Existe uma necessidade de
permanente crescimento. Não importa se você gerencia uma pequena, grande ou
várias empresas, para crescer precisa desenvolver cada um dos indivíduos que
trabalham com você.
Você e sua equipe estão melhorando ou piorando?
A função de um Gerente é melhorar sempre os
negócios em termos de volume de vendas e lucros, assim como criar condições
para que tudo funcione harmoniosamente do ponto de vista operacional.
Não importa se você atua no comércio, na
indústria ou nos serviços, não existe meio termo no mundo dos negócios. Para
chegar ao "podium" é preciso formar "equipes de feras", com
gerentes que sejam verdadeiros "pilotos que voem na frente dos aviões".
Sua equipe é comprometida?
Acima de tudo é preciso contar com pessoas
comprometidas. Afinal, gerenciar é obter resultados através das pessoas. Mas,
em algumas empresas atingir resultados é uma missão quase impossível. Vejamos
as razões porque isso normalmente acontece:
1º. Os colaboradores não sabem claramente o que
é esperado deles;
2º. Não foram suficientemente treinados;
3º. Há carência de indicadores de desempenho.
Estabelecer normas e procedimentos por escrito
para padronizar as operações, facilita o trabalho de organizar e integrar os
novos funcionários, como também para implantar e administrar novas filiais.
A tarefa número um da gerência é obter
resultados. A melhor definição que já encontrei para gerenciar é atingir metas.
Portanto, se você exerce essa função mas não atinge os resultados esperados
possivelmente é qualquer coisa, até mesmo um bombeiro bem pago que vive
apagando incêndios, menos um Gerente.
Faça mais com menos. É postulado da nova
economia de que os recursos são escassos e as necessidades são ilimitadas e
isso inclui o tempo e a energia dos colaboradores.
Para ter sucesso o Gerente necessita mobilizar
os associados a jogarem de acordo com as regras do jogo e a maximizarem o seu
potencial.
A principal responsabilidade nesta função é usar
sua capacidade de liderança para aumentar as vendas e os lucros através do seu
esforço e o da sua equipe.
Principalmente no varejo, a ociosidade é muito
grande e sem definir claramente o papel esperado de cada funcionário rasga-se
dinheiro. Portanto, nunca caia na armadilha de admitir novos empregados se não
dispor de tempo suficiente para integrá-los e treiná-los adequadamente.
Além do treinamento inicial, cabe a cada
parceiro associado se atualizar sempre, através de novas informações
pertinentes ou necessárias à sua profissão.
Estabeleça indicadores. O que não se mede não se
controla. Tudo o que queremos melhorar precisa ser medido.
Gostamos de saber como estamos sendo avaliados.
Na falta de indicadores, todos incluindo os proprietários, perdem-se nos meios
e não se alcançam os fins.
Não queira ser onipresente para estar sempre
junto a cada pessoa que trabalha com você. Na ausência de parâmetros para as
pessoas se auto-gerenciarem, se acaba adotando a filosofia dos administradores
dinossauros de que "o olho do dono é que engorda o boi". Controlar as
pessoas é coisa do passado. Mede-se sim, o desempenho dos processos e os
resultados.
Por Soeli de Oliveira