Em um cenário competitivo e com
expressivas transformações em várias áreas profissionais, o posicionamento de
uma empresa torna-se importante instrumento, para contribuir com o sucesso
organizacional, além de gerar diferenciais sobre a concorrência e maior
aproximação com o cliente. De maneira figurativa, não é possível aceitar entrar
em um barco e permitir que a onda leve sua carreira profissional para qualquer
destino. Observe abaixo, como tornar o posicionamento um grande diferencial e
assumir o compromisso de prometer menos e fazer mais.
Encontre caminhos para conduzir seus sonhos à
realidade - Precisamos compreender, que no ambiente profissional, o
posicionamento se concretiza no ato de desenvolver a imagem da organização,
para ocupar um lugar de destaque na mente do consumidor. Toda empresa precisa
gerar diferenciais, pois é uma questão de sobrevivência. Na vida pessoal não é
nada diferente para quem deseja ser o primeiro colocado. Ser o número um, exige
treinamento, visualização constante das metas e perseverança para superar
desafios. Acredite que seu posicionamento diante de uma decisão mostra o quanto
você pode fazer a diferença. Estabeleça as metas e os rumos que deseja
realizar. Torne-os o mais visível possível para sua mente e defina os critérios
necessários para alcançar esses resultados.
Visualize você passando pela linha de chegada -
Imagine que você está participando de uma corrida. Antes do sinal da largada o
que passa em sua mente? Pensa em desculpas para justificar sua colocação?
Encontra desmotivação ao perceber o perfil dos concorrentes ou visualiza você
passando pela linha de chegada? Há alunos que, antes de receber a avaliação,
reclamam que a prova está difícil. Há vendedores que prezam em falar da
concorrência ao contrário de enaltecer a empresa que trabalham. Lembre que, se
não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que
seja o primeiro. Esse importante princípio do marketing indica que, ao contrário
de desculpas será preciso visualizar as conquistas.
Posicionamento exige uma estratégia de destaque.
Algumas empresas buscam posicionamento no preço, nas características dos
produtos, no serviço oferecido, na equipe de trabalho ou na localização. Na sua
carreira, qual a estratégia utilizada para encontrar um posicionamento de
destaque? Como você está posicionado em relação as suas metas e desafios?
Concentre seus esforços no que deseja realizar e conceda prioridade absoluta
para estimular seu potencial. Não permita que o barco da sua vida navegue à
deriva, mas conduza para que alcance a descoberta de novas e vitoriosas
oportunidades.
Por Dalmir Sant'Anna