Nos mais diversos segmentos, o concorrente é encarado como um verdadeiro
monstro, inimigo voraz, ou ainda, afrontado como um adversário imbatível. Na
prática, o que leva estas afirmações serem reais? O que faz um profissional de
vendas aceitar pacificamente a perda de um negócio para outro fornecedor? Por
qual motivo, algumas pessoas desistem de uma negociação, ao saber da presença
de outra empresa? Imagine como seria interessante competir, em um mercado, onde
todas as empresas praticassem a ética, sustentabilidade, respeito e legalidade
fiscal. Na prática não funciona assim, você concorda? Há empresas que prezam
somente por desconto, outras por preços e outras por promessas soltas ao vento.
Seu adversário pode ser maior, mais forte, mais eficiente e até ser mais
rápido. Entretanto, jamais esqueça que o seu concorrente, pode ensinar
imprescindíveis lições e não conta com uma pessoa capaz de fazer a diferença:
você!
Descobrir novas técnicas por meio da observação - A participação em uma
feira, congresso ou seminário, constituem recursos essenciais, no processo de
inovação e revisão sobre as novidades do setor. Pode significar importância
estratégica para continuidade ativa no mercado. Possibilita a realização de novos
contatos, amplitude de peças fundamentais para o sucesso do empreendimento e da
área de atuação em descobrir novas técnicas por meio da observação. Note que há
concorrentes que não investe em treinamentos, capacitação, viagens de negócios,
reuniões e convenções de vendas. Há também organizações, que se consideram
líderes do mercado usando de arrogância e abandono de informações ao próprio
cliente. Descobrir novas técnicas de observar como o concorrente trabalha, pode
contribuir de maneira significativa para aprimorar, ainda mais, seu plano de
negócios. A análise das ameaças e oportunidades do seu negócio pode ser mais
valorizada, ao constatar erros de logística, ausência de qualificação e
posicionamento de mercado do seu concorrente. Não há como conceber, em um
mercado cada vez mais competitivo, um gestor de negócios que desperdice a
oportunidade de descobrir novas técnicas de otimização, produção, distribuição,
logística e sustentabilidade.
Fraquezas reveladas pelas constantes reclamações - Saber ouvir com
atenção pode ser um importante ingrediente, para perceber que o concorrente
ensina lições preciosas e inúmeras vezes, sem precisar de muito esforço. Outra
estratégia para descobrir as fraquezas do seu concorrente, pode ser realizada
por meio de um canal de comunicação, com seu próprio cliente. Um consumidor
insatisfeito revela, em inúmeras situações, experiências vividas e problemas
que sofrerão por ocorrências desastrosas. Observe que um cliente ao realizar
reclamações, revela pontos negativos e fraquezas do seu concorrente e podem
contribuir para fortalecer sua atuação, novas estratégias de marketing e gerar
novos diferenciais competitivos. Você está ouvindo seus clientes? O que mais
você consegue com uma reclamação do seu concorrente?
Ao contrário de desistir e demonstrar fraqueza, você possui a capacidade
e o poder de reverter uma situação negativa em positiva. Você pode retirar
lições preciosas, de erros cometidos por seu concorrente e valorizar ainda mais
seu poder de argumentação, sua capacidade de expandir conhecimentos e
intensificar ingredientes para superar as objeções. Ao contrário de aceitar ser
surpreendido pela concorrência, para inverter a situação é coerente reunir a
equipe e mostrar que sua empresa está disposta a remar de braços dados, para a
mesma direção. Que tal esse desafio? Que lições seu concorrente pode ensinar
para você vender mais?
Por Dalmir SantAnna