Uma das habilidades fundamentais dos colaboradores dos mais diversos
setores da economia está no comprometimento para o desempenho e o
fortalecimento do trabalho eficaz, no alcance das metas, dos valores e dos
objetivos da empresa. O grande desafio empresarial com que se deparam os
líderes nas organizações do período contemporâneo está no atendimento e no
comprometimento de seus liderados. Em decorrência da busca por uma maior
competitividade nos negócios e de melhores índices econômicos, produtivos e
financeiros, o comprometimento é um fator que pode inferir nos resultados da
empresa.
Por exemplo, um repositor de estoque de um supermercado pode acreditar
ser mais compensador organizar uma gôndola de exposição em vez de ajudar um
cliente que está precisando de uma orientação. Em um hotel, a recepcionista
pode estar mais preocupada com o colega que faltou ao trabalho do que com o
cliente que acaba de chegar para se hospedar.
É importante destacar que a ausência de normas escritas não significa
que os colaboradores de uma empresa não possuem restrições e atitudes em seu
comportamento para fortalecer o comprometimento. Para uma empresa é tarefa
árdua conquistar e manter o comprometimento de seus colaboradores e como há no
mercado funcionários que se comprometem com o desempenho da organização,
apresento quatro desafios fundamentais para contribuir no fortalecimento do
comprometimento.
Nível de envolvimento - O termo
envolvimento com o trabalho é uma adição recente à literatura sobre o
comportamento organizacional e tem como fundamento, o grau que uma pessoa
identifica-se com o seu trabalho, participa ativamente dele e considera seu
desempenho como algo valioso. Preocupar-se com o ambiente de trabalho tanto por
questões de melhoria e segurança, demonstra na prática o nível de envolvimento
em buscar fortalecer as habilidades e as capacidades profissionais. Para
intensificar o comprometimento profissional é necessário observar o nível de
envolvimento com o trabalho, identificando-se com as atividades realizadas,
estar disposto em exercer um esforço considerável em benefício da empresa e se
preocupar com o tipo de trabalho que desenvolve.
Intensidade de esforço - Em algumas
ocasiões, a intensidade de esforço está relacionada com a vontade de fazer
acontecer. Quando um profissional demonstra ser comprometido, observa-se a
intensidade de seu esforço para identificar e encontrar soluções para os
problemas da organização, buscando a melhoria contínua no desempenho dos
índices de trabalho. A intensidade de esforço requer aprendizagem constante e
não se limita somente aos treinamentos, aos cursos e às palestras oferecidos
pela empresa, mas se estende à iniciativa do profissional em buscar
aperfeiçoamento.
Fortalecer a comunicação - A
tecnologia tornou relativamente fácil enviar e transferir certos tipos de
informação, entretanto, promover um diálogo aberto e transparente voltando à
resolução de conflitos é imprescindível para fortalecer o grau de
comprometimento de um colaborador com a sua atividade e o processo produtivo.
Observe que a transparência na comunicação através de diálogos, reuniões e
encontros, possibilitam observar e apontar correções, defeitos e melhorias do
cotidiano de trabalho de todos os integrantes da equipe, contribuindo com
melhores índices de comprometimento.
Satisfação profissional - Como
grande parte das pessoas não escolhe seus empregos aleatoriamente e tendem a
buscar posições que sejam compatíveis com seus interesses, valores e
habilidades, a satisfação é um termo que reflete no comprometimento de um
profissional em relação ao trabalho que realiza. Perceba que ter satisfação
pelo trabalho requer a convivência com companheiros, gerentes, líderes e
superiores, com a obediência de regras e políticas organizacionais. Quantas
vezes você já conversou com uma pessoa e percebeu pela maneira de falar, pelo
tom de voz, o quanto este profissional demonstrou estar satisfeito com o
desempenho do seu trabalho? Portanto, embora a satisfação com o trabalho seja
mais uma atitude do que um comportamento, os pesquisadores do comportamento
organizacional a consideram uma importante variável.
Os quatro desafios apresentados têm como objetivo desenvolver e
fortalecer o comprometimento profissional, ratificando que são vários os
fatores que estimulam a competitividade de uma empresa (modernos aparatos
tecnológicos, planejamento, inovação, parcerias), entretanto, um fator
relevante para o desempenho competitivo (comprometimento) está dividido em duas
partes: primeiro no comprometimento dos colaboradores com os clientes e os
fornecedores e a segunda parte com a missão, a visão e os valores da empresa.
Assim, o profissional estará contribuindo de maneira expressiva para um
atendimento diferenciado e para uma maior competitividade da empresa.
Por Dalmir
Sant Anna