Planejamento e boa gestão das
empresas é o mínimo necessário para que se tenha certa proteção contra os
ambientes adversos.
O sucesso assim como nossa felicidade não pode
ser delegado. Todo empresário bem sucedido é um sujeito inquieto por natureza,
que esta sempre melhorando porque, com crise ou sem crise, assume o comando e a
responsabilidade por seu sucesso.
O varejo vive de promoções e requer dinamismo e
criatividade. O Dias das Mães é a segunda melhor data do ano para o varejo,
ficando atrás somente do Natal. Mas, como dizem os livros de auto-ajuda
"sucesso só vem antes do trabalho no dicionário", pois no dicionário o "s" vem
antes do "t". Para garantir boas vendas nesta data é necessário planejamento.
Como a data é essencialmente afetiva, os apelos
emocionais motivam e devem ser utilizados, uma vez que o coração está mais
perto da carteira do que o cérebro.
A área de vestuário é uma das que mais se
beneficia. Uma pesquisa realizada pela Fecomércio revelou que no mês de maio as
vendas no setor crescem cerca de 44% em relação ao mês anterior. Mas, se o
produto que você vende não for para as mães?
Os setores ligados à moda e utilidades femininas
são altamente favorecidos pelo Dia das Mães, onde o foco é a mulher. Isso não
significa que os outros segmentos também não se beneficiem. Pequenos detalhes
são importantes para aqueles que desejam promover maiores vendas de seus
produtos e serviços que não estão diretamente relacionados com a data.
Datas comemorativas sempre aquecem o comércio.
Cabe ao lojista perceber as oportunidades. Façamos uma análise:
1) O cliente sai de casa com a
intenção de realizar compras;
2) As pessoas quando presenteiam alguém, também
gostam de adquirir algo para si;
3) Todas as pessoas sempre precisam ou desejam
algo como: créditos para o seu celular, pilhas para o seu mp3, um bloco de
notas, artigo de cuidados pessoais, etc. Esse é o momento certo para expor seus
produtos, pois o consumidor está mais atento às vitrines;
4) Fazer a vitrine fisgar o consumidor. O
cliente pode se sentir motivado a comprar por impulso.
Público Alvo
O perfil do cliente define as estratégias a
serem utilizadas na gestão do negócio. Sem saber quem é o público-alvo, o
empreendedor estará dando tiros no escuro, sem saber quem e quando irá acertar.
Entretanto, nesta data, o grande freqüentador é principalmente o filho, filha
ou marido. Descobrir qual a necessidade específica deste comprador é um ponto
muito importante.
O que ele pretende além de presentear?
- Conquistar?
- Reconquistar?
- Demonstrar gratidão?
- Demonstrar amor?
- Aparentar status?
- Ajudar?
- Ser lembrado?
Lembre-se, que quem quer ser lembrado pelos seus
clientes, precisa fazer diferente dos seus concorrentes.
Promoção de Vendas
O lojista deve oferecer produtos interessantes
para presentear às mães. Deve oferecer benefícios adicionais como preço, prazo
e brindes e deixe claro que a promoção tem prazo e estoques limitado.
Parceria nas Promoções
É muito importante buscar parcerias para a
elaboração de uma promoção, principalmente quando a loja não possui produtos
para as mães. O lojista também pode articular parcerias para que seus clientes
comprem na sua loja um produto para eles e ganhem algum presente para suas
mães. "Na compra de um jogo de chaves de fenda, ganhe um vaso de flores".
"Compre um par de sapatos e concorra a uma jóia da joalheria (parceira)" É
oportuno promover concursos e sorteios nesta data, mas lembre-se de:
- Alavancar parceria com outras empresas para
fornecer os prêmios ou brindes em troca de divulgação da marca;
- Criar e divulgar amplamente o regulamento;
- Divulgar o ganhador.
Produtos e Atendentes
O lojista deve ter opções para todas as
pretensões. Se a loja possui opções de presentes para os mais variados estilos
de mães, é fundamental treinar a equipe de vendas para consultar junto ao
consumidor qual o perfil da mãe a ser presenteada.
A loja deve oferecer um mix de produtos e
promoções de curto prazo. No entanto, as promoções não devem ser de fim de
estoque, mas de produtos de lançamento, com alguma vantagem no preço ou na
forma de pagamento.
Embalagens
Tenha e exponha opções de embalagens para
presentes.
Embalagens são fundamentais quando o produto é
para presente. Muitas vezes valem mais do que o próprio produto e podem se
tornar o principal motivo de decisão de compra.
Preços e Condições de pagamento
Pesquisas demonstram que nesta época do ano o
consumidor está financeiramente comprometido e, por isso, fornecer diversas
formas de pagamento e descontos torna-se um excelente diferencial.
Relacionamento
Aproveite para se comunicar com seus clientes
nesta data tão importante. Envie um cartão via e-mail, quem sabe um buquê de
flores virtual, uma mensagem via SMS, um cartão via correio, são boas
sugestões.
Ponto de Venda
Melhorar o layout e caracterizar o ambiente com
a data gera bons resultados. O consumidor compra com os olhos e a imagem da
loja soma muito na hora da escolha.
Como ferramenta de comunicação, pode-se dizer
que a vitrine é a que oferece retorno mais rápido, pois no momento em que é
montada já começa a vender.
Olhe para o Seu Negócio e Responda com
Sinceridade
- Você sabe o que e quanto vendeu no ano passado
nesta data e quanto querem vender a mais neste ano?
- Você tem feito reuniões semanais com seus
colaboradores focando o aumento das vendas e os preparativos necessários?
- Já aumentou os estoques para o Dia das Mães?
- Você articulou alguma parceria com
fornecedores, lojistas ou prestadores de serviços? Estas parcerias incluem
troca de cadastros também?
- Sua loja esta bonita, limpa, pintada,
organizada, iluminada e com a fachada chamativa?
- Definiu um slogan marcante para chamar a
atenção para esta data?
- O uniforme de seus colaboradores está
chamativo e convidativo à compra?
- Você planejou algo especial para seus
clientes? Sua loja desenvolveu uma nova embalagem, planejou algum sorteio,
concurso ou brinde surpresa para os seus clientes?
- Planejou um cartão especial para brinde ou
venda adicional?
- Quais as facilidades de pagamento que você
esta oferecendo?
- Sua loja (comunicação interna) e vitrines
estão decoradas com o tema do Dia das Mães?
- Você pensou em divulgar no seu web site,
e-mail, SMS, mala direta, rádio, carro de som, jornais, encartes, TV, faixas,
outdoor?
- Você já mandou fazer panfletos e distribuir
nas residências, na porta de entrada de fábricas e escolas?
- Você tem cadastro de clientes que compraram no
ano passado, para convidá-los para conhecer as novidades deste ano? Aliás, você
tem novidades este ano?
- Seus colaboradores estão bem treinados para
atuar como consultores de vendas?
- Como vai premiar seus colaboradores que
venderem mais?
O empreendedor que conseguir responder a pelo
menos metade destas perguntas, com toda certeza terá melhores resultados neste
ano do que nos anos anteriores.
Por Soeli
de Oliveira