para cada cliente.

O mercado está em constante transformação; desta forma, mapear tendências é fundamental para se manter conectado com os consumidores. A partir das oportunidades acima, como sua empresa está se preparando para isso?

Por Andrei Carletto

Coordenador Estadual do Moveleiro do SEBRAE RS

Fonte: SEBRAE/RS








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