A gestão competitiva visa conquistar os clientes e não
apenas transformar mercadorias ou serviços em dinheiro. Vivemos em plena "era
do cliente" e de concorrentes por todos os lados. Para serem bem sucedidos, os
empreendedores têm de "rebolar" para atender os consumidores.
Marketing é a ciência que pode ajudar as empresas a planejarem para atingir o
seu mercado com maior eficiência e eficácia. A essência do marketing é a
adaptação da empresa ao meio ambiente, é orientar as ações comerciais pelo
mercado. A observação e a pesquisa informal (conversando com o público-alvo) e
formal (desenvolvida com a ajuda de profissionais de marketing) constituem a
base para a atuação no mercado com sucesso.
O ponto de partida do marketing é a formatação de um produto ou serviço de
qualidade, que caia na graça do público-alvo. Este terá que obrigatoriamente
satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes. Em todos os momentos,
os clientes julgam os produtos e serviços prestados, sendo assim, é preciso que
os produtos tenham a ver com o perfil da clientela.
A seguir, vem a precificação, que na maioria das vezes constitui um fator
considerável na decisão de compra. O preço precisa ser compatível com a
percepção de valor dos clientes, deve estar consoante com a oferta dos
concorrentes e ao mesmo tempo cobrir os custos de fabricação ou aquisição.
Em geral, quando dois ou mais concorrentes oferecem produtos equivalentes, o
consumidor fica com o de preço mais baixo. Ser um ótimo produto e ter preços
competitivos não basta, é preciso também estabelecer um canal de distribuição,
e se for uma empresa varejista, situar-se em um bom ponto-de-venda para ser
encontrada com facilidade.
E, para que o mercado fique sabendo de todas essas qualidades, é necessário
divulgá-las fazendo propaganda. Engana-se quem pensa que marketing e propaganda
são sinônimos. A propaganda no marketing pode ser comparada à ponta de um
iceberg - é a parte mais visível e "badalada", porém, como já abordado até
aqui, muitos outros requisitos formam a proposta total.
A boa propaganda não é a mais cara, e sim a que fala a mesma linguagem do
público a qual se destina, utilizando meios adequados ao seu perfil. Sem
esquecer, é claro, de rechear a proposta com diferenciais valorizados pela
clientela e desejáveis conveniências, tais como tele-entrega, tele-busca,
montagem, manutenção, garantias, serviço de pós-venda e as mais variadas formas
de pagamento.
Uma empresa tem a cara de seus funcionários e colaboradores. Esta imagem é a
soma de tudo que foi exposto e muito mais. A satisfação dos clientes depende da
satisfação de quem trabalha no empreendimento. O profissionalismo e
comprometimento dos funcionários é fator decisivo para o sucesso empresarial.
Em uma boa gestão, os colaboradores são respeitados, capacitados e participam
de um ambiente de trabalho agradável e motivador. Se há algo errado nessa área,
os clientes percebem ou, no mínimo, sentem o clima. Afinal, ainda que o
empreendedor cultive o hábito de estar próximo dos clientes pessoalmente, são
os funcionários que lidam diretamente com eles, por isso que são a cara do
negócio. Clientes satisfeitos voltam sempre e recomendam a empresa aos amigos.
A partir desses conhecimentos, analise os pontos fortes e fracos de sua empresa
e busque uma orientação pelo mercado. Sucesso!
Por Soeli de Oliveira