Assim como qualquer pessoa toda empresa tem o seu
jeito de ser, crenças e valores profundamente arraigados e normas que não estão
escritas em nenhum lugar, mas que todos sabem que existem. Cultura
organizacional é isso. Esse jeito de ser, essa personalidade que foi sendo
construída no decorrer do tempo. A cultura influencia no modelo de gestão, no
estilo da liderança, no grau de comprometimento da equipe. Veja como usar a
cultura para melhorar a sua performance.
Decifre a cultura da sua empresa. Você já parou para pensar como as coisas
realmente funcionam no seu local de trabalho? Preste atenção principalmente no
estilo de liderança da alta administração. Como é a postura, grau de inovação,
disposição para mudar? Podemos ir até mais fundo e ficar atentos ao modo de se
vestir das pessoas, as instalações físicas, móveis e equipamentos, tudo isso
nos dá uma idéia clara do grau de arrojo, modernidade ou formalidade que
imperam na organização.
Adapte-se a cultura. Não gostar de alguma coisa e tentar mudar é normal, mas
não gostar de nada não é nada saudável para a sua carreira. Perceba o quanto
suas crenças e valores são compatíveis com os da empresa em que trabalha. Caso
o seu jeito de ser literalmente não combine com os da empresa o melhor a fazer
é buscar um novo rumo e não ficar sofrendo com o grau de incompatibilidade
existente.
Apresente a cultura da empresa. Sempre divulgue as realizações da empresa, as
políticas sociais e ecologicamente corretas, certificações de qualidade e
prêmios conquistados. Faça com que seu cliente e equipe percebam que fazem
parte de algo que realmente age para agregar valor à sociedade.
Estar disposto a conhecer e se adaptar a cultura da sua empresa, desde que não
vá contra suas convicções e crenças, só pode fazer bem a sua carreira. No final
das contas é sempre o jeito de ser, a personalidade de qualquer negócio que
determina o seu sucesso ou fracasso.
Por Paulo Araujo