Promover um indivíduo a uma posição de comando e esperar retorno de
curto prazo faz parte de uma mentalidade mais extrativista do que cultivadora.
Se as empresas compreendessem a importância dos líderes na formação de equipes
e para o alcance dos objetivos organizacionais, investiriam muito mais no
recrutamento, seleção, integração, formação e motivação deles. Não é de se
admirar que temos tantos chefes voltados para a manutenção dos seus empregos e
tão poucos líderes voltados para resultados. A sociedade evoluiu e está mais
escolada e democratizada. O capataz de ontem, que comandava a "peonada", não
serve mais. A posição de comando está mais complexa e sofisticada. Requer muito
mais do que uma motivação acima da média. Exige uma visão sistêmica orientada
para resultados.
Para compreendermos a evolução do papel do líder
na sociedade atual, vejamos algumas das suas características comportamentais e
técnicas de ontem e de hoje.
O líder de ontem era aquele que:
- Exercia poder sobre os subordinados;
- Impunha a sua vontade;
- Procurava manter os subordinados sob dependência constante;
- Colocava a empresa à frente do bem-estar dos seus membros, pois ele se
interessava apenas pelos resultados;
- Quando era necessário pressionar, dizia que a decisão fora tomada pelos
níveis superiores da organização e que outras opções não eram possíveis;
- Era omisso no desenvolvimento das tarefas;
- Desconhecia a importância de dar feedback;
- Não fornecia os recursos necessários e fazia raros comentários sobre as
atividades dos membros do grupo, à medida em que era interrogado.
O líder contemporâneo, antes de tudo, tem a habilidade para influenciar pessoas
para trabalharem entusiasticamente, visando atingir os objetivos identificados
como sendo para o bem comum. Ele exerce a sua função com criatividade,
objetividade e assertividade.
O líder de hoje é aquele que:
- Tem paixão pelo que faz;
- É focado nas pessoas;
- É efetivo na sua comunicação com o grupo;
- É movido a desafios;
- É visionário. Sabe aonde quer chegar;
- Investe no desenvolvimento dos futuros líderes;
- Gerencia com paixão, sentimento e entusiasmo;
- Sabe conquistar a confiança dos liderados;
- Recicla-se constantemente para obter novos conhecimentos e habilidades de
liderança;
- Delega responsabilidades de acordo com a competência de seus liderados;
- Tem controle sobre suas atitudes diante de problemas inesperados;
- Mostra com segurança o caminho que sua equipe precisa seguir;
- Cria uma atmosfera de criatividade e produtividade;
- Busca sempre novas ferramentas para que o trabalho de sua equipe possa ser
mais produtivo.
As características comportamentais para a liderança de grupos são habilidades
que precisam ser aprendidas e praticadas para tornar-se o líder que toda
empresa e equipe gostariam de ter.
Por Soeli de Oliveira