O
investimento em realidades virtual e aumentada é importante, já que são
tecnologias que chamam a atenção e estimulam as pessoas que usam a se ligarem
ao produto ou marca
A realidade
virtual e a realidade aumentada - ou comumente conhecidas pelas siglas em
inglês, "VR" e "AR" - são tecnologias que permitem transportar as pessoas para
dentro de ambientes simulados. Em outras palavras, é possível ter a sensação de
estar fisicamente inserido em um ambiente totalmente fictício (caso da VR) ou
no ambiente real com inserção de novos elementos (caso da AR), visualizando-os
por todos os ângulos, como se a presença dentro deles fosse quase real. Cada
vez mais empresas têm buscado essas tecnologias para transmitir novas
experiências aos seus clientes.
Maicon Klug,
CEO da Imersio, cita alguns exemplos de mercado e aplicação. Ele lembra que no
varejo é possível atrair mais a atenção dos consumidores nos pontos de vendas (PDV),
gerando um maior contato das pessoas com as marcas e produtos. Lançamentos de
novos produtos, personalização de itens, visualização de informações técnicas e
instruções de uso de equipamentos são ideias interessantes de serem
trabalhadas:
·
No mercado de móveis, a AR pode ser usada para o
cliente visualizar como ficará o mobiliário e decoração em sua casa antes mesmo
de comprar os produtos.
·
No turismo, as empresas podem vender pacotes de
viagens apresentando de forma imersiva os principais pontos turísticos das
cidades, Estados ou países de destino. No momento da compra os clientes podem
ter uma pequena degustação do que irão presenciar pessoalmente.
·
Na saúde, a VR pode ser utilizada como forma de
distração e entretenimento das pessoas em processos laboratoriais ou
cirúrgicos. Também já é utilizada para o tratamento de fobias e traumas.
·
No mercado imobiliário, facilita a apresentação de
imóveis ainda na planta, reduz custos com a criação dos imóveis decorados
físicos e otimiza o tempo de clientes e corretores reduzindo o número de
visitas presenciais em imóveis prontos.
·
Na arquitetura, facilita a apresentação de projetos
de interiores, colocando os clientes dentro dos projetos antes mesmo da
execução da obra.
·
Na estética e beleza, sistemas já permitem que
pessoas vejam de antemão como ficará o corte e a cor da tintura do cabelo.
Esses são
alguns de muitos exemplos já sendo utilizados ou em desenvolvimento. Segundo
Maicon, para se obter uma experiência de imersão, é necessário combinar os três
pilares da realidade virtual: conteúdo imersivo, aplicativo de realidade
virtual e óculos de imersão. Segundo ele, uma experiência imersiva só existe
quando juntamos esses três itens.
O
investimento em realidades virtual e aumentada é importante, já que são
tecnologias que chamam a atenção e estimulam as pessoas que usam a se ligarem
ao produto ou marca. Elas também modificam, melhoram e facilitam muitos
processos em vários setores. Outro motivo é que atendem ao novo perfil de
compra dos consumidores. É ideal que essa experiência seja disponibilizada
tanto em PDVs como em meios online, que é onde o cliente está buscando por
informações e tem o primeiro contato com a marca e/ou produto.
Por Andrei Carletto
Coordenador Estadual do Moveleiro
do SEBRAE RS
Fonte: SEBRAE/RS