Convenção de vendas é um grande
barato!
Convenções oferecem oportunidades de rever e
fazer amigos, aprender novos conceitos e técnicas. São momentos que nos
permitem relembrar tudo aquilo que sabemos e quase nunca fazemos, mas prometemos
que a partir dali tudo será diferente. Assistimos a inúmeras apresentações de
fornecedores, bem como sobre suas inovações e argumentos de vendas.
Participamos de palestras e treinamentos que nos reciclam e desenvolvem como
profissionais. As melhores partes de uma convenção são as apresentações das
novas campanhas de premiação com realização de sorteios e fica melhor ainda
quando ganhamos alguma coisa. Convenções de vendas são momentos mágicos,
únicos... Mas o que eu mais gosto mesmo é de estar nas populares rodinhas de
conversa em volta das mesas de coffee break, onde posso ouvir e aprender com
colegas vendedores.
E nesses anos todos, atendendo empresas em seus
eventos, colecionei algumas frases que desejo agora compartilhar com você. Eu
as chamo de Pérolas de Vendas. Frases fantásticas, algumas de uma simplicidade
e verdade tamanhas que chegam a assustar, além de serem muito divertidas.
1. "Se você não faz parte da
solução, faz parte do problema!" - Essa é normalmente dita por gerentes, ao darem aquele recadinho
de forma indireta aos que não atingem as metas. Vamos esquecer o lado ameaçador
da coisa (a famosa degola!) e pensar nesta frase pelo lado positivo. A pergunta
que você tem que se fazer todos os dias é: Em que eu estou ajudando meu cliente?
A reduzir custos, a aumentar a lucratividade, a qualidade ou produtividade? Eu
agrego valor à empresa em que trabalho? Esteja sempre do lado da
"solução".
2. "Depois que inventaram o 'tá ruim', ninguém
mais disse 'tá bom!" - Essa é
ótima! Quando você visita o cliente e pergunta como andam os negócios, a
resposta é quase sempre a mesma: "Tá fraco", "tá ruim" ou "já esteve melhor". O
impressionante é que o país está crescendo. Ano após ano as vendas aumentam e
eu nunca encontro alguém que diz: "Tá bom demais!" Não pergunte ao seu cliente
se seus negócios vão bem, pergunte se gostaria de ajuda para vender mais.
3. "Quem pede recebe, mas quem se desloca tem
preferência!" - Dizem que o
autor da frase é Gentil Cardoso, ex-técnico de vários clubes cariocas, como
Flamengo e Botafogo. Muitos acreditam que foi um dos descobridores de
Garrincha. Aqui a explicação é simples: seja pró-ativo, não espere e faça
acontecer. Inove, prospecte, crie oportunidades.
4. "Sempre fica um pouco de perfume nas mãos de
quem entrega flores!" - Essa é
linda! Chegue sempre com um belo sorriso, bem disposto, apresentável e com um
interesse genuíno em resolver os problemas do cliente. Esqueça a comissão e
pense na solução. Dinheiro sobrando é sempre conseqüência de um bom trabalho
realizado.
5. "Para vender bem tem que ter preço e produto
bom!" - Essa de tão óbvia chega
a doer. Mas este é um dos princípios da competitividade, ou seja, qualidade e
preço compatível com o que o mercado oferece. Pode também ser uma boa desculpa
para quem não atinge as metas ou um alerta quando muita gente diz isto para
você. O fato maior é que se toda empresa tivesse o melhor produto e o menor
preço, não precisava de vendedor, bastava ter um excelente call center e uma
boa mídia no mercado, que o produto se vendia sozinho. É para isso que existem
os profissionais de vendas. Para mostrar o quanto você, sua empresa e seus
produtos podem contribuir com o crescimento do seu cliente.
6. "Fé em Deus e pé na tábua!" - Quem tem fé vai mais longe, levanta com
firmeza quantas vezes for necessário e sabe que nunca está sozinho. Agradeça
sempre ao Criador pelo trabalho que você tem e pelos clientes que atende. Ao
entrar em qualquer lugar, seja para fazer uma venda, pós-venda ou até mesmo no
concorrente, peça em silêncio que Ele abençoe a casa e as pessoas que lá estão.
Deseje de coração muita saúde, paz e prosperidade ao próximo. Você vai perceber
que adquirindo este hábito, receberá sempre em dobro. Afinal, você merece nada
menos do que o melhor. É o que eu lhe desejo!
Por Paulo Araújo